Dicas incríveis para o adestramento de gatos!
Publicado em 03 de outubro de 2024Tempo de leitura: 5min
Sabia que os bichanos também podem ser adestrados? O treinamento é muito importante para que eles tenham uma vida mais disciplinada e feliz. Por isso, o blog da Petz separou quatro dicas incríveis de adestramento de gatos. Acompanhe!
O adestramento de gatos é um pouco diferente do treinamento de cachorros. Primeiro, porque os felinos são mais preguiçosos e um tanto teimosos quando o assunto é obedecer aos humanos! Além disso, as espécies têm funcionamentos distintos. Está pronto para ler tudo sobre o assunto?
Sim, gatos podem aprender truques
Por mais que os truques estejam sempre associados aos cães, especialistas dizem que sim, educar gato é possível. Além disso, o adestramento felino é muito benéfico para a saúde e o bem-estar do animal.
O processo de ensinar truques aos gatos é mais difícil do que o de treinar cachorro, mas funciona! Os bichanos também são capazes de aprender truques e interagir com os tutores.
Tudo é uma questão de adaptação e paciência. Portanto, mesmo que seu companheiro de patinhas passe a maior parte do dia dormindo no sofá, ele pode ser treinado. Confie na inteligência de seu amigo e torne-se um verdadeiro adestrador de gatos!
Benefícios de adestrar um gato
Ensinar truques para os pets é mais que um capricho. Estudiosos reforçam que a prática de adestramento e brincadeiras oferece inúmeros benefícios para o animal e para o seu convívio com a família.
O adestramento é uma maneira de o tutor estreitar o vínculo com o animal de estimação. É uma nova forma de comunicação que auxilia na relação com o bichano, principalmente em casos de gatinhos agressivos.
Para saber como domesticar um gato, é importante começar por truques mais fáceis e brincadeiras básicas. Isso torna a convivência mais tranquila e divertida, reforçando o vínculo.
Aprenda quatro truques para adestrar o gato
Agora que você já sabe que os felinos podem aprender truques e quais são os benefícios dessa prática, é hora de saber como educar gatos filhotes e adultos. Com algumas técnicas simples, você vai poder ensinar comandos divertidos para o seu bichano!
1. Sentar
Como educar um gato a sentar? Os animais naturalmente ficam sentadinhos para observar os tutores ou para pedir algo (principalmente petiscos!). Então, use esse comportamento a seu favor!
Quando você perceber que ele está se aproximando e vai sentar, fale a palavra “senta” e dê um petisco. Isso precisa ser repetido várias vezes, e você precisa ficar atento às ações dele! Depois de um tempo, ele vai compreender e vai sentar quando você pedir. Outra forma de ensiná-lo é seguir o passo a passo abaixo.
- Pegue um petisco;
- Atraia a atenção do gato para o petisco;
- Abaixe o petisco até que o gato sente;
- Diga: “senta!”;
- Dê o petisco ao bichano;
- Faça carinho e elogie o comportamento;
- Após várias repetições, o gato começa a atender ao comando.
2. Dar a pata ou high five
Geralmente, os gatos esticam a pata de forma rígida, como se estivessem cumprimentando seus tutores com um high five. Uma fofura, não é mesmo? Se você quer que o bichano o cumprimente dessa forma, siga as dicas abaixo.
- Pegue um petisco;
- Segure o petisco um pouco acima da cabeça do bichano;
- Espere até que o gato levante a pata para tentar tocar o petisco;
- Estenda a mão e encoste-a na pata de seu amigo;
- Diga: “dá a pata!” ou “high five!”;
- Dê o petisco ao gato;
- Elogie o bichano;
- Após algumas repetições, ele dará a patinha sem os agrados!
3. Pegar um brinquedo
Esse truque é um dos mais divertidos. Após um momento, seu gato irá gostar de buscar o brinquedo naturalmente! Por ser um comportamento típico dos cachorros, isso costuma impressionar os visitantes.
- Atraia a atenção do pet para o brinquedo favorito dele;
- Jogue o brinquedo (não muito longe);
- Diga: “pega!”;
- Espere o gato buscar o acessório;
- Quando o bichano estiver com o objeto na boca, atraia-o novamente chamando-o ou com um petisco;
- Elogie o comportamento de seu amigo. Após algumas repetições, o bichano irá trazer o brinquedo sem precisar do comando.
4. Deitar
Essa lição de adestramento de gatos serve para aqueles que já sabem sentar. É ótima, pois os bichanos ficam muito fofos deitados — e essa é a posição perfeita para um gostoso cafuné! Só não o force a ficar nessa posição se ele não quiser, pois você pode sair arranhado.
- Pegue um petisco;
- Faça o gato sentar;
- Atraia a atenção dele para o petisco.
- Vá abaixando o petisco;
- Espere até que o bichano deite seu corpo no chão;
- Fale: “deita!”;
- Dê o petisco;
- Faça um elogio e dê o petisco para ele. Após algumas repetições, ele deverá deitar sem a necessidade dos agradinhos.
E se o gato não quiser aprender?
Mesmo com todas essas dicas, pode ser que o adestramento de gatos não dê certo para você e seu bichano. Não se preocupe: não há nada errado com ele! Lembre-se de que, para um gato, os humanos é que são seus pets!
Gatos são pets com personalidade forte e nem sempre vão se adaptar a essa prática. Em outras palavras, os bichanos só fazem aquilo que têm vontade, e pode ser que seu felino não seja do tipo que gosta de ser adestrado!
Está precisando de produtos para o bigodudo? Na Petz, você encontra tudo para os bichanos, inclusive brinquedos e petiscos para iniciar o adestramento de gatos. Busque no catálogo online ou vá até a unidade mais perto de você!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário