Espécies

Primeiro aquário: veja o que considerar!

Publicado em 26 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Está pensando em ter um animal de estimação? Então, que tal um peixinho? Além de não ocupar espaço, esse bichinho é carismático e muito independente, mas não se deixe enganar: ter um primeiro aquário requer alguns cuidados.

Dois peixes nadando no aquário.

Afinal, assim como outros animais de estimação, os peixes de água doce também precisam de uma atenção extra, seja na hora de escolher o melhor aquário, seja na hora de escolher o filtro ideal. Às vezes, com tantas opções, isso não é tão fácil, não é mesmo?

Se você está passando por dúvidas na escolha do seu primeiro aquário, não deixe de ler este conteúdo! Aqui, estão algumas dicas essenciais para a hora de aprender como cuidar de aquário ou encontrar o peixinho ideal para te acompanhar no dia a dia. Dê uma conferida.

Quais peixes são indicados para o primeiro aquário?

Existem várias espécies de peixes para escolher, mas você sabe quais são as mais indicadas para o primeiro aquário? Afinal, há alguns tipos que só podem ser mantidos por quem tem experiência suficiente na área da piscicultura.

Se você quer um peixinho como o seu melhor amigo do reino animal, continue lendo o conteúdo a seguir. Abaixo, fizemos uma lista com os melhores peixes para aquário para quem é iniciante na “arte” de criar desses animais.

Betta

O Betta é uma das espécies mais populares para primeiro aquário. Além de não ser muito exigente, já que come pouca ração, não precisa de filtros para aquários e muito menos de um aquário gigante, ele é facilmente encontrado em várias lojas especializadas.

A longa cauda e as cores vibrantes do Betta macho são lindas e chamam a atenção de qualquer apaixonado por animais. Isso também acontece com a fêmea, com exceção da cauda, que é menor.

Inclusive, sabia que você nem precisa se preocupar em arranjar uma companheira para o Betta? Isso porque ele prefere a solidão. Não é à toa que recebe a fama de “brigão”.

Mato Grosso

Outra alternativa de peixinho para ter em casa é o Mato Grosso. Com um temperamento bem calmo, essa espécie pode ser criada com outros peixes sem problemas, ao contrário do companheiro que mencionamos acima.

A coloração vibrante vermelha é um toque todo especial. Você o verá de longe no aquário, nadando de um lado para outro. Ele gosta de viver com, pelo menos, mais cinco companheiros, por isso, é importante investir em um aquário grande.

Tetras

Os Tetras são peixinhos pequenininhos para você ter em seu primeiro aquário. Assim como o Mato Grosso, essa é uma espécie de cardumes, ou seja, vive sempre em companhia. Porém, fique atento! Às vezes, eles são bem territorialistas, por isso é preciso acompanhar a adaptação de perto.

Inclusive, o ideal é que os peixes sejam do mesmo tamanho ou um pouquinho maiores para evitar que haja qualquer tipo de conflito.

Peixe com escamas vermelhas no aquário.

Arco-Íris

Além de serem bem coloridos, os peixes Arco-Íris são pacíficos, rápidos e resistentes. Isso quer dizer que eles gostam de viver em companhia, principalmente das seguintes espécies: Borboletas, Labeos, Tubarão Pictus e Dânios.

Se você tiver interesse em criar esses pequenos peixes, temos uma boa notícia: tudo o que irá precisar é de alguns peixinhos para fazer companhia e um lugar bem iluminado. Eles não precisam de muito para serem felizes!

Corydoras

Também chamados de peixes-gatos da América do Sul, estes pequeninos não passam de 6 cm, por isso você não precisará se preocupar com grandes aquários para acomodá-los. Assim como as outras espécies que comentamos anteriormente, os Corydoras também gostam de viver em cardumes.

O que mais é preciso considerar?

Agora que você já conhece as espécies de peixes mais recomendadas para quem nunca teve um animalzinho de estimação, o próximo passo é saber como cuidar de peixe de aquário.

Além de ficar atento à alimentação, que deve ser diária, é necessário ter um cuidado extra quanto à limpeza do aquário. Isso porque, se ele estiver muito sujo, o peixinho não consegue oxigênio necessário para respirar.

Para te ajudar a manter o seu animalzinho saudável e feliz, a seguir, separamos mais dois pontos importantes que você precisa se atentar no cuidado do seu primeiro aquário.

Local ideal

Uma vez que você decidir o peixinho ideal, é hora de escolher o lugar em que irá colocar o aquário. O local precisa ser bem iluminado e fora do caminho onde as pessoas passam. Afinal, você não quer que ninguém esbarre sem querer, não é mesmo?

Aquário

Outro ponto muito importante é a escolha do aquário ideal. Existem diversos tipos: redondos, ovais, retangulares, quadrados, entre outros. Além de levar em conta o espaço que você tem em casa, considere a quantidade de peixes que irá criar para ter espaço suficiente.

Aquário grande com laterais altas.

Pronto para o seu primeiro aquário? Para receber o seu amiguinho do reino animal, conte com a gente! Acesse o site da Petz e veja o nosso catálogo completo de produtos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog