Calopsita pode comer couve ou esse é um alimento proibido? Descubra aqui!
Publicado em 08 de junho de 2022Tempo de leitura: 5min
É inegável que a couve é um clássico da culinária brasileira. Encontrada em uma série de pratos típicos do país, como a feijoada e o bambá de couve, a verdura é versátil e, claro, deliciosa. Mas será que o mesmo vale para a dieta das nossas amiguinhas de penas? É hora de descobrir se calopsita pode comer couve!
Essa dúvida pode pegar muitos tutores de surpresa, visto que é muito comum variar os alimentos para calopsita utilizando frutas. Mesmo que, de fato, essa seja a opção mais comum, não é a única alternativa possível. Saiba mais sobre os petiscos das suas penudas a seguir!
Couve é um alimento liberado?
Essa pode parecer uma escolha um pouco pitoresca, especialmente para os tutores que não estão acostumados com o paladar variado das aves. No entanto, sim: calopsita pode comer couve e adora. Com certeza a verdura está entre os petiscos favoritos da ave.
Assim como as frutas apetecem as penudas, verduras, legumes e outros alimentos naturais cumprem o mesmo papel. Por isso, como uma alternativa para a alimentação auxiliar da sua ave, a couve é uma ótima escolha.
Isso porque assim como nós, humanos, as calopsitas absorvem vários nutrientes que a verdura oferece. Alguns dos nutrientes e benefícios da couve são:
- vitamina C: fortalece o sistema imunológico;
- fibras: ajuda com a saúde intestinal;
- potássio: auxilia o sistema cardiovascular;
- cálcio: fortalece os ossos.
Por isso, essa é uma verdura que a calopsita pode comer e que ainda vai oferecer vários benefícios à saúde dela! Além disso, nossas amiguinhas de topete adoram petiscos naturais, então, a couve vai deixá-las ainda mais felizes!
Como preparar a couve
Apesar de a couve ser uma ótima comida para calopsita, é muito importante que tenhamos alguns cuidados ao oferecê-la para as pets. Isso porque mesmo que a verdura seja um alimento natural, ainda existem alguns riscos que podem afetar a saúde das aves.
Agrotóxicos
O primeiro ponto de atenção é referente aos possíveis agrotóxicos que podem estar na couve. Por isso, se você for comprar a verdura, prefira escolher uma fonte segura ou, se você não conhece a procedência dele, procure o selo de alimento orgânico.
Assim, você se assegura de que estará oferecendo uma comidinha sem agrotóxicos ou substâncias químicas nocivas para a sua amiguinha. Outra opção é plantar a sua própria couve em casa, que é uma planta simples de cultivar e não exige muito espaço.
Higienização
Mesmo que você compre um alimento orgânico ou cultive-o de maneira orgânica em casa, ainda existe a possibilidade de alguns elementos nocivos estarem presentes na couve. É o caso, por exemplo, de alguns insetos que podem se alimentar da planta e até mesmo deixar ovos e larvas presentes nela.
Por isso, sempre higienize muito bem a verdura antes de oferecê-la à sua ave. Deixe as folhas de molho na água e, depois de algumas horas, lave-as sob água corrente para se livrar de qualquer elemento que esteja grudado à planta.
Rotina alimentar
Calopsita pode comer couve, mas é fundamental lembrar que a verdura deve servir como petisco na alimentação da ave. Por isso, ofereça-a esporadicamente, no máximo três vezes por semana, intercalando com outros petiscos liberados para a pet.
Se você tiver alguma dúvida sobre como alimentar a sua ave corretamente, procure um médico-veterinário! O especialista irá te ajudar a desenhar uma rotina alimentar completa e balanceada para a sua amiguinha ficar feliz e saudável por bastante tempo.
Costume
Se a sua calopsita não está acostumada a comer couve, ela pode ficar um pouco acanhada quando você oferecer o alimento pela primeira vez. Não se preocupe, esse é um comportamento comum da espécie, que é desconfiada por natureza.
Por isso, tente variar na hora de oferecer as folhas para a sua amiguinha e, se necessário, ofereça-as junto a alimentos que a ave já conhece. Assim, será muito mais fácil que ela aceite a nova comidinha. Se não funcionar, não tente forçá-la e escolha outros petiscos saudáveis como substitutos.
A alimentação de calopsitas
Mesmo que os petiscos sejam parte fundamental da alimentação da espécie, lembre-se de que a ração para calopsita deve ser a base da dieta dela. Por isso, deixe a comidinha disponível para as aves e, de duas a três vezes por semana, complemente-a com alguns petiscos naturais. Algumas opções são:
- verduras: couve-flor, espinafre e brócolis;
- frutas: manga, melão e banana;
- legumes: cenoura, abobrinha e pepino.
Além disso, você também pode optar por alguns petiscos prontos, disponíveis em lojas como a Petz. Cuidado para não exagerar e, se perceber qualquer comportamento estranho da sua amiguinha ou tiver dúvidas em relação à alimentação dela, consulte um profissional.
Se você gostou de descobrir que calopsita pode comer couve, aproveite para conhecer ainda mais sobre a dieta das pequeninas aqui, no blog da Petz! Temos diversos conteúdos disponíveis para você aprender os melhores cuidados com as suas melhores amigas de penas!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário