Bem-Estar

Será que cachorros gostam de beijos? Saiba mais aqui

Publicado em 23 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Todo tutor gosta de dar carinho e beijinhos nos seus amigos de quatro patas, não é mesmo? É difícil resistir a tanta fofura dos peludos, por isso, muita gente gosta de demonstrar amor pelos pets com gestos de afeto físico. Mas será que os cachorros gostam de beijos?

Cachorro no colo de tutor

Quando se trata da relação entre tutores e cães, essa é uma dúvida que não quer calar. No texto que preparamos para você, vamos responder a essa e a outras perguntas sobre comportamento canino para te ajudar a entender como os animaizinhos gostam de receber carinho. Vem com a gente!

Afinal, cachorros gostam de beijos?

A resposta para a pergunta “cachorros gostam de beijos?” pode não ser tão simples quanto parece. A verdade é que isso pode variar muito de acordo com a personalidade de cada animal. Isso porque os cãezinhos não têm o repertório semântico dos humanos e não associam de cara que beijos são formas de carinho.

Ainda assim, os cachorros são animais extremamente inteligentes e observadores. Por isso, eles conseguem entender com o tempo que os beijos humanos são uma maneira de demonstrar afeto no dia a dia. Para alguns bichinhos, receber beijinhos pode funcionar inclusive como uma forma de recompensa e/ou reforço positivo.

Para cachorros que têm uma personalidade mais tímida ou distante, por exemplo, os beijos humanos podem não ser tão agradáveis. Por isso, para saber se cães gostam de beijos, o ideal é observar como cada animalzinho reage a essa demonstração de carinho.

Além disso, os animaizinhos que ainda não estão acostumados com beijos humanos podem se sentir ameaçados. Isso porque, ao beijarmos os nossos amigos de quatro patas, nós aproximamos o rosto do focinho deles, o que é considerado um comportamento muito invasivo na linguagem canina.

Caso perceba que o amigo de quatro patas fica tentando desviar, fugir ou mesmo rosnar quando você se aproxima para beijá-lo, isso pode ser um indicativo de que o animal não aprecia tanto esse comportamento. Se esse for o caso, é melhor respeitar suas vontades e necessidades e não tentar forçar esse tipo de interação. 

Isso não significa, porém, que ele não ame seu dono! Os cachorros demonstram afeto de formas variadas: balançando o rabo, dando as típicas lambidas no rosto do tutor, querendo colo dos tutores quando ficam assustados e ficando juntinho quando percebem que o tutor está triste, entre várias outras atitudes.

Quando se trata de um cachorro mais dócil e carinhoso, pode ser que ele comece a gostar de beijos muito mais rápido. Animais com essa característica são muito sociáveis, gostam de conviver com os humanos e demonstram bastante carinho aos tutores no dia a dia.

É perigoso beijar cães?

Além de saber se cachorros gostam de beijos, outra questão que pode gerar dúvida entre os tutores é se beijar os cães ou levar lambidas dos amigos de quatro patas pode ser perigoso para os humanos. 

Isso porque os bichinhos passeiam na rua, enfiam o focinho no chão e interagem com outros animais, o que pode gerar algumas doenças. Contudo, o organismo dos animais está pronto para combater qualquer problema que possa surgir desse comportamento. Será que o mesmo vale para os humanos?

De forma geral, os riscos de pegar alguma doença ao beijar o cãozinho são bem pequenas graças ao nosso poderoso sistema imunológico, que consegue combater a maioria das bactérias. 

No entanto, para quem está com baixa imunidade no momento, seja por estar doente ou por estar passando por algum tipo de tratamento, é melhor evitar esse contato para não correr nenhum risco desnecessário. 

Como os cães gostam de receber carinho?

Agora você já descobriu que cachorros gostam de beijos, mas isso depende muito do animalzinho, será que existe outra forma mais universal que todos os cães gostam de receber carinho?

Cachorro com as patas nas pernas do tutor

Em geral, os pets gostam de afagos no abdômen, no peito, no pescoço e na região abaixo das orelhas. Se eles se virarem de barriga para cima para receber carícias, pode apostar que essa é uma baita demonstração de confiança! Esse tipo de carinho funciona como uma massagem que deixa os cachorros tranquilos e relaxados.

Existem algumas raças de cachorros conhecidas por serem bastante carinhosas. É o caso do Labrador, do Golden Retriever, do Pastor alemão e do Dálmata, por exemplo. Esses cãezinhos gostam de dar carinho aos seus tutores e esperam receber muita atenção e amor em troca. Nesses casos, pode ser mais fácil ensiná-los a gostar de beijos.

A linguagem corporal dos cães também pode dizer muito sobre seus gostos. Mesmo os cachorros dóceis e inteligentes podem não gostar de carinhos que limitem seus movimentos ou deixem-nos presos ou sufocados de alguma forma. 

A dica mais valiosa para não errar na hora de acariciar os peludos é entender onde o bichinho mais gosta de ser acariciado e em qual momento. Muitas vezes, nossos amigos peludos podem odiar ser acordados durante o sono, por exemplo, mesmo que seja para receber carinho. 

Por isso, o mais importante na hora de dar carinho ao pet é observar a expressão corporal dele. Se ele estiver gostando, provavelmente continuará relaxado, mas se não gostar, deixará isso evidente ao tentar se esquivar ou fugir. Respeite suas vontades e com certeza vocês criarão um vínculo de muito amor e confiança.

Cachorro lambendo tutor

Se você gostou de entender se cachorros gostam de beijos, que tal conhecer também o pet shop on-line da Petz? Aqui, temos tudo o que você precisa para cuidar dos nossos amigos de quatro patas com muito carinho. São as melhores opções de rações, vitaminas, brinquedos, petiscos e muito mais. Acesse o site e confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog