Gatos

Saiba se gato pode comer peixe cru ou não!

Publicado em 17 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 5min

Quando imaginamos um bichano escolhendo seu cardápio perfeito, lembramos logo dos peixes, não é mesmo? Tanto que, muitas vezes, as rações possuem frutos-do-mar em sua composição para atrair a atenção dos felinos. Mas será mesmo que gato pode comer peixe cru

gato olhando para cima

É necessário ter atenção ao cardápio dos nossos amigos peludos, pois muitos itens comuns em nossa dieta podem ser tóxicos ou prejudiciais para os bichanos. Pensando nisso, elaboramos um guia sobre o assunto. Portanto, continue lendo para descobrir se gato pode comer peixe cru ou não! 

Posso dar peixe cru para o meu gato? 

No imaginário popular, os felinos sempre são representados como fãs de peixes e frutos-do-mar. Mas será que isso significa que o alimento está liberado em sua forma pura? Posso dar peixe para gato sem que o petisco passe por um preparo mínimo? 

Para resolver essa questão, conversamos com o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz. O especialista explica que apesar de ser verdade que gatos comem peixe com deleite, alimentos crus devem ser evitados. “Da mesma forma que nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e se contaminar”, afirma o especialista. 

Assim, se você está se perguntando se gato pode comer peixe cru, fique atento. É importante resistir à cara de pidão do seu filho de quatro patas, já que alimentos crus são perigosos para os pets.

Perigos do peixe cru

Um erro comum ao pensar nos alimentos seguros para pets é tentar imaginar o felino em seu ambiente “original”. Os gatos, como sabemos, são carnívoros e, na natureza, sobrevivem da caça de pequenos animais. 

gato deitado

Entretanto, o ambiente doméstico é bem diferente e traz outros desafios para os tutores. Justamente por isso, você não deve oferecer peixe cru para gato, uma vez que esse alimento apresenta riscos para a saúde do pet. Confira os principais perigos abaixo:

  • bactérias e parasitas: peixes, carnes e ovos crus podem conter diversas bactérias e parasitas prejudiciais aos bichanos. A Salmonella, bactéria que causa intoxicação alimentar, é a mais comum. Entretanto, há outros agentes nos alimentos não cozidos que podem trazer complicações graves;
  • deficiência de vitamina B: alguns peixes crus possuem uma substância que causa deficiência de tiamina, uma vitamina que faz parte do complexo B e é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Sua deficiência pode causar problemas neurológicos, levando a convulsões e até mesmo ao coma. 

Gato pode comer peixe com espinho?

Apesar de deliciosos, os pescados possuem um problema: as temidas espinhas! Será, afinal, que meu gato pode comer espinha de peixe? Aqui vale uma informação de biologia: nos peixes crus, as espinhas são mais flexíveis e dificilmente causam problemas. Isso porque o processo de endurecimento ocorre quando há oxigenação ou cozimento da carne. 

Entretanto, tendo espinha ou não, você não pode dar peixe cru para gato. Assim, mantenha os pescados e seus espinhos apenas para os humanos, e busque petiscos mais seguros para o pet. Para ajudar você nesta tarefa, separamos outros alimentos que os bichanos não podem comer. Continue lendo para conferir! 

Alimentos que gatos não podem comer

Se você veio parar aqui é porque queria saber se gato pode comer peixe cru ou não. Porém, mesmo tendo a resposta para essa pergunta, é interessante conhecer outros petiscos inadequados para os bichinhos. 

Afinal, alguns produtos comuns em nossa cozinha podem ser prejudiciais aos pets. Para proteger seu bichano de possíveis intoxicações, separamos uma lista de alimentos que gatos não podem comer. Confira: 

  • leite: apesar de ser muito associado aos bichanos, a maioria dos pets é intolerante à lactose. Por isso, o leite está na lista dos proibidos;
  • cebola e alho: os dois temperos mais clássicos da cozinha brasileira são tóxicos para os pets;
  • uva: a uva é um dos alimentos mais perigosos para os gatos. Alguns de seus componentes causam intoxicação grave, que pode levar até mesmo à morte; 
  • chocolate: o chocolate também é bastante tóxico para os felinos. Além disso, vale lembrar que os gatos não conseguem sentir o sabor de doces;

Uma alimentação equilibrada

Elaborar o cardápio nutritivo para seu pet é uma tarefa muito importante. Afinal, uma alimentação balanceada é a base de uma vida saudável. Nesse sentido, especialistas reforçam a importância da ração para os peludos. 

“A ração supre todas as necessidades nutricionais dos pets”, afirma a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. Como esse alimento é produzido especialmente para os felinos, os ingredientes são selecionados, e cada grão contém vitaminas na medida certa.  Além disso, são duráveis e fáceis de armazenar.

peixe cru salmão
Portanto, antes de se perguntar se gato pode comer peixe cru ou não, confira o estoque de ração do seu peludo. Caso precise de uma reposição, é só procurar a Petz mais próxima. Temos certeza de que encontrará um alimento adequado para sua bolinha de pelos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog