Cachorro manhoso em excesso pode ser prejudicial
Publicado em 07 de agosto de 2020Tempo de leitura: 3min
Cães são animais sociais que gostam muito da atenção humana. Apesar disso, em muitos casos, essa atenção passa do limite e faz com que o pet se torne um cachorro manhoso. Nesses casos, os excessos podem prejudicar tanto o animal quanto o tutor.
Para isso, separamos um conteúdo explicando o que deixa o cachorro dessa forma, além de dicas para reduzir cachorro chamando atenção, a fim de deixar o pet mais tranquilo e feliz.
O que torna um cachorro manhoso?
Um cachorro manhoso possui algumas características perceptíveis. Por exemplo, esse tipo de pet está sempre chorando quando não tem aquilo que deseja — seja objetos e comidas ou atenção do tutor.
Essa personalidade atrapalha tanto o pet quanto o tutor, uma vez que deixa o cãozinho completamente dependente e mimado, enquanto o tutor precisa arcar com a atenção que o cão deseja. Quanto mais zelo o cãozinho tiver, maiores são as chances de se tornar um cachorro manhoso.
Porém, é possível mudar esse comportamento de cachorro seguindo algumas dicas que ajudam o pet a se comportar melhor em casa ou até mesmo na rua, já que cães manhosos também passam a ser comportar mal em ambientes externos.
Excesso de carinho atrapalha?
Excesso de carinho atrapalha devido, principalmente, à dependência que o cão passa a ter. Isso porque cachorro carente quer atenção até quando o tutor não pode oferecê-la a ele.
Nesses casos, é possível ignorar o pet quando necessário, a fim de diminuir sua dependência. Inclusive, alguns passos são importantes na hora de ajudar o amigo de quatro patas.
O que fazer para diminuir manha de cachorro?
Se a dúvida é “cachorro carente como lidar?”, a dica de ignorar o pet sempre que necessário é o primeiro passo para ajudar o peludo a diminuir as manhas. Além disso, o reforço positivo pode ajudar o cãozinho a reconhecer quando tem tal comportamento.
Então, em situações de cachorro manhoso, deixe que ele chore e tenha as manhas sozinho — mas não esqueça de, às vezes, dar atenção a ele. Quando o pet se comportar bem ofereça petiscos a fim de demonstrar que está orgulhosa e o cãozinho entender o que fez de certo.
Além disso, o excesso de humanização do cachorro deve ser evitado, pois o pet passa a ter comportamentos que fazem mal a si próprio. Então, evite dar tudo que o animal quer, manter situações na medida é essencial, caso deseje que o cãozinho cresça sem grandes problemas.
Entenda que cachorro muito carente é como uma criança, e que, se ele tem tudo que quer sem limitação, as chances de crescer com problemas comportamentais é enorme.
Aliás, se o cachorro for do tipo que late para conseguir o que quer, algo deve ser mudado. Por exemplo, se alguma visita chega e o tutor coloca-o na varanda, mas ele passa a latir porque quer sair e o dono solta-o, o pet vai entender que os latidos foram positivos e passará a fazer sempre que quiser alguma coisa. Nesse caso, o melhor a fazer é ignorá-lo.
Agora que sabe como ajudar cachorro manhoso, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos de bem-estar e saúde animal!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário