Notou o gato com barriga inchada? O que pode ser?
Publicado em 03 de junho de 2024Tempo de leitura: 5min
Não é raro ver um felino com uma barriguinha saliente. Porém, o gato com barriga inchada e volume aumentado pode estar com algum problema de saúde. Venha aprender mais sobre o assunto.
Se o problema não for uma gordurinha a mais, esse sintoma pode estar relacionado a diversas doenças. Como pais e mães de pet se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus filhos peludos, preparamos este texto para explicar o que está relacionado ao gato com barriga inchada. Confira!
Como perceber que o gato está com a barriga inchada?
Confundir o gato com barriga inchada por problemas de saúde e um felino gordinho é mais comum do que se imagina. Por isso, é importante saber a diferença entre os tipos de inchaço que o bichano pode apresentar.
Os gatos normalmente acumulam gordura na região do abdômen, ficando com uma barriga grande e mole, como uma “pelanca”, que balança quando eles caminham. Essa barriguinha pode se formar até mesmo em felinos magros.
O gato com a barriga inchada e mole é normal e não gera preocupação. Trata-se de um resquício evolutivo, pois o gato — um caçador nato —, nos dias de escassez, precisa ter uma reserva de gordura acumulada no abdômen para obter energia. Por outro lado, um inchaço mais arredondado e endurecido pode ser um sintoma de doença.
Com as próprias mãos, é possível notar o gato com barriga inchada. Se ela está arredondada, aumentada e até mesmo endurecida, isso é um sinal de alerta. Dependendo da causa, o pet também pode sentir dor ao ser tocado na região.
Barriga inchada em gatos: motivos mais comuns
Observar que o gato está com a barriga inchada não é tão difícil. Se o tutor conhecer bem como é o corpo do pet, logo vai perceber que ela não está normal. Vale ressaltar que o aumento do abdômen não é uma doença em si, mas o sintoma de alguma patologia. Veja as mais comuns a seguir.
Vermes
Os vermes estão entre as principais causas para a barriga inchada em gatos. Vários parasitas podem infestar os bichanos, mas dois se destacam por causarem inchaço na região abdominal: a lombriga e a tênia. Elas se alojam no intestino e, ali, começam a se reproduzir.
Nessas infestações, é comum encontrar o gato filhote com a barriga inchada e dura. Ele costuma apresentar grande carga parasitária devido à baixa imunidade e ao contato próximo com a mãe e outros animais.
Além da barriga inchada, os bichanos com vermes também podem ter diarreia, vômito, apatia, queda de pelos, fraqueza e emagrecimento. Por sorte, o tratamento não é complicado, e evitar a doença é mais fácil ainda. Basta manter a carteirinha de vermifugação do seu pet em dia.
Peritonite infecciosa felina
Também chamada de PIF, a peritonite infecciosa felina é uma doença viral perigosa. Ela causa uma infecção severa na parte interna da barriga, chamada de peritônio. É causada por um tipo de vírus particularmente agressivo, que afeta principalmente animais jovens e pode levar a óbito em muitos casos.
O contágio se dá por meio do contato com saliva, urina ou fezes de um pet contaminado. Nessa doença, você vê o gato com barriga inchada e dolorida, febre, diarreia, vômitos e apatia.
Como a peritonite infecciosa felina é uma doença agressiva, o tratamento é delicado. Infelizmente, não há um prognóstico específico para curá-la, mas a terapia de suporte auxilia o organismo do pet a combater o vírus.
Síndrome de Cushing
A Síndrome de Cushing, também chamada de hiperadrenocorticismo, é caracterizada por uma alteração na produção de certos hormônios no organismo do pet. Esse quadro geralmente está associado a tumores nas glândulas hipófise ou adrenal que deixam o gato com barriga inchada e dura.
Apesar de ser mais comum em cães, a doença também pode afetar os bichanos, levando a diversos problemas. Um gato com dor de barriga, falta de ar e alterações no apetite pode estar com Síndrome de Cushing. O tratamento varia entre quimioterapia, cirurgias ou medicamentos de uso contínuo e controlado.
Ascite
A ascite, também conhecida como barriga d’água, é o acúmulo de líquido livre na região abdominal do animal. Ela não é uma doença propriamente dita, mas um sintoma muito importante em algumas condições problemáticas de saúde.
O acúmulo de líquido na barriga do gato pode ser decorrente de desnutrição, verminoses, problemas hepáticos, alterações cardiológicas e outras doenças infecciosas. Se a região estiver muito cheia e inchada, o bichano pode apresentar dificuldade respiratória, portanto, é uma emergência.
Gato com barriga inchada: o que fazer?
Sempre que notar um inchaço na barriga do seu felino, leve o bichano para uma consulta com o médico-veterinário. O profissional irá examinar atenciosamente e terá como saber se o gato está com dor ou outros sintomas. Após coletar todas as informações, pode solicitar alguns exames.
O inchaço pode ser indicativo de doenças simples ou mais sérias. Portanto, siga sempre as orientações do profissional e não medique o bichano por conta própria. Isso pode comprometer ainda mais o quadro clínico do animal.
Não podemos ignorar um gato com barriga inchada. Conte sempre com a nossa equipe e um profissional de confiança para cuidar do seu pet! Não deixe de acessar o site da Petz e conferir os produtos e medicamentos necessários para o seu amigo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário