Será que coelho tem dente de leite?
Publicado em 10 de janeiro de 2022Tempo de leitura: 5min
O tamanho não é o único fator que torna os dentes dos coelhos exclusivos. Existem muitas curiosidades que envolvem esses lindos dentões e que não são muito conhecidas. Uma delas é o questionamento se coelho tem dente de leite ou não. Já parou para pensar nisso?
Fique conosco e aprenda um pouco mais sobre a marca registrada desses peludos tão amados: o dente de coelho. Além de descobrir se esses animais possuem dente de leite, vamos explicar sobre a formação da arcada dentária e qual a melhor maneira de preservar a dentição dos bichinhos.
Coelhos fazem ou não a troca de dente?
Sim, o coelho tem dente de leite, que é como chamamos aquele dente que se originou primeiro. Mais do que isso, este é substituído pelo definitivo ainda durante a vida intrauterina. Achou estranho? Isso porque ainda não falamos sobre o tempo de crescimento dos dentes!
Por incrível que pareça, dente de coelho não para de crescer durante toda a sua vida. Essa é uma característica dos animais elodontes, representados pelos roedores, como chinchilas e porquinhos-da-índia, e o grupo dos lagomorfos, onde os coelhos estão inseridos.
Saiba como é formada a arcada dentária dos coelhos
Em primeiro lugar, é necessário salientar que, embora os desenhos animados reproduzam os coelhinhos com dentes bem visíveis, na realidade, os dentes são difíceis de serem vistos. Isso quer dizer que apesar de grandes, eles possuem uma formação única.
O coelho adulto possui 26 a 28 dentes definitivos, e a ausência dos dentes caninos torna a arcada desse animal diferenciada. Vamos conhecer melhor os tipos e características dos orelhudos? Confira abaixo como eles estão divididos.
Incisivos
Os coelhos possuem dois pares de incisivos superiores e um par de incisivos inferiores. Os incisivos, em especial, são utilizados para agarrar e cortar os alimentos, portanto, são imprescindíveis para a vida dos pets.
Molares
O coelho com dentes grandes retratado nos desenhos enaltece os quatro dentes grandes frontais. Porém, além deles, a arcada também é formada por molares e pré-molares, localizados na região interna da boca e usados para a mastigação.
Aprenda a cuidar dos dentes dos coelhos
Como dissemos acima, o dente de coelho cresce ao longo de toda a sua vida, sendo assim, como é possível esses animais não apresentarem dentes gigantescos?
Para resolver essa questão, a natureza pensou na maneira mais eficaz de fazer a manutenção desses grandes dentes: deu aos incisivos a incubência de cortar a vegetação mais fibrosa. Dessa forma, os dentes são desgastados naturalmente.
Mas o que fazer quando os coelhos vivem em casas ou apartamentos, longe desses alimentos fibrosos? Essa é uma dúvida muito frequente entre os tutores e precisa ser sanada para que os bichinhos não desenvolvam problemas na dentição, como formação de pontas e desalinhamento, dificultando a mastigação.
Por isso, mais do que saber que o coelho tem dente de leite, o tutor precisa estar atento à alimentação desse animal. Isso significa dizer que, além da ração específica para coelhos, é fundamental complementar a alimentação com feno, talos de cenoura, couve e qualquer outro vegetal que possua folhas mais grossas e, assim, desgaste os dentes.
Saiba como identificar problemas na dentição do seu coelho
Sem o alimento ideal para o desgaste dos dentes, é muito provável que você tenha que lidar com transtornos causados por um dente de coelho quebrado, por exemplo. Confira abaixo quais são os principais sintomas de um coelho com esse problema que podem ser facilmente identificados.
- Emagrecimento: o animal sente dor ao tentar mastigar o alimento ou pode não conseguir fazer a mastigação, o que interfere diretamente na sua nutrição;
- dentes sem alinhamento: podem causar feridas na gengiva, palato e lábios. Quando o desalinhamento é dos incisivos, fica mais fácil a detecção do problema, diferente do que acontece quando envolve os molares;
- problemas nos olhos: quando ocasiona em abcessos nos molares e pré-molares, pode afetar a pressão ocular. Em alguns casos atinge gravemente o nervo ótico.
Como cuidar dos dentes de coelhos filhotes
Como todo filhote, o coelhinho adora e precisa brincar, o que significa desbravar o ambiente onde habita. Sendo assim, o melhor a fazer é investir em brinquedos que contribuam para o desgaste dos dentes.
Sim, brinquedos voltados para desgastar dente de coelho filhote existem! Eles geralmente são feitos de madeira e não contêm nada tóxico para o animal. Então, já sabe: caso queira construir o brinquedo com as próprias mãos, atente-se para não utilizar nenhum produto prejudicial, como tinta, por exemplo.
Se não tiver acesso a brinquedos de madeira, os vegetais também podem ser utilizados como brinquedos de roer pelos filhotes, além de serem nutritivos. O mais importante é oferecer opções saudáveis!
Agora que você já sabe que o coelho tem dente de leite e, mais do que isso, que a dentição desse bichinho exige atenção especial, o melhor a fazer é oferecer brinquedos e alimentação adequados. Na loja da Petz, você encontra tudo o que precisa para oferecer bem-estar para o seu coelho. Esperamos por você!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário