Carinho e atenção não vão faltar ao tutor que escolher ter um gato Siberiano. Essa raça é muito afetuosa e adora receber e dar atenção aos companheiros de lar, principalmente as crianças. Com muita disposição, as brincadeiras são as atividades favoritas desses felinos fofinhos.
O porte grande e a força não fazem do gato Siberiano uma raça agressiva, pelo contrário, ele é muito calmo e amigável. A inteligência desse felino chama a atenção, já que ele usa essa capacidade para resolver qualquer tipo de problema que encontra.
O gato Siberiano tem características de médio a grande porte, com corpo e musculatura bem fortes. Por isso, o felino demora até cinco anos para atingir a maturidade. Além disso, o peito e as pernas dele contam com ossos resistentes e poderosos.
As patas traseiras são levemente maiores do que as dianteiras para o gatinho ter ainda mais impulso na hora de pular. Por isso, uma das características dos Siberianos é dar saltos incríveis em lugares bem altos.
4 a 8kg
11 a
15 anos
alto
Incluir o gato doméstico adulto ou filhote nas atividades da família é fundamental para deixá-lo contente e confortável. Fique atento aos saltos ornamentais que ele consegue fazer. Essa belezura gosta de conversar por meio de um suave miado, além de ronronar. É assim que ele recebe os tutores, afetuosamente.
Também conhecido como gato russo, o felino tem características que o ajudam a suportar baixíssimas temperaturas. A pelagem, principalmente a do pescoço, remete a um cachecol para aguentar o frio da Rússia.
Em alguns registros, há uma variedade de cor desse felino russo conhecida como Neva Masquerade. Você sabia disso?
Para quem tem alergia a gatos, mas quer ter um deles, a raça de gato Siberiano pode ser a ideal. Esse bichano é uns dos que menos causam reações alérgicas nos humanos, pois tem baixos níveis de Fel d1, a proteína felina responsável pelo desconforto.
Um dos felinos mais antigos, o gato Siberiano surgiu na Rússia décadas atrás. A primeira aparição da raça é datada de 1870, em uma exposição de gatos. Depois disso, o animal foi citado em dois livros (“Nossos Gatos”, de Harrison Weir, e “Domestic & Fancy Cats”, de John Jennings).
Uma fotografia de 1900, de Helen Winslow — encontrada no livro “Concerning Cats” — apresenta a primeira imagem do gato Siberiano.
Na década de 80, houve a ascensão da raça no país de origem. Com isso, em 1990, exemplares do gato Siberiano filhote e adulto foram exportados para outros lugares da Europa e para os Estados Unidos.
Em 1996, após a vinda desses gatos para os Estados Unidos, eles foram reconhecidos pelo TICA (The International Cat Association), com o aval para participar de campeonatos. No mesmo ano, a FIFe (Federation Internationale Féline) também tomou essa atitude.
Em 1999, foi a vez da American Cat Fanciers Association reconhecer o gato Siberiano. Por fim, a Associação Cat Fanciers aceitou a raça desse felino em 2006.
O gato Siberiano pode ser preto, cinza ou branco. É possível encontrar felinos dessa raça de diversas cores, para todos os gostos. Todas elas são reconhecidas e registradas pelas associações mencionadas.
O corpo do gato Siberiano tem traços arredondados, semelhantes a um formato de barril. Os olhos chamam a atenção por serem grandes e terem uma expressão doce e calma, simultaneamente.
As orelhas e as caudas são bem peludinhas, assim como o corpo, que tem uma pelagem única e densa e conta com uma camada de subpelo. Por isso, o felino é considerado um gato de pelo longo. As patinhas são firmes, grandes e arredondadas, oferecendo mais equilíbrio ao gato.
Escolha rações que proporcionem ao seu gato Siberiano todos os nutrientes que ele necessita. Junto ao veterinário, opte pelo melhor alimento, com as vitaminas ideais para o bichano. Na Petz, você encontra uma grande variedade de comidinhas para todos os tipos de felinos.
A hora do banho deve ser um momento alegre para o gatinho, principalmente o Siberiano, que gosta de água. Com a escolha dos produtos de higiene corretos, isso fica ainda melhor. Por isso, encontre aqui, na Petz, tudo que seu bichano precisa para ficar limpo e cheiroso.
Brincar é uma das coisas preferidas do gato Siberiano. Porém, após se divertir bastante, que tal oferecer um lugar aconchegante para ele descansar? Adquira uma caminha confortável para o seu amigo aqui, na Petz!
Como todos os animais de estimação, o Siberiano está propenso a sofrer com pulgas. Para prevenir esse problema, é importante ter alguns cuidados em casa e usar antipulgas das melhores marcas. Na Petz, você encontra uma variedade de produtos com essa finalidade. Consulte um especialista para encontrar o ideal para seu felino.
Os Siberianos adoram brincar e costumam ter um brinquedo favorito. Para isso, aqui, na Petz, você pode encontrar vários tipos de itens que chamam a atenção dos gatinhos. Deixe a vida do seu amigo ainda mais divertida!
É muito fácil lidar com um pet dessa raça. Apesar de ser um gato forte, ele se dá bem com adultos, crianças e outros felinos que convivam no mesmo ambiente que ele. Por ser muito calmo, esse animal não costuma fazer muito barulho.
Apesar de não ser agressivo com estranhos, o Siberiano não gosta muito de receber carinhos de pessoas desconhecidas. Porém, esse é um tipo de gato muito apegado ao dono. Além disso, esse pets não gosta de estar sozinho. Então, caso você deseje ter essa raça em casa, é bom se preparar para adotar um irmãozinho para o pet.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
A pelagem do gato Siberiano é longa e exige muitos cuidados. Para ela se manter em boas condições: bonita, brilhante e saudável, é necessário escová-la três vezes na semana, pelo menos.
Durante o inverno, a pelagem costuma ser mais cheia. Já no verão, os pelos costumam cair, deixando ela mais curta e menos densa. Nesse período de troca, é importante escovar com ainda mais frequência para evitar nós.
Diferentemente de muitos gatos, o Siberiano adora água. Por isso, não se assuste se encontrá-lo no tanque, na pia ou até mesmo no bebedouro. Por isso, a necessidade de banhos frequentes diminuiu. Contudo, lembre-se de que ainda é ideal manter uma rotina de higienização do pet.
A incidência de doenças nos gatos Siberianos não é tão comum. Porém, o felino tem uma tendência a desenvolver certas enfermidades, como cardiomiopatia hipertrófica, problemas no quadril e na patela e atrofia progressiva da retina.
Por isso, é importante fazer o acompanhamento com o veterinário. Dessa forma, caso ocorra o aparecimento de qualquer doença, ela pode ser detectada e tratada rapidamente. Isso resulta em cuidados mais efetivos para seu pet.
Cortar as unhas do gato Siberiano é fundamental para manter o bem-estar dele. O corte deve ser feito quinzenalmente. Assim, as garras ficam no tamanho adequado e não machucam o tutor ou o próprio bichano.
Para crescerem e se desenvolverem fortes e saudáveis, é importante oferecer alimentos que proporcionem os nutrientes necessários ao organismo dos gatos. A ração e a porção adequada variam conforme o peso, a idade e o estilo de vida do felino. Por isso, conte com um especialista para definir a dieta ideal.
Os Siberianos já são pets naturalmente apaixonados por água. Por isso, a missão de mantê-los hidratados fica ainda mais fácil. Para isso, é fundamental que os pets tenham um bebedouro à disposição. Lembre-se de manter a água limpa e fresca.
Levar o bichano ao veterinário regularmente faz toda a diferença para o bem-estar e a qualidade de vida dele. O especialista é responsável por definir a dieta ideal do seu animal, além de examinar o pet e realizar exames de rotina para garantir uma saúde em dia.
Além disso, não deixe de manter a carteirinha de vacinação do pet atualizada. Dessa forma, você pode prevenir que o bichinho contraia várias doenças que atingem os animais de estimação.
Ao receber um filhote de gato Siberiano em casa, o lar deve estar arrumado para a chegada dele. Todos os integrantes da família também devem estar preparados. É fundamental que o bichano se sinta acolhido, pois ele adora carinho e afeto dos tutores.
Consulte o especialista para encontrar a ração adequada do filhote. Até os 12 meses de vida, ele precisa de quantidades específicas de nutrientes e proteínas para ficar saudável.
Sobre a raça Os felinos Siberianos são muito inteligentes e usam essa capacidade para brincar e para conquistar o que querem. Então, incentive exercícios que envolvam a inteligência deles com atividades que exijam grandes saltos. Afinal, essa é outra habilidade que eles possuem.
Aposte em brincadeiras divertidas, que instiguem a caça dos Siberianos, pois eles também são ótimos caçadores. A água, os pontos altos para saltos e as crianças podem ajudar nas atividades. Se as pessoas que o gatinho ama estiverem presentes, os resultados do adestramento vão ser ainda mais rápidos.
Após conhecer o fofo gato Siberiano, que tal adquirir os melhores produtos para bichinhos de estimação? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, temos tudo o que você precisa para cuidar e brincar com o felino. Confira nossas condições imperdíveis e aproveite!