Para quem quer ter um felino que seja leal e que fique perto do tutor em todos os momentos, o gato Abissínio é perfeito. Conhecido também como Aby, o bichano é uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento. Por isso, é até difícil saber ao certo sua verdadeira origem.
A raça de gato Abissínio tem muita energia e adora brincar, podendo ser até travessa. Não é difícil encontrar um gatinho desses em cima de uma prateleira ou dentro de um armário. Adoram ficar nas alturas para poder observar o ambiente e estar inteirado de tudo o que está acontecendo ao seu redor.
O Abissínio é um gato de médio porte, com um corpo musculoso, flexíel e levemente arqueado nas costas. As pernas são longas e delgadas, o que facilita para os saltos bem altos que o felino costuma dar.
Como gostam de brincar e têm muita energia para gastar, os felinos dessa raça precisam de espaço para poder se exercitar e fazer suas atividades. Mas, conseguem se adaptar também em apartamentos que não sejam tão pequenos.
3 a 5kg
9 a
15 anos
alto
É muito fácil ter o gato Abissínio em casa, ele se diverte facilmente e sempre quer participar das atividades que os tutores estão fazendo. A hora das refeições é o momento preferido desses felinos.
Eles vão adorar participar junto com toda família reunida. Mas não gostarão se mais gatinhos estiverem presentes, pois querem toda a atenção.
A raça Abissínio é muito curiosa, e os olhos que deixam bem claro essa característica dos gatinhos. O olhar desse felino é muito profundo e expressivo e estão sempre atentos a todos os movimentos com curiosidade.
Na Segunda Guerra Mundial, muitas raças de gatos foram dizimadas, e o Abissínio quase foi uma delas. A salvação veio da Grã-Bretanha, onde alguns Abissínios sofreram mudanças um pouco antes. Assim, tiveram que recriar a raça do zero, importando felinos dos Estados Unidos e outros lugares da Europa para a procriação.
O Abissínio é muito popular entre os felinos de pelo curto em vários lugares da Europa e nos Estados Unidos. Perdendo apenas em popularidade para o gato Siamês.
Muitas lendas estão na origem do Abissínio, que por ser uma raça muito antiga, não se sabe ao certo como surgiu. A mais famosa delas é que esses felinos são descendentes diretos dos gatos antigos Egípcios. Isso porque eles se parecem com os bichanos representados em esculturas da época.
A maior especulação é que os primeiros Abys chegaram à Grã-Bretanha, em 1868, trazidos da antiga Abissínia, atual Etiópia. A única certeza que temos é que essa raça foi desenvolvida e refinada nessa região antes de chegar aos Estados Unidos, no ano de 1900.
Já em 1882 o Abissínio gato foi reconhecido pelo English Cat Fancy. A raça também é reconhecida pelo CFA (Cat Fancier’’s Association), ACFA (American Cat Fanciers Association), FIFe (Fedération Internationale Féline), TICA (The International Cat Association) e CCA (Canadian Cat Association).
Após a chegada dos Abissínios nos EUA, eles só foram exibidos publicamente no ano de 1909. Em 1930 iniciou-se a criação ativa da raça, que se transformou em uma das mais populares do país.
Ao olhar para um gato Abissínio sem dúvida o que mais chama a atenção é a cor de sua pelagem curta e macia. Com marcas mais escuras, ela forma uma espécie de rajada ao longo do corpo elegante. As patas são ovais e as pernas longas são musculosas. A cauda também longa, é bem afiada.
O formato de cunha da cabeça junto aos olhos marcantes e as orelhas grandes e eretas reforçam a expressão facial do gatinho. O nariz apontado para a testa dá um ar selvagem, lembrando as lendas das origens dessa raça.
O Abissínio precisa de ótimas rações e alimentos para que fique sempre saudável e bem nutrido. Escolha o melhor para ele junto com a opinião de um veterinário e encontre na Petz opções de rações para gatos!
O banho é fundamental para a limpeza e bem-estar do seu Abissínio. Por isso, escolher produtos que ajudam nessa tarefa é muito importante. Aproveite a variedade de shampoos e condicionadores que tem na Petz para encontrar o melhor para seu gatinho.
Brincar e se divertir é uma das atividades favoritas do Abissínio. Mas depois de um dia agitado, ele vai querer deitar em um seu cantinho confortável e agradável. Confira as opções de camas e acessórios para gatos da Petz e escolha o item para seu bichinho relaxar.
Brincando dentro de casa ou em locais externos, o Abissínio também está propenso a ter pulgas. E, se isso acontecer, você precisa contar com os melhores produtos para tratá-lo. Na Petz, tem antipulgas para todos os tipos de gatos e outros animais de estimação!
Pular em armários ou em outros lugares altos é uma característica do Abissínio. Mas, ele também adora brinquedos que chamem sua atenção por bastante tempo, como bolas e varinhas. Veja na Petz as opções de brinquedos para gatos e aproveite para encontrar o mais divertido para seu felino.
Abissínios são muito interativos com seus tutores, vão adorar passar muito tempo juntos e participar das atividades da casa. É muito brincalhão e ativo, podendo ser até um pouco travesso. Definitivamente não são ideais para quem quer um gato quieto.
São muito corajosos e curiosos, por isso um pássaro na janela pode ser o alvo perfeito para eles perseguirem. Apesar de adorar a interação com os humanos os Abissínios não gostam de dividir a atenção com outros animais, em especial outros gatos. Quando têm a atenção só para si, ficarão extremamente felizes.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
A pelagem do Abissínio não exige tantos cuidados. Para mantê-la saudável e brilhante a escovação semanal é suficiente. Além disso, os gatos dessa raça gostam de ser penteados ou escovados com um tecido de camurça.
Os banhos nos gatos Abissínios podem ser mensais, mas é importante limpar os ouvidos e cantos dos olhos regularmente. Assim, você evita o acúmulo de sujeira nas orelhinhas e lágrimas nos olhinhos, que podem causar problemas.
Os cuidados com gato Abissínio são muito importantes, pois essa raça tende a ter alguns problemas dentários. Gengivite, cárie e doença periodontal são algumas enfermidades comuns nos felinos, por isso mantenha uma rotina de higienização da boca do pet.
Já no corpo as doenças mais comuns que afetam a saúde do gato Abissínio são ligadas à insuficiência renal. Além disso, luxação patelar, hiperestesia e atrofia progressiva de retina também estão entre patologias as mais comuns nos Abissínios.
Cortar as unhas é um cuidado simples, mas que dá a sensação de bem-estar para o pet, pois unhas grandes podem incomodar. Por isso, faça isso em seu gatinho a cada 15 dias, e deixe seu bichano mais confortável sem correr o risco de se machucar ou ferir os tutores.
Oferecer alimentos balanceados e nutritivos para seu gato Abissínio ajuda no crescimento e desenvolvimento saudável dele. Escolha sempre, com um especialista, a ração ideal para seu bichano em cada fase da vida dele, de acordo com porte, estilo de vida e peso.
Outro cuidado importante é a hidratação. Deixe sempre água limpa e fresca disponível para seu bichano poder se hidratar quando quiser. A água ajuda a evitar problemas renais, que são comuns nessa raça.
Leve seu Abissínio regularmente ao médico-veterinário. O acompanhamento é muito bom para manter a qualidade de vida do seu bichano, já que você cuida da saúde, alimentação e bem-estar dele. Siga sempre as dicas e recomendações passadas pelo especialista para seu gatinho.
Além disso, para prevenir verminoses e outros parasitas, fique atento à caderneta de vacinação. Com ela, você acompanha todas as vacinas que seu gato precisa tomar, na data certa, para se manter saudável.
A chegada de um filhote de gato Abissínio no lar muda toda a rotina. É um momento muito especial, em que o felino precisa se sentir amado e acolhido. Por isso, prepare tudo para receber seu novo companheiro de quatro patas.
Caminhas, brinquedos, rações e outros itens para o filhote de gato devem estar prontos, à espera do bichano. Lembre-se: até os 12 meses, seu felino é considerado um filhotinho em fase de crescimento, todos os acessórios devem ser ideais para a idade dele.
Os Abissínios são inteligentes e curiosos por natureza, então os tutores podem aproveitar essas características para tornar o adestramento mais fácil. Eles são alertas e tentarão desvendar mistérios nas brincadeiras. Além disso, se divertem com pouco, então basta escolher a atividade certa que será bastante proveitosa.
Os tutores podem aproveitar jogos interativos que durem bastante tempo e oferecer brinquedos que prendam a atenção dos bichanos. Como gostam de estar perto de seus familiares, as atividades com essas pessoas por longo tempo darão mais resultados.
Gostou do gato Abissínio e quer adotar um? Não se preocupe pois no Pet Shop on-line da Petz você encontra tudo para seu felino. Aproveite as condições especiais e os preços incríveis para adquirir ótimos produtos para animais de estimação. Não vai perder essa, né?