Quantos dentes tem um gato: será que ele tem a mesma quantidade que nós?
Publicado em 30 de maio de 2022Tempo de leitura: 5min
Cuidar da saúde bucal do nosso amigo de quatro patas é uma tarefa superimportante no dia a dia. Para fazer isso da melhor forma, você precisa saber quantos dentes tem um gato em cada fase da vida.
Assim, você pode saber se está tudo bem com seu gatinho quando levá-lo ao veterinário. Então, aproveite o conteúdo que o blog da Petz preparou e descubra tudo sobre dente de gato!
Quantos dentes o gato tem?
Sem enrolação, vamos direto ao ponto sobre a pergunta quantos dentes tem um gato: bichanos filhotes possuem 26 dentinhos, e os adultos, 30 dentes. Cada um deles tem uma função específica na boca do felino. Parece muito com a nossa dentição, não é mesmo?
É preciso cuidar muito bem dos dentinhos dos gatos porque é com eles que ele pode se alimentar perfeitamente. Inclusive, há um período em que os gatos perdem os dentes, mas você não precisa se assustar, porque é absolutamente normal. E é isso que vamos explicar agora!
Troca de dentes
Assim como nós, humanos, o gato troca de dente durante uma fase da vida. Quando nascem, eles são completamente banguelas e os dentinhos vão crescendo aos poucos. Leva cerca de duas a seis semanas para ele chegar ao número de 26 dentes na boca.
O felino permanecerá com essa dentição até os três meses de vida, que é quando começa a troca e o dente de gato cai. Até o nono mês do felino, todos os dentinhos terão sido trocados, chegando aos 30. Então, se vir um pedacinho branco caindo da boca do seu bichano, não se assuste, pois é totalmente normal.
Mas atenção: nem sempre os felinos vão expelir os dentinhos. Às vezes, eles podem engolir e você só vai saber quando ele eliminar nas fezes. Fique atento a quantos dentes tem um gato na fase da vida em que ele está!
Pode causar sintomas?
Quando os bebês estão trocando os dentes, eles costumam ficar um pouco enjoados, será que os gatos também? A resposta é sim. Durante essa fase, os felinos evitam comer, ficam irritados, com a gengiva dolorida e não conseguem mastigar. Mas, não se preocupe! Esse é um sintoma raro.
O ideal é conversar com o veterinário para encontrar alguma solução que alivie esse desconforto. Evite brincar forçado os dentes do gato e ofereça alimentos mais fáceis de serem mastigados. A hidratação será fundamental nessa fase.
Gato pode ter uma dentição torta?
Sim, mas, infelizmente, não há tratamento ortodôntico para os gatos, como um aparelho dentário, né? Isso pode se tornar um problema sério dependendo de quantos dentes tem um gato no momento que você percebe que estão tortos.
O melhor é acompanhar de perto o nascimento dos dentinhos e conversar com o veterinário periodicamente. O profissional poderá indicar a melhor forma de escová-los para não acumular sujeira.
Nome dos dentes
Cada dentinho tem uma função na boca do peludo, e eles têm nomes correspondentes que você vai conhecer agora!
- incisivos: os primeiros que nascem e ficam na frente. São pequenos, sendo seis em cima e seis embaixo;
- caninos: os segundos a nascerem se parecem muito com os nossos caninos, pois também são pontiagudos. Eles têm dois em cima e dois embaixo;
- pré-molares: em seguida aos caninos, nascem os pré-molares. Sua função é mastigar bem os alimentos, sendo seis em cima e quatro embaixo;
- molares: por fim, nascem os molares que ficam lá no fundo da boca. Também servem para mastigar os alimentos, com dois na parte superior e dois na parte inferior.
Viu como são parecidos com a nossa dentição até mesmo na ordem de nascimento dos dentinhos?
Cuidados com os dentes dos gatos
Sabendo quantos dentes um gato tem ficou mais fácil cuidar deles, não é mesmo? O peludinho precisa manter uma higiene bucal impecável e diária para evitar vários tipos de doenças, como tártaro e gengivite.
O ideal é prepará-lo desde filhote, escovando os dentinhos aos poucos. Assim, ele ficará acostumado com esse hábito não causando problemas durante a escovação. Prepare equipamentos específicos para os gatos e autorizados pelo veterinário, as escovas certas podem fazer a diferença para ele!
Seja delicado e não tente forçar o felino, pois ele pode ficar irritado e assustado. Até porque a escovação envolve água, e ele não vai querer tomar um banho fora de hora. Converse com o veterinário para encontrar a frequência ideal de escovação. Com o tempo, as consultas ao dentista podem aumentar, principalmente na fase idosa.
Além disso, a alimentação correta faz diferença na higiene bucal do seu amigo de quatro patas. Isso porque, ao comer a ração macia e confortável para seus dentinhos, não haverá o risco de danificá-los.
Não esqueça de que as consultas regulares com o veterinário também são fundamentais para outras áreas da vida do felino. A dieta, as vacinas e os exames periódicos devem estar em dia para um bem-estar completo!
Agora que você já sabe quantos dentes tem um gato, poderá escolher os melhores produtos para seu amigão na Petz. Nosso e-commerce tem tudo o que seu bichano precisa com qualidade e preço excelente! Acompanhe também o nosso blog, que tem mais dicas como esta, para o bem-estar do seu peludo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário