Animais voadores normalmente possuem uma beleza singular, e, muitas vezes, achamos que por voarem são todos iguais, mas você sabia que existe diferença entre ave e pássaro?
As duas palavras, muitas vezes, são usadas como sinônimos, e, por isso, acabam confundindo muita gente. No entanto, esses dois animais possuem características diferentes!
O termo ave é mais abrangente por ser uma classe de seres vivos endotérmicos. Abaixo explicamos o que isso significa, cada uma dessas classes e quais são as suas implicações.
Afinal, qual a diferença entre ave e pássaro?
Pássaros são do grupo de passeriformes, isso significa que são classificados como um dos tipos de aves. Já as aves são da classe de endotérmicos, ou seja, animais que conseguem manter a temperatura do corpo constante.
Além disso, eles são animais vertebrados, com apêndices e penas. Essas penas são importantes para influenciar o isolamento térmico, o pouso e a atenção para parceiros.
Também é completo o sistema digestório das aves, sua respiração é pulmonar e o coração possui quatro cavidades. Outro aspecto é que não há bexiga urinária nem presença de dentes.
Já os pássaros, como fazem parte das aves, também têm penas e bico, coração com quatro cavidades e as outras características citadas a acima.
Por esse motivo, todos os tipos de pássaros são aves, mas nem todos os tipos de aves são pássaros. Um exemplo disso é a galinha, a qual chamamos de ave, mas não a nomeamos de pássaro. Apesar de, em inglês, a palavra bird classificar ambos, no português, há essa diferença linguística para classificá-los.
Existem diferenças físicas entre ambos?
Apesar de não notarmos tantas diferenças entre ave e pássaro, eles possuem alguns aspectos diferentes que nos ajudam a saber sua espécie. Um exemplo disso é que a maioria dos pássaros tem porte pequeno ou médio.
Porém, a melhor maneira de diferenciar uma da outra é percebendo que pássaros têm capacidade de canto, portanto, são canoras. Além do mais, seus pés, chamados de pés anisodáctilos, têm três dedos voltados para frente e um para a posição contrária.
Exemplos de aves que não são pássaros
Para trazer tipos claros e compará-los, alguns exemplos serão notórios na classificação de aves que não são pássaros. Por isso, abaixo estão algumas espécies de aves:
- Avestruz;
- Beija-flor;
- Cegonha;
- Cisne;
- Coruja;
- Ema;
- Galo;
- Garça;
- Gavião;
- Marreco;
- Papagaio;
- Pato;
- Peru;
- Pinguim;
- Pombo;
- Tucano,
- Urubu.
Percebeu a diferença entre ave e pássaro? Para mais conteúdos e curiosidades sobre essas espécies surpreendentes e encantadoras, confira o blog da Petz. Assim, você fica sabendo de tudo sobre o mundo animal!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário