Confira dicas de como plantar pimentão de forma correta
Publicado em 19 de julho de 2022Tempo de leitura: 4min
O pimentão (Capsicum annuum) é uma hortaliça muito apreciada no Brasil. De cores variadas, ajuda a dar um colorido especial e sabor inigualável a diversos pratos. Se for produzida em casa, a planta dá frutos em muito pouco tempo. Então, aprenda como plantar pimentão!
Apesar de ter três cores, a fruta é a mesma. O que muda são os estágios de maturação. Como o próprio nome diz, o pimentão verde é o fruto ainda verde. O pimentão vermelho é a fruta já amadurecida, enquanto o amarelo ainda está em maturação.
Diferença entre os três pimentões
O pimentão verde é o mais azedo de todos e o que mais causa azia nas pessoas com essa tendência. Por outro lado, é a variedade rica em vitamina E e com menos calorias, por isso pode ser usada em dietas de emagrecimento.
O pimentão amarelo possui muita vitamina C na composição. Entre os três frutos, é o que possui o sabor mais adocicado. Para obter o pimentão amarelo, basta deixar o verde mais um pouco no pé.
Já o pimentão vermelho dá menos azia nas pessoas. É rico em vitamina A e C e ajuda na saúde dos olhos. Há quem diga que até passou a enxergar melhor depois que começou a comer o fruto!
O pé de pimentão produz frutos quantas vezes ao ano?
O pé de pimentão tem pouco tempo de vida, por isso a plantação de pimentão tem mais de um pé. Eles costumam produzir frutos nos meses de outono. Se forem bem cuidados, entre 120 e 130 dias após o plantio das sementes, estarão prontos para a colheita, que dura entre 90 e 120 dias.
Qual é a melhor época do ano para plantar pimentão?
Você deve plantar pimentão preferencialmente no segundo semestre do ano, entre os meses de agosto e setembro. No entanto, se morar em um local com temperatura ambiente entre 21 e 27º C durante o ano, pode plantá-lo em qualquer época.
Onde o clima é temperado, o cultivo de pimentão ocorre quando há menos chances de geadas ou em estufas. Em localidades frias ou com altitude maior que 800 metros, deve-se fazer a semeadura do pimentão entre os meses de janeiro e fevereiro.
Sol
O pimentão é oriundo do México, um local sabidamente muito quente. Sendo assim, a planta adora o sol. O ideal é deixar o pé de pimentão exposto por 6 a 8 horas por dia.
Regas e adubos
A planta deve receber água diariamente, mas sem encharcá-la. Não se esqueça de aguá-la principalmente na época da floração. A adubação deve ser feita com terra e compostos orgânicos na proporção de 1:1, no momento do plantio e cerca de 30 a 35 dias depois.
Os compostos orgânicos mais utilizados são: húmus de minhoca, esterco de galinha ou de boi e farinha de ossos. Também é possível utilizar o adubo químico com nitrogênio, fósforo e potássio, mais conhecido como NPK.
Plantio
É possível plantar pimentão em vaso, garrafa PET ou diretamente no chão. As embalagens precisam ser fundas, pois as raízes da planta são pivotantes e de cerca de 50 cm.
Sementes
Finalmente, como plantar pimentão? A semente do pimentão pode ser retirada da própria hortaliça comprada no mercado ou na feira. Coloque as sementes em um copo com água e deixe-as descansando por 10 minutos. As que ficarem no fundo são viáveis e vão germinar.
Os copos de plástico descartável podem ser usados como sementeiras. Fure o fundo para a drenagem da água de rega. Coloque a mistura de terra com adubo e de duas a três sementes em cada copo, com 0,5 cm de profundidade.
Se fizer o plantio direto no chão, evite solos salinos, pois o pimentão não tolera o sal. Caso abuse do adubo químico, pode ocorrer aumento do sal na terra, por isso, tenha cuidado e use corretamente a recomendação do fabricante. Plante como no copo, com espaçamento de 40 a 60 cm.
Germinação
Após o plantio das sementes a planta demora até 3 semanas para começar a aparecer na terra. Quando a sementeira é usada, o transplante para o local definitivo deve ser feito quando o pezinho atingir 10 cm de altura.
Mantenha as ervas daninhas longe das plantinhas, principalmente nos primeiros 60 dias de vida, pois elas competem com os pés de pimentão pelos nutrientes da terra e arruínam todo o trabalho de como plantar pimentão.
Crescimento do pé de pimentão
Os ramos e as folhas que estiverem abaixo da primeira bifurcação do caule devem ser retirados para o crescimento da planta ser mais forte e direcionado para o alto em vez dos lados.
Como os pimentões ficam muito pesados para a planta, eles tombam e têm contato com o solo, cuja umidade pode estragar os frutos. Para evitar isso, coloque estacas de madeira ou bambu e amarre a planta.
Com essas superdicas de como plantar pimentão, você vai receber muitos elogios pela beleza das plantas e pelo sabor dos pratos que fará. Não se esqueça: nas lojas da Petz, você encontra adubo, terra e compostos orgânicos para deixar sua horta sempre saudável!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário