Cachorros

Cachorro castrado fica mais manso? Descubra!

Publicado em 03 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Altamente recomendada pelos veterinários, a castração é um procedimento que ajuda a melhorar a qualidade de vida do cão. Isso porque diminui o risco de desenvolvimento de algumas doenças graves. Mas e quanto ao comportamento, será que cachorro castrado fica mais manso? Por que isso acontece? Confira!

cachorro mordendo brinquedos

Testosterona: ela pode estar por trás da agressividade

A castração pode, sim, ajudar a diminuir a agressividade em cães machos. O procedimento também está associado à diminuição de outros comportamentos frequentemente indesejados. Alguns são: territorialismo, levantar a perna para fazer xixi e montar em objetos (ou na perna das visitas).

De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz, a explicação para o fenômeno está na testosterona. Ela é o hormônio sexual que influencia no temperamento do cachorro e cuja produção é diretamente impactada pela cirurgia de castração.

A interferência na produção da testosterona também ajuda a explicar por que o cachorro castrado fica manso e mais sedentário. Porém, isso não é motivo para evitar o procedimento, já que, com algumas mudanças na dieta, sempre de acordo com o veterinário, é possível manter o pet ativo e com o peso adequado.

Conheça outros fatores que contribuem para a agressividade em cães

Embora seja um dos fatores que favorecem a agressividade, a produção hormonal não é determinante para um comportamento agressivo. Ou seja, não é porque um cachorro macho foi castrado que ele obrigatoriamente se tornará mais amigável.

cachorro na cama

Da mesma maneira, cães que não tenham sido castrados podem ter um temperamento muito tranquilo sob certas condições. Mais importantes que a genética e/ou a fisiologia, as experiências prévias e o manejo têm impacto no temperamento de um cão. Portanto, se quiser ter um cachorro manso, é fundamental fazer a correta socialização e sociabilização do pet nos primeiros meses de vida dele. 

Porém, quando isso não é possível, como no caso de pets adotados já na fase adulta, é interessante buscar a ajuda de um adestrador ou médico-veterinário. Isso para entender melhor quais são os gatilhos do seu amigo e como lidar com eles, o que irá responder à pergunta: “Cachorro castrado fica mais manso?”.

Vantagens da castração

Como visto, um cachorro castrado fica mais manso, mas não é uma obrigatoriedade. Afinal, a castração não é uma solução milagrosa para comportamentos indesejados. 

Mesmo assim, vale a pena conversar com um veterinário sobre a indicação do procedimento para seu amigo de quatro patas, independentemente da faixa etária dele.

Para cães jovens, apostar no procedimento em momento oportuno diminui significativamente a chance de o pet desenvolver problemas de saúde relacionados aos hormônios sexuais. Alguns exemplos são câncer de mama ou câncer de próstata nos machos. 

Também em cães mais velhos, a castração é uma medida preventiva importante contra doenças como piometra ou câncer de útero. Desde que acompanhada de perto, a castração também pode ajudar a aumentar o bem-estar do pet à medida que reduz a ansiedade decorrente da frustração sexual.

Por fim, vale destacar que o procedimento é uma das medidas mais efetivas no controle populacional dos pets, contribuindo para reduzir o número de animais abandonados. 

poodle dando a patinha

Um cachorro castrado fica mais manso ou não, depende de vários fatores externos e internos. Castrar o seu bichinho também é um ato de cuidado com a vida e bem-estar dele!

Não à toa, todos os animais colocados para adoção pelas ONGs parecidas do projeto Adote Petz já são castrados. Saiba mais sobre o projeto aqui e continue acompanhando nosso blog para ter mais informações a respeito dos bichinhos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog