Você sabe se cachorro pode comer lichia?
Publicado em 04 de julho de 2021Tempo de leitura: 3min
É muito bom dividir aquilo de que gostamos com quem a gente ama. Por isso, ao comer uma fruta diferente, é normal que muitos tutores se perguntem se ela faz mal para o cãozinho. Pensando nisso, será que o pet pode comer todas as frutas? Por exemplo, cachorro pode comer lichia?
Ainda que sejam consideradas saudáveis para nós, algumas frutas, como uva, abacate e carambola são sabidamente tóxicas e muito perigosas para o bem-estar canino. Já outras podem fazer mal em grandes quantidades ou em indivíduos com problemas de saúde específicos. Continue a leitura e confira se cachorro pode comer lichia.
Faz mal dar lichia para cachorro?
Conforme explica a Dra. Natalia Cassaro, médica-veterinária da clínica Seres Tamboré, não existem estudos científicos que confirmem a indicação ou os riscos da lichia para cachorro.
Portanto, se você está se perguntando “posso dar lichia para cachorro?”, até que se tenha mais informações sobre o assunto, o melhor é evitar e dar preferência a outras frutas mais seguras, como maçã, melão e melancia.
Um dos argumentos de que a fruta faz mal para cachorro é o fato de ela conter uma substância chamada hipoglicina, que pode alterar o metabolismo da glicose no organismo em seres humanos.
No caso de indivíduos que tenham passado muito tempo sem comer — portanto, que já estejam com os níveis de glicose abaixo do normal —, as consequências da ingestão de lichia em grande quantidade podem ser bastante graves. Portanto, você já sabe que não pode dar lichia para cachorro.
Meu cachorro comeu lichia sem querer, e agora?
Embora preocupantes, os quadros de hipoglicemia associados à ingestão de lichia são raros. Eles foram registrados apenas em situações extremas de jejum prolongado por muitas horas seguidas da ingestão de uma quantidade grande da fruta.
Em outras palavras, se o seu amigo acabou comendo uma lichia por acidente ou se alguém ofereceu a fruta a ele sem saber dos riscos, não se desespere. O mais provável é que isso não traga nenhuma consequência para a saúde do cachorro.
Seja como for, é importante ficar atento a qualquer sinal de problema, especialmente relacionado à obstrução intestinal provocada pela semente. Entre os sintomas do quadro, podemos citar: vômitos, inapetência, constipação e dor abdominal. Em caso de suspeita, leve o pet para uma consulta com o médico-veterinário com urgência.
Confira outras frutas mais indicadas para cachorro
Na dúvida, é sempre melhor evitar dar lichia e outras frutas cujos efeitos no organismo do cão ainda tenham sido pouco estudados. Porém, isso não significa que você não possa usar outras opções como petisco de vez em quando.
“A vantagem das frutas (em relação a bifinhos, biscoitinhos e outros alimentos prontos, próprios para cachorros) é que elas são um petisco natural, em geral de baixa caloria”, diz a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Petz Tauste.
“Algumas frutas também auxiliam na digestão, por conterem fibras, e na ingestão de água, como no caso melancia e do melão”, completa a médico-veterinária, a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos.
Em todos os casos, é importante remover as sementes que, além do risco de causarem obstrução, ainda podem conter substâncias tóxicas, como no caso da semente da maçã. Gostou de saber um pouco mais sobre se cachorro pode comer lichia? Então veja outros conteúdos como este no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário