Pets

Pássaros silvestres: as características e curiosidades

Publicado em 12 de julho de 2017

Tempo de leitura: 4min

As características dos pássaros exóticos e silvestres são distintas, entretanto, todos eles possuem seus encantos específicos e traços típicos.

Nós separamos alguns pássaros para que você conheça um pouco mais de cada um deles, já que mais do que o aspecto, o jeito de ser de cada um pode fazer toda a diferença na hora de escolher qual será o novo membro da família. Confira!

Cacatua

Pássaros exóticos: cacatuas

As cacatuas fazem parte da família dos papagaios e atraem por sua plumagem exubertante. Uma particularidade que muitos não sabem é que esta espécie precisa de muita atenção, o que a torna uma ave ideal para quem deseja uma companhia para o dia todo. Caso você fique pouco tempo em casa e não tenha tanta disponibilidade para dar atenção ao seu pet, talvez a cacatua não seja a melhor opção para você.

Amáveis e inteligentes, o primordial para estes pássaros é a troca de afeto. Além disso, ele é um ótimo guardião da casa, fazendo muito barulho quando sentir qualquer atitude suspeita ou fora dos padrões de rotina.

Pixarro/Trinca-Ferro

Pixarro ou Trinca-Ferro

Eles são muito apreciados pelo seu canto, que é leve e muito bonito. A fêmea e o macho possuem timbres diferentes, e especificamente os machos produzem verdadeiros espetáculos sonoros.

Este pássaro com seu bico negro, o dorso esverdeado e a cauda longa é uma das aves mais amadas pelos brasileiros.

Pintassilgo

Pintassilgo

A mescla de preto com amarelo é a maior característica da espécie Pintassilgo. Esta ave mede 11 centímetros e tem particularidades quanto ao seu canto: é um verdadeiro artista na primavera, se reclusando totalmente no inverno.

Maritaca

Maritaca

Muitas destas aves, quando domesticadas, sofrem por viverem em gaiolas apertadas. Vale ressaltar que a Maritaca gosta de espaço, portanto, invista em um habitat espaçoso e confortável para a sua maritaca.

Este pássaro silvestre é “bastante falante”, então, disponibilize um local para criá-la que não crie problemas com a vizinhança.

Arara

Arara

O glamour da Arara vai além das suas cores bem definidas e aparência multicoloridas. Suas penas faciais maravilham pelo aspecto de praticamente uma impressão digital. Os bicos maiores, as caudas longas e unhas grandes sao bastante imponentes e podem as vezes nos machucar.

As araras fazem parte das aves que mais sofrem com o tráfico de animais silvestres, por isso é de suma importância que você verifique a idoneidade da loja antes de comprar a sua arara.

Papagaio

Papagaios

Eles são considerados ótimos companheiros por serem inteligentes, carismáticos, coloridos e sonoros. Alguns destes pássaros podem imitar muitos sons, como discursos, piadas e músicas.

Seu lado amável e o estilo popular o torna um dos pássaros silvestres mais requisitadas como animal doméstico e, infelizmente, também uma das que mais sofrem com o tráfico.

Como comprar pássaros silvestres legalmente?

Nunca se esqueça de que é considerada uma prática criminosa quem compra ou comercializa os animais de forma ilícita. Ao buscar um local para comprar a sua ave, siga algumas instruções:

  • Toda ave que tem a sua venda dentro da lei possui uma anilha em uma das patas;
  • Assegure-se de que a nota fiscal da compra contenha todos os dados da loja ou criadouro, inclusive o CNPJ;
  • Faça o requerimento do Certificado de Registro da ave, que é de grande importância. Ele é emitido pelos órgãos competentes e comprova a legalidade da sua compra;
  • Caso queira mais informações sobre o lugar da compra, ligue na Linha Verde do IBAMA: 0800-618080.

As unidades Petz da Marginal Tietê, Bandeirantes e Morumbi contam com pássaros silvestres completamente legalizados pelo IBAMA e criados de forma responsável. Se interessou? Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog