Bem-Estar

Gato cruzando com o cobertor: por que isso acontece?

Publicado em 15 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

O comportamento dos felinos pode chamar a atenção em algumas atitudes que eles têm. Um gato cruzando com o cobertor, por exemplo, pode parecer bem estranho. Porém, isso pode ter uma explicação!

gato deitado em cima de um cobertor

É isso que você vai entender aqui, no conteúdo do blog da Petz. O gato no cio é um pouco complexo, mas com as informações certas, você vai entendê-lo direitinho. Afinal, é importante conhecer tudo a respeito do seu bichinho de estimação para saber o que fazer. Confira!

Gato tem cio?

Antes de tudo, vamos deixar essa informação bastante clara. Gato não entra no cio, ou seja, isso é uma exclusividade das gatas. Para os machos, funciona um pouco diferente, já que as fêmeas precisam de um período específico para acasalar. 

Quando os machos atingem a maturidade sexual, estão dispostos a namorar em qualquer período da vida. Para as fêmeas, é necessário aguardar o período fértil, que é quando elas atraem os gatinhos para perto de si. Sabemos que, para isso, elas costumam miar bem alto e ficam mais carentes. 

Quando meu gato atinge a maturidade sexual?

Essa é uma pergunta importante, afinal, pode ser a hora de procurar a castração e evitar que seu gatinho faça muitos filhos por aí. Para os machos, essa fase chega quando se tornam adultos. Para as fêmeas, elas começam a ter o período fértil a partir do 6º mês de vida, porém, ainda não estão maduras sexualmente. 

A maturidade sexual para elas chega com a mesma idade dos machos: a partir do primeiro ano de vida. Isso quer dizer que os felinos estão completamente prontos para a reprodução a partir dos 12 meses. O ideal é esperar esta idade, caso queira que eles tenham filhotes. 

Se a fêmea entra no cio e começa a apresentar os miados característicos, os gatos próximos ficarão mais agitados. Este é o sinal mais claro de que, em breve, a gatinha vai cruzar e, talvez, ter filhotes. 

E o gato cruzando com o cobertor?

Como você viu, os machos não têm período de cio, então, por que o meu gato está cruzando com o cobertor? Calma, vamos te ajudar a entender. A resposta para essa pergunta está justamente no fato de os felinos ficarem mais empolgados e animados quando há uma gatinha por perto.

Nem sempre eles vão poder cruzar de fato com elas ou no momento que queiram. Então, ele precisa descontar a sua ansiedade em algum lugar, sobrando para o coitado do cobertor. 

Você pode se perguntar: “Meu gato quer cruzar comigo, assim como os cachorros fazem nas pernas dos tutores?”. Será difícil os felinos chegarem a esse ponto porque eles são mais reservados, por isso, buscam o cobertor, que é mais “inofensivo”.

dois gatos dormindo em um sofá

E os gatos castrados, cruzam com o cobertor?

É válido explicar que os machos, mesmo castrados, vão cruzar quando os níveis de testosterona em seu corpinho estiverem altos. Por outro lado, as fêmeas, quando castradas, não entram no período fertil, então, vão rejeitar os gatinhos.

Como eles não têm período específico para a reprodução, você ainda poderá ver o gato castrado tentando cruzar. Isso é muito natural, pois ele age por seus instintos e hormônios, mas não poderá ter mais filhotinhos. 

Então, não se assuste, o gato castrado cruzando com o cobertor pode acontecer, assim como os não castrados também podem tentar. 

Então, por que castrar o pet?

A castração não serve somente para impedir o pet de cruzar. Ela tem outros benefícios, como:

  • mantém o gatinho mais em casa, evitando fugas para procurar as gatinhas;
  • ajuda a reduzir as chances de doenças aparecerem, como câncer de próstata e testículos nos machos e mamas nas fêmeas;
  • o pet fica mais calmo, pois não terá o período do cio ou de procurar as gatinhas;
  • evita doenças graves no útero das fêmeas.

Esses são só alguns dos benefícios da castração. O procedimento deve ser feito por um especialista, e é preciso mudar algumas coisas na rotina do pet após o procedimento. 

Um exemplo é a rotina de exercícios, pois os peludos podem ganhar peso com mais facilidade. Então, para evitar o sobrepeso, o bichinho precisa se exercitar, brincar e gastar energia diariamente. Lembre-se: o gato castrado tenta cruzar em algumas situações.

Como evitar que o gato cruze com o cobertor?

Viu o gato cruzando com o cobertor e quer evitar essa prática? É possível tentar impedi-lo com a ajuda de brinquedos para o seu felino. Isso porque ele precisa ficar mais calmo, menos ansioso e desestressado. Nada melhor do que gastar as energias brincando, não é mesmo?

Procure alternativas que ajudem o seu bichano a ficar mais calminho no dia a dia. Assim, ele evita os picos de testosterona, de ansiedade e todos esses sentimentos que o deixam bastante agitado. Caso ache necessário, converse com o veterinário para procurar alguma saída para a situação. 

gato sem pelos enrolado em uma coberta

Para encontrar os melhores brinquedos para gato cruzando com o cobertor, visite o e-commerce da Petz. Você pode garantir itens para agradar o seu bichinho de estimação com muita praticidade e preço que cabe no seu bolso. Aproveite para acompanhar nosso blog e curtir nossos conteúdos exclusivos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog