Cores de coelho: entenda a coloração dos orelhudos
Publicado em 18 de agosto de 2020Tempo de leitura: 4min
As cores de coelho são mais um motivo para nos apaixonarmos por esses pets. Além de fofos e divertidos, os orelhudos ainda vêm em diferentes tons e tipos de pelagem. Conhecer mais sobre nossos amigos é uma forma de compreendê-los melhor e, assim, tratá-los com ainda mais amor e carinho.
Portanto, se você é apaixonado pelos peludos e quer conhecê-los melhor, continue lendo. Preparamos um guia sobre a pelagem de coelhos e outras curiosidades a respeito das características desse pet.
Como surgiu as diferentes cores nos coelhos
Os pets passaram por muitos anos de evolução. Se você já observou um coelho selvagem, deve ter percebido que eles possuem cores semelhantes: um tipo rajado, castanho, com pequenas manchas pretas e brancas.
De acordo com estudos, todos os orelhudos partiram de uma mesma espécie. Assim, originalmente, todos eles possuíam a mesma cor. Por meio da seleção artificial, chegamos às diferentes raças e cores de coelho.
Hoje, encontramos peludos com diferentes características, não só na pelagem, mas também nas orelhas, no tamanho e no formato das patas. Assim, há mais tipos de coelho para você se encantar.
Entenda a variação das cores de coelho
A cor do coelho é definida a partir da sua genética. Apesar de esse assunto lembrar as aulas de biologia, não é muito difícil compreender sua história. Há diferentes genes que definem três diferenças nas cores de coelhos. Abaixo, vamos conversar mais sobre elas.
- Intensidade: os genes ligados à intensidade vão definir se a cor será mais ou menos forte. Basicamente, podemos dizer que as variações são preto ou marrom. Portanto, os genes da pelagem de coelho preto irão deixar a cor mais intensa, e dos coelhos marrons, mais diluída;
- Padrão: quem tem um orelhudo em casa provavelmente já percebeu que seu pelo possui muitas cores! Um único fio pode nascer de uma cor e terminar em outra, dependendo dos tipos de gene de padrão que o orelhudo possui,
- Extensão: a extensão também está relacionada com as cores de um pelo. Dependendo do gene, o pelo pode mudar de cor ainda muito próximo à raiz ou, então, mais próximo à sua ponta.
Essas três variações vão definir as diversas cores de coelho: preto, cinza, marrom, laranja, entre outras. Elas também vão definir se o peludo vai ter uma só cor ou várias. Agora que você já conhece como são definidas a pelagem do coelho, saiba algumas das curiosidades sobre a espécie!
Diferentes cores de coelho
Os orelhudos podem ser divididos em três tipos a partir da pelagem. Assim, é possível definir quais as cores de coelho e classificá-las seguindo alguns critérios como mostraremos abaixo. Confira!
1. Cor pura
São os dentuços que possuem uma só cor, sem manchinhas ou variações. Esses coelhos também possuem todos os fios iguais, sem a variação de tonalidade presente em alguns outros tipos. São comuns nas cores:
- preto;
- branco;
- laranja;
- cinza,
- azulado.
2. Malhados
Também chamados de cores “quebradas”, esses orelhudos possuem tons diferentes. A pelagem pode variar em até três cores distintas. As manchas podem estar espalhadas por todo corpo ou concentradas em alguma área específica. São comuns as seguintes raças:
- Hotot: é o tipo de cor que deu origem à raça do mesmo nome. Assim, é um coelho branco com contorno preto nos olhos;
- Siamês: é similar aos famosos gatos siameses: pelagem clara com orelhas, focinho, patas e cauda mais escuros,
- Tan: essa pelagem é uma das mais belas entre as cores de coelho. O peludo apresenta uma cor escura, com uma marcação mais clara na barriga, patas e cauda.
3. Cutia
Os coelhos do tipo cutia possuem pelos e sub-pelos com diferentes cores em toda sua extensão. Assim, um único fio do pelo do orelhudo pode ter mais de uma cor. Por isso, há uma grande variedade de tons e subtons, criando uma bela extensão de cores!
- Marten: são aqueles que possuem manchas de outra cor em sua pelagem, podendo variar em preto, branco, marrom ou castanho,
- Chinchila: são os peludos que parecem com as chinchilas, com pelo acinzentado. Porém, sua cor não é igualmente distribuída por toda a pelagem, pois há diferentes tons de cinza, azulado ou preto.
Agora que você conhece mais sobre as cores de coelho, tem ainda mais motivos para adorar os orelhudos! Para outros conteúdos sobre curiosidades e bem-estar pet, confira o blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário