Cachorro com dor de estômago: como identificar?
Publicado em 06 de novembro de 2024Tempo de leitura: 5min
Assim como os seres humanos, os pets também sofrem de desconfortos de todos os tipos. Se o tutor conhece bem o comportamento do filho de quatro patas, pode perceber que algo deixou o cachorro com dor de estômago, mas há casos mais difíceis de serem perceptíveis.
Existem sintomas que indicam uma provável dor de estômago em cachorro, já outros cães, podem estar muito incomodados e não expressar nenhum sinal ou mudança no comportamento. Por isso é importante se aprofundar no assunto para ajudar o animal. Confira mais no texto abaixo.
Então é verdade que cachorro tem dor de estômago?
Não só é verdade como é muito comum cachorro com dor de estômago. O que dificulta é a identificação. Sendo assim, o cachorro com dor fica na dependência do seu tutor perceber alguma mudança em seu comportamento para levá-lo ao médico veterinário. Nesse sentido, é muito importante estar atento a qualquer sinal ou sintoma que possa estar associado ao incómodo gástrico.
Quais sinais o cachorro com dor de estômago apresenta?
O pet não sabe falar, mas consegue se expressar de uma maneira só dele. Em alguns animais é possível notar que algo não vai bem somente pelo olhar, ou porque estão mais tristinhos. Ainda assim, seria difícil afirmar qual o problema! Então veja os principais sintomas de cachorro com dor de estômago:
- náusea
- sialorréia (salivação em excesso)
- falta de apetite (diminui a ingestão de comida ou para de comer totalmente)
- vômito
- prostração
- apatia
- dor ao pressionar a região do abdômen
- abdômen endurecido
- gases
Vale lembrar que o cachorro com dor de estômago não necessariamente irá apresentar todos os sintomas listados. Ao perceber ao menos um, procure ajuda do médico veterinário.
O que causa dor de estômago no cachorro?
As alterações gástricas que se manifestam principalmente por meio de vômito e falta de apetite no pet, sendo generalizadas popularmente como cachorro com dor de estômago, podem ser classificadas em agudas ou crônicas.
Entre as causas de alterações gástricas que provocam quadros agudos de vômito, isto é, de início repentino, mas de curta duração, a causa é, principalmente, a ingestão de alimentos impróprios para cães, como temperos fortes, alho, cebola, gordura, molhos, pizza, bolos, doces, etc.
A ingestão acidental de produtos de limpeza é outra causa comum das alterações gástricas em pets domiciliados, bem como a ingestão acidental de medicamentos humanos impróprios para cães ou uso de anti-inflamatórios.
Já entre as causas da dor de estômago crônica, a doença inflamatória intestinal está entre as mais comuns. Também chamada pela sigla DII, trata-se de um quadro caracterizado pela persistência de inflamação do trato gastrointestinal (afetando o estômago e o intestino).
Outros problemas de saúde que afetam o estômago
Existem problemas que são restritos ao trato gastrointestinal, mas há outros muito importantes e até mesmo um pouco mais graves que também deixam o cachorro com dor de estômago e com vômito, falta de apetite e etc.
As doenças infecciosas (coronavirose, parvovirose, cinomose, por exemplo), causam além de outros sintomas, alterações gástricas. Assim como doenças metabólicas (doença renal, hepática) e neoplasias.
O que fazer se suspeitar de dor de estômago em cachorro?
Ao suspeitar que o pet está sofrendo de desconforto gástrico é necessário leválo para uma consulta, pois o médico veterinário saberá o que fazer com cachorro com dor de estômago.
Não busque o que dar para cachorro com dor de estômago em fontes não confiáveis, pois, como visto, as causas do problema são muito variadas, e sendo assim, o tratamento também é diferente em cada situação.
O médico veterinário irá examinar o pet, coletar informações e se necessário solicitar exames complementares, de sangue, urina, radiografia ou ultrassom de acordo com cada caso. Somente após essa avaliação o profissional prescreverá as medicações e manejo adequado ao quadro clínico apresentado pelo animal.
Em casos leves e dependendo da causa, o pet pode ser tratado em casa com medicações como protetores estomacais e antieméticos. Já outras talvez necessitem de internação, antibióticos, cirurgia e etc.
Como prevenir a dor de estômago em cachorro?
Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a dor de estômago em pets, por exemplo, manter fora de seu alcance produtos de limpeza, químicos e medicamentos. A menor distração, seu pet pode aprontar!
Uma dieta de qualidade é fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente, principalmente o trato gastrointestinal. Por isso, evite oferecer alimentos proibidos para cães, ou em excesso. Opte por rações de acordo com a idade e estado de saúde do pet, seguindo orientações do médico veterinário.
Outra dica muito importante é manter a vermifugação e a vacinação em dia, já que as parasitoses e doenças infecciosas afetam a saúde do pet. E não deixe de visitar regularmente o médico veterinário para um check-up. Doenças metabólicas e crônicas são mais facilmente controladas se diagnosticadas precocemente.
Como pode ver, o caso de cachorro com dor de estômago pode ser devido a causas simples até as mais complicadas. Mas, seguindo essas dicas e conferindo outras informações do blog da Petz, é possível evitar ou perceber a tempo que o pet está necessitando de atendimento! Acesse agora mesmo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário