Coelho pode comer brócolis? Descubra se o alimento é permitido!
Publicado em 31 de julho de 2022Tempo de leitura: 4min
O coelho é um mamífero considerado muito fofo e ideal para pessoas que moram em apartamentos. Isso porque ele praticamente não faz barulho nem ocupa muito espaço da casa. No entanto, nem sempre o tutor tem todo o conhecimento sobre esse bichinho. Você já parou para pensar se coelho pode comer brócolis?
Assim como os outros pets, os coelhos também precisam de cuidados e bastante atenção. A alimentação do dentuço é um dos pontos de maior dúvida na hora de decidir ter esse pet em casa. Continue lendo este artigo e descubra curiosidades sobre comidas de coelho!
Brócolis pode?
O coelho deve manter uma dieta à base de alimentos volumosos como pilar principal, como capins e fenos. Essas comidinhas suprem quase todas as necessidades alimentares do dentuço.
Porém, isso não anula que o pet tenha a possibilidade de comer outros alimentos naturais, como o brócolis, por exemplo. Inclusive, além de autorizarem a verdura, muitos veterinários indicam-na como complemento da alimentação. O pet também pode ingerir couve-flor, repolho e rabanete.
Como preparar o alimento
Agora que você já sabe que coelho pode comer brócolis, vamos fazer um teste. Quando você ouve o nome dessa verdura, o que vem na sua mente? Muita gente pensa nela passada na manteiga.
Pode até ser que o brócolis tenha esse sabor maravilhoso quando feito dessa forma, mas vale ressaltar que o fato de que o coelho pode comer brócolis não quer dizer que isso aconteça do jeito humano.
Os médicos-veterinários recomendam que o brócolis para coelho seja servido da seguinte forma: lave o vegetal e ofereça-o in natura ao pet. Nada de incrementar com molhos ou outros ingredientes utilizados pelos humanos, de forma mais comum.
Na verdade, os coelhos devem ficar bem longe de temperos, como alho e sal. Outra importante observação é ficar atento ao tempo em que o alimento está exposto ao bichinho.
O ideal é que, entre a oferta e a ingestão, demore cerca de 60 minutos. Se passar disso, já é necessário acionar o botão de alerta! Afinal, você não quer que o seu pet fique doente, não é mesmo?
A alimentação dos coelhos
Agora que você já sabe que o brócolis está liberado, fique atento ao que o coelho come. Seu amigão vai adorar esses cuidados com a alimentação dele:
- ração: é um alimento complementar. Não deve ser a base da alimentação, mas pode ser oferecida duas vezes ao dia, correspondendo a 15% da dieta. Duas colheres de sopa são suficientes em cada período;
- legumes: além de fazer o coelho extremamente feliz, essa opção contribui para a saúde por meio de uma alimentação saudável. Não é necessário cozinhá-los. O coelhinho precisa deles durinhos para desgastar os dentes da frente, que crescem a vida toda;
- frutas: atenção! As frutas possuem carboidratos, que podem trazer prejuízos à saúde do seu pet se forem oferecidas sempre e/ou em excesso. O ideal é oferecer no máximo duas vezes na semana e em pouco volume;
- verduras: correspondem a 20% da dieta, sendo utilizadas principalmente as folhas. Não ofereça alface, pois pode causar diarreia de difícil controle. Evite dar muita couve, pois ela apresenta muito cálcio e pode causar problemas urinários. Sobre as demais, descubra qual é a predileta do seu bichinho;
- capim ou feno: são a base da alimentação do coelho. Podem corresponder a mais de 60% da dieta e devem ficar à disposição do pet durante todo o tempo. Só tome cuidado quanto à qualidade.
Surpreendeu-se com o fato de que coelho pode comer brócolis? Então, acompanhe mais notícias no blog da Petz e fique por dentro de todas as informações sobre o mundo animal!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário