Bem-Estar

Gato castrado engorda? Mitos e verdades sobre o assunto!

Publicado em 30 de maio de 2021

Tempo de leitura: 5min

Mesmo a castração sendo um dos procedimentos mais recomendados por veterinários, alguns tutores ainda têm dúvidas sobre o assunto. É comum ouvirmos, por exemplo, que gato castrado engorda. Mas será que isso é verdade? Quais cuidados devemos ter com os pets operados? 

gato preto na grama

Se você está pensando em realizar o procedimento em seu peludo, continue lendo. Consultamos uma veterinária que explicou todos os mitos e verdades sobre essa cirurgia tão simples e necessária! Descubra aqui se gato castrado engorda! 

Gato castrado engorda? 

Para responder a essa pergunta de uma vez por todas, vamos direto ao assunto: gato castrado engorda? A Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz, explica que a história não é bem essa. 

“Realmente, alguns animais podem, sim, apresentar ganho de peso”, comenta. Isso se dá, principalmente, pela redução da atividade física e o aumento da ingestão de alimentos. Porém, nem todos os bichanos passam por esse processo. 

Fatores como genética, comportamento do pet e, principalmente, os estímulos oferecidos influenciam no peso e na saúde como um todo, e podem ser porque os gatos engordam! Ou seja: para evitar que seu filho de quatro patas ganhe um quilinhos a mais, é necessário tomar alguns cuidados. 

Como evitar o ganho de peso

Conforme explica a Dra. Louise, após a castração, os gatos apresentam algumas mudanças de comportamento. Entre outros pontos, os bichanos ficam mais calmos, menos ativos e menos agressivos. 

Esse processo, apesar de positivo, pode ter como consequência o ganho de peso e ser um dos motivos porque gatos engordam. Entretanto, é perfeitamente possível evitar os quilinhos a mais. Se você está preocupado com o peso do seu bichinho, basta seguir as orientações abaixo:

  • Brinque com seu pet: as brincadeiras são muito mais que uma simples diversão. Elas envolvem um grande gasto calórico e, por isso, são excelentes como exercício físico! Além disso, brincar com seu pet é a melhor forma de se aproximar do seu amigo. 
  • Invista no enriquecimento ambiental: nem sempre conseguimos brincar com nossos peludos como gostaríamos — ou melhor, deveríamos! É aí que entra o enriquecimento ambiental. Acessórios como nichos, postes e esconderijos são ótimos para os gatos. Com eles, os bichanos podem se divertir sozinhos por um bom tempo. É como montar uma academia para seu pet! 
  • Ofereça ração para gatos castrados: como o gasto enérgico do pet castrado é menor, sua ingestão de calorias também deve diminuir. Por isso, a ração para gato castrado engorda menos, oferecendo a quantidade de calorias necessárias ao pet! A Dra. Louise comenta que este é o alimento perfeito para os bichanos, já que ele contém os nutrientes na medida certa para os pets nessa fase. 

gato rajado olhando para a câmera

Seguindo as orientações acima, dificilmente seu gato terá problemas com peso. Mas se mesmo com estímulos, brincadeiras e alimentação adequada o bichano ainda apresentar ganho de peso, converse com um veterinário. O especialista poderá realizar um diagnóstico e passar um tratamento mais adequado para o pet. 

Meu gato castrado engordou, e agora? 

Conforme podemos notar, é normal que haja algum ganho de peso após a castração dos bichanos. Além da alteração comportamental, devemos lembrar que, muitas vezes, os gatos são castrados ainda na adolescência. Assim, após alguns meses, seu corpo pode mudar um pouco. 

Se você notou que seu amigo ganhou alguns quilinhos após a cirurgia, é recomendado que você busque um veterinário. Assim como nós, os peludos também possuem um peso ideal, que pode variar de acordo com seu porte, raça e genética. 

O especialista irá analisar a saúde do bichano e verificar se ele está dentro do peso adequado para a sua idade. Se realmente for notado sobrepeso, será necessário tomar algumas medidas preventivas, como dieta e exercícios. O veterinário poderá receitar um tratamento adequado de acordo com o perfil do seu gato!

Meu gato foi castrado e não engordou. Tem algo errado? 

Meu gato é castrado e não engorda. Devo me preocupar?” O ganho de peso após a castração é ocasional, não uma regra. Assim, nem todos os gatos castrados vão engordar. 

Alguns mantêm sua silhueta elegante mesmo após a cirurgia, mesmo sem adotarmos medidas preventivas! Tudo vai depender do perfil do pet, de seus hábitos e de sua alimentação. Mas se seu amigo apresentar perda de peso após a castração, é indicado buscar um veterinário. 

Algumas doenças podem causar apatia e falta de apetite — sintomas que levam ao emagrecimento excessivo. O especialista poderá monitorar a saúde do pet e detectar possíveis doenças. Não tente oferecer uma ração para engordar gato por conta própria! Esse processo deve ser acompanhado de um profissional.

gato comendo

Por fim, devemos lembrar que a castração é um dos passos mais importantes em uma tutoria responsável. Mais que uma forma de controle populacional, ela previne doenças e proporciona mais bem-estar para os pets. 

Agora você já sabe tudo ao redor do mito que gato castrado engorda! Para entender mais sobre a vida dos peludos, continue acompanhando o blog da Petz. Estamos sempre postando conteúdos sobre os amigos de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog