Seu gato pode comer calabresa? Veja se o alimento pode ser oferecido ao seu bichano
Publicado em 30 de junho de 2022Tempo de leitura: 4min
Imagine a cena: durante aquele churrasco com a galera, em casa, seu gato aproveita a distração geral e abocanha um pedaço apetitoso de linguiça calabresa. Quando você vê, já é tarde demais. Aí fica a dúvida: gato pode comer calabresa?
Acompanhe o artigo abaixo, em que vamos esclarecer se gato pode ou não comer linguiça calabresa, alimento tão comum na casa das pessoas, principalmente em dia de churrasco.
Afinal, gato pode ou não comer linguiça calabresa?
Antes de respondermos se gato pode comer calabresa, vamos falar um pouco sobre a linguiça calabresa, que nada mais é do que uma linguiça temperada com pimenta calabresa. Apesar de não ser considerada um alimento tóxico, ela é feita para os humanos, não para os animais de estimação.
Ainda assim, até as pessoas devem ingeri-la com moderação. Com isso dito, vamos a resposta da pergunta: não! Linguiça calabresa não deve fazer parte da alimentação do gato.
Linguiça faz mal para o gato?
A linguiça é um embutido com alta concentração de sódio e conservantes. Só por aí, já dá para ter uma breve noção de que não é uma boa comida para gato ou qualquer outro animal de estimação.
Isso sem contar que a linguiça tem um alto teor calórico, o que contribui para o sobrepeso se ela for ingerida em exagero e com certa frequência. A gordura da linguiça ainda pode causar desconforto, vômito e diarreia no bichano, já que ele não está acostumado a esse tipo de alimento.
E a pimenta?
O adicional da pimenta calabresa traz ainda mais ressalvas. Ela não faz nada bem para o seu gato e pode causar alguns sintomas bem desagradáveis nele, tais como:
- vômito;
- gases;
- dores estomacais;
- diarreia.
Além disso, a ardência característica da pimenta (causada pela capsaicina, elemento ativo de muitos tipos) causa irritabilidade. Se muitas pessoas já são sensíveis e evitam comer pimenta, imagina seu gato?
Seu gato comeu linguiça calabresa?
Após a ingestão, tente manter a calma e ficar atento a como o seu bichano reagirá nas próximas horas. Observe se há alguma alteração no comportamento habitual. Também é importante mantê-lo muito bem hidratado. Ofereça água para ele sempre que puder e verifique se ele tem acesso fácil ao líquido, caso sinta sede.
Talvez, não aconteça nada, mas se o seu gato apresentar algum dos sintomas descritos acima, leve-o ao veterinário e relate o que aconteceu. Acompanhado por um médico, com a orientação correta e medicação, se for necessário, seu gato vai melhorar rapidinho, pode apostar nisso.
Em vez da linguiça, o que é possível dar ao gato?
Agora que você já sabe se gato pode comer calabresa, se quiser oferecer algo diferente a ele, é importante informar-se sobre o que o gato pode comer. Nem tudo o que os humanos consomem deve ser oferecido ao felino. Isso porque o organismo deles é diferente, assim como o processo digestivo.
Portanto, opte sempre pela boa e velha ração, que atende a todas as necessidades nutricionais do seu bichano e, certamente, não faz mal para ele. Para variar um pouco, procure por petiscos ou rações úmidas, vendidas em forma de sachê com diferentes sabores.
Qualquer outro alimento, como a carne do churrasco, por exemplo, mesmo sem tempero, pode levar o gato a ter diarreia e vômito. Por isso, evite e peça para os visitantes não oferecerem nada também.
Com tudo isso dito, agora, você já sabe os motivos pelos quais não é indicado dar o quitute de carne de porco para gato. Conhecimento é sempre muito importante e contribui de forma positiva para a saúde e o bem-estar do seu amigão.
Gostou de descobrir se gato pode comer calabresa? Para saber mais sobre alimentação adequada e saúde do felino, continue acompanhando o blog da Petz. Temos vários artigos interessantes sobre esse tema e muitos outros!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário