Entenda o que é semente e todos os seus tipos
Publicado em 01 de maio de 2022Tempo de leitura: 4min
Você já se perguntou o que é semente? Esse é um questionamento muito comum entre os apaixonados por plantas que querem cuidar de algumas dentro de casa. Afinal, a semente é muito importante para o plantio das espécies, sendo o ponto inicial para seu crescimento.
As sementes são um tópico muito interessante para quem ama plantinhas, por isso, fizemos um conteúdo exclusivo sobre elas. Aqui, você vai entender qual é a sua definição, os tipos existentes e sua importância no processo de plantio. Pronto para conhecer mais?
Semente: a fase inicial das plantas
Para entender o que é semente, precisamos lembrar que ela é o elo entre o plantio e a humanidade. Por isso, pode ser considerada bem antiga, remetendo até aos tempos pré-históricos. Sendo muitas vezes geradora de alimentos, ela se tornou essencial para a evolução dos seres humanos.
Então o que é semente? Ela nada mais é do que o resultado de um processo de fecundação entre os gametas femininos e masculinos. Dentre dela está o genoma, o material genético que posteriormente vai dar origem à plantinha adulta. Por isso, é considerada o estágio inicial das espécies.
Estrutura da semente
Sua estrutura é basicamente composta por três partes. O embrião é o ponto inicial da planta. Ele é protegido pelo tegumento, uma camada rígida, e pelo endosperma, que serve como fonte de energia para a germinação. A partir da semente, é possível determinar todas as características genéticas da espécie.
Funções da semente
Além de servir como proteção para o embrião, elas têm uma função de dispersão atrelada às características de cada espécie. Essa capacidade ajuda a evitar a competição entre as plantas, já que não se tornam fixas nem crescem próximas à mãe. Isso pode ser feito por meio de animais, vento, abertura natural ou gravidade.
É claro que não poderíamos deixar de mencionar a sua função ligada à nossa rotina: as sementes podem servir de alimento para nós. Esse consumo pode ser feito de maneira direta ou de ingrediente para algum preparo, como é o caso da semente de chia, comumente usada em sucos.
Quais são os tipos de sementes?
Pronto para conhecer quais são os tipos de sementes? É preciso entender que existem diversas classificações para elas. Separamos algumas das principais para que você possa entender melhor o início da sua plantinha.
Estrutura
Ao analisar sua estrutura, já podemos distinguir duas classificações: monocotiledôneas e dicotiledôneas. Essa divisão tem relação direta com a cotilédone, que são as primeiras folhas que crescem dos embriões. Entendendo o que é essa parte da planta, já dá para perceber que as primeiras possuem uma folha, e as segundas, duas.
Tipo de reserva
Sabendo o que é semente, você já entende que ela possui uma reserva de energia para o embrião. Por isso, existe uma classificação relacionada à natureza bioquímica desse composto:
- amiláceas: contam com amido como principal forma de reserva;
- aleuro-amiláceas: tem amido e uma grande quantidade de proteína;
- oleaginosas: têm lipídeos na sua reserva;
- aleuro-oleaginosas: combinam lipídeos e proteínas como reserva;
- córneas: possuem celulose e hemicelulose como principais elementos da sua reserva.
Armazenamento
O armazenamento das sementes é outra classificação. Nesse caso, verifica-se se ela pode ou não ser guardada depois de ser dessecada. As ortodoxas podem ser armazenadas após a secagem, enquanto as recalcitrantes não, já que poderão sofrer danos que tornam sua estrutura inviável.
Benefícios à saúde
É claro que não poderíamos deixar de fora a classificação pelos benefícios de cada uma delas. Isso porque é comum utilizarmos esse elemento como um ingrediente para receitas. As sementes de linhaça, por exemplo, ajudam a controlar o nível de açúcar do sangue e diminuir o colesterol.
Já as sementes de chia podem ajudar a reduzir os risco de doenças cardiovasculares e controlar a diabetes. Seja qual for o tipo que queira consumir, é sempre importante consultar um médico para que ele possa indicar as quantidades e a espécie indicada para cada caso.
Cuidados no plantio
Assim como os benefícios à saúde, essa classificação é bem particular de cada espécie e tem profunda ligação com o processo de germinação. Se for plantar sementes de suculenta, por exemplo, você precisa saber que elas exigem pouca água e muito sol, além de areia de construção ou terra adubada como substrato.
Pronto! Agora você já sabe o que é semente e pode começar a plantar algumas em casa. Aqui, no pet-shop online da Petz, temos tudo o que você precisa para cuidar delas. Se preferir, visite nossas lojas físicas.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário