Casco de boi para cachorro faz mal? Entenda!
Publicado em 15 de agosto de 2021Tempo de leitura: 5min
Roer é um dos comportamentos naturais dos cães. Na natureza, está ligado à sequência comportamental da caça. Em casa, para que seja uma atividade segura, é importante direcioná-la para um objeto adequado, o que nos leva à pergunta: casco de boi para cachorro faz mal?
O hábito de roer tem função lúdica e ocupacional, sendo uma das principais atividades — mas não a única! — para entreter o cão. Isso acontece, inclusive, nos momentos em que ele fica sozinho em casa. Então, para saber se casco de boi faz mal para cachorro, continue acompanhando o conteúdo!
Permitido para uns, perigoso para outros
Para além da qualidade do produto em si e do fato de ele ter sido ou não desenvolvido com a ajuda de especialistas, pense na segurança. Ser seguro para o pet e ter outros recursos para ele depende de uma série de outros fatores.
Entre eles, alguns dos mais importantes são: seu tamanho em relação ao porte do cachorro, adequação ao temperamento do pet e a maneira como oferecemos o recurso.
De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal, o osso casco de boi pode ser perigoso para cães muito grandes. Isso porque, pode ser que consigam colocá-lo inteiro na boca, correndo o risco de engoli-lo, o que pode levar a lesões e obstruções gastrointestinais.
“Ou ainda se for um cachorro muito voraz, que morda muito forte, fato que o predispõe a sofrer com fratura nos dentes, pode haver riscos”, alerta a especialista sobre o casco do boi.
Ainda segundo a nutróloga, outro grupo para quem o casco de boi não é recomendado é o de idosos com doença periodontal. Um exemplo é quem tem excesso de tártaro e dentes moles. Isso porque, devido a sua rigidez, o osso aumenta consideravelmente o risco de fraturas.
Conheça opções melhores e mais seguras para o pet roer
Especialmente para filhotes de raças grandes ou gigantes, cães muito vorazes ou idosos com doença periodontal, a Dra. Mariana recomenda outras opções. Ofereça orelhas defumadas e ossos grandes, desde que não façam lascas. Vale destacar que você nunca deve oferecer ossos de alimentos que estiver comendo, como os de frango.
Mesmo no caso de ossos mais largos e resistentes, o aquecimento muda a estrutura de composição, favorecendo o surgimento de lascas que causam acidentes. O casco de boi para cachorro faz mal justamente por oferecer riscos durante a trituração.
Para tutores que preferem opções não naturais, note que as regras para escolher um mordedor seguro e funcional são as mesmas. Isto é, antes de mais nada, escolha sempre um mordedor proporcional ao tamanho do cachorro. Mordedores menores que a boca podem acabar sendo engolidos acidentalmente pelo pet.
Já mordedores muito grandes muitas vezes não encaixam na boca do cachorro, o que o faz perder o interesse no acessório. Seja como for, na dúvida é sempre melhor dar preferência a um brinquedo um pouco maior que a boca do pet. Porque assim, você reduz o risco de acidentes.
Quanto aos materiais mais indicados, eles variam de acordo com o temperamento do cachorro e de seu potencial de destruição. Em geral, para cães pouco roedores, é recomendado o oferecimento de mordedores de látex, vinil ou TR.
Já para roedores moderados ou muito roedores, vale apostar em mordedores mais resistentes, como mordedores em TPU. O casco de boi para cachorro faz mal, principalmente a longo prazo, então, encontre o material mais adequado.
Saúde bucal em dia é chave para roer em segurança
Conforme já dissemos neste conteúdo, roer é um comportamento natural fundamental para o bem-estar canino. Entretanto, ele também pode oferecer riscos, sendo que quanto mais fragilizados estiverem os dentes do seu amigo, maiores são as chances de ele sofrer fissuras ou fraturas dentais.
Daí a importância de manter a saúde bucal do pet sempre em dia. A seguir, confira alguns cuidados que você deve ter a fim de manter os dentes do pet saudáveis:
- Escove os dentes do pet diariamente com escova e pasta específicos para cães;
- Leve o pet ao veterinário no mínimo uma vez por ano para uma avaliação dos dentes do cachorro e da placa bacteriana. Em caso de necessidade, ele poderá recomendar uma tartarectomia;
- Alimentos extrusados, também conhecidos como ração seca, ajudam a aumentar o intervalo entre uma cirurgia de remoção de tártaro e outra. Já para tutores que preferem a ração úmida ou alimentação caseira, o ideal é aumentar a frequência da escovação dentária.
Para mais segurança, antes de oferecer casco de boi para cães ou outro tipo de mordedor para o cachorro, é interessante conversar com um veterinário. Agende uma consulta com um de nossos especialistas!
Aqui, no blog da Petz, você pode acompanhar diversos conteúdos como este, que mostrou que o casco de boi para cachorro faz mal, sim. Não perca as dicas e recomendações e, se precisar de itens para seu peludo, nosso pet shop está pronto para atendê-lo.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário