O passado do gato Birmanês envolve muitas lendas e mistérios. Para explicar a existência e as cores incríveis desse felino, existe uma versão folclórica de tirar o fôlego. Apesar de ser um gato territorialista, ele não é agressivo e encanta a todos ao redor.
A aparência exuberante, com pelos longos, chama a atenção por onde ele passa! O corpinho com marcações exclusivas e os olhos azuis são, com certeza, os grandes diferenciais da raça. Quer conhecer um pouco mais sobre ela? Então, continue a leitura e se apaixone!
Esse é um gato doméstico grande, e a pelagem o faz parecer maior ainda. No entanto, não exige tanto espaço para viver, pois costuma ser tranquilo e não causa muita bagunça. Ele se adapta bem vivendo em ambientes pequenos, como apartamentos e casas compactas.
Mesmo assim, é preciso incluir uma rotina de exercícios leves no dia a dia dele. Isso porque, como é grande, tende a ficar acima do peso. Brincar, correr e perseguir bolinhas são atividades que podem fazer parte da rotina. Se o felino for criado em um jardim ou um quintal, será mais ativo.
5,5kg
9 a
13 anos
alto
A aparência desse bichano é mesmo marcante. A raça de gato Birmanês possui pelos longos e muito exuberantes, com fios maravilhosos. Então, que tal conhecer alguns fatos curiosos sobre a vida dele? Afinal, o que não faltam são lendas e mistérios sobre o Birmanês.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas raças de gatos correram o risco de extinção, e o Birmanês foi uma delas. Ele só resistiu porque dois bichanos permaneceram na Europa, e toda a linhagem da raça na França veio deles, misturados a alguns Persas.
Estilista alemão muito conhecido, Karl Lagerfeld foi tutor de um Birmanês. O bichano tinha o nome de “Bermin Choupette de Largerfeld” e viajava o mundo com o amigo humano. Inclusive, reza a lenda que Karl pode ter se inspirado no felino para criar uma coleção de bolsas!
O gatinho do estilista Lagerfeld, Bermin Choupette, estrelou duas campanhas publicitárias, em 2014. O bichano lucrou alguns dólares ao participar de um anúncio de calendário automotivo e de uma propaganda de uma marca chinesa de cosméticos.
A lenda da origem da raça diz que, durante uma adoração à deusa Tsun-Kyan-Kse, um sacerdote budista foi morto. O felino que o acompanhava, então, colocou as patinhas sobre o corpo, ficando com a pelagem dourada e os olhos azuis — como a deusa Tsun-Kyan. Por fim, as pernas ficaram marrons, e as patas, branquinhas.
O gato Birmanês chegou à França entre 1919 e 1920. A versão contada é que, durante uma nova invasão ao templo budista, Auguste Pavie e Major Gordon Russell ajudaram as pessoas do local e foram presenteados com um casal de felinos da raça. Esses felinos, então, iniciariam a linhagem da raça na Europa.
A raça chegou à Grã-Bretanha por volta dos anos 60. Lá, foi levada para outros lugares do mundo, chegando aos Estados Unidos em 1966. A partir daí, se tornou muito popular, ficando entre os dez gatos favoritos do planeta.
A raça foi reconhecida na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos no mesmo ano. O registro foi feito na CFA (The Cat Fanciers Association) e na Inglaterra no ano de 1967. Na Europa, o felino é conhecido como gato sagrado da Birmânia.
É possível notar uma considerável imponência na aparência da raça por conta de algumas características específicas, como o tamanho grande e a estrutura óssea forte e robusta. A cabeça do gato é triangular, com um crânio largo, em que o rosto fica igualmente distribuído. Os olhos do felino são médios e redondos.
O nariz tem o mesmo formato da cabeça e sobe em direção à testa. As orelhas são espaçosas na base e altas, mas bem separadas. Além disso, não podemos esquecer que este é um gato de pelo longo e belo, de cores que variam entre cinza, creme, fulvo e outras variações.
Ofereça rações de qualidade para o gatinho, afinal, ele merece, não é mesmo? Confira as opções de comidinhas aqui, na Petz, para encontrar a que mais combina com a dieta do seu peludo!
Os pelos longos do Birmanês precisam ser bem-cuidados, por isso, é indicado usar shampoos e condicionadores apropriados para ele. Aqui, na Petz, você encontra diversos produtos para a higiene do seu peludinho. Confira e aproveite!
A hora do descanso do seu gato Birmanês merece ser bastante confortável. Pensando nisso, escolha cama, cobertor, casinha e muitos outros acessórios para o bichano na Petz. O amiguinho de quatro patas vai amar!
Pulgas podem causar muito incômodo e ainda trazer doenças ao seu peludo. Por isso, quando esse micro-organismo indesejado aparecer, não perca tempo! Visite o veterinário e encontre o antipulgas recomendado por ele aqui, na Petz!
Os momentos de diversão serão ainda mais proveitosos com brinquedos especiais para o felino. Escolha varinhas, lasers, bolinhas e muito mais em nosso catálogo. Com certeza, ele vai amar ser presenteado!
Essa raça é muito afetuosa e companheira não só dos membros da família, mas de outros pets do convívio. Ela adora brincar e participar das atividades da casa, adaptando-se rapidamente às mudanças na rotina do lar. Além de tudo isso, adora conversar. Então, respondê-la sempre que mia é uma forma de diálogo.
No entanto, com estranhos, essa raça não é tão receptiva e amorosa assim. Por ser um gato territorialista, no início, tende a ficar desconfiado e afastado. É importante respeitar o espaço do felino quando ele quiser ficar mais reservado.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
O pelo do Birmanês é um caso à parte. Os fios têm tamanho de médio a longo e não há subpelo por baixo dos pelos principais. A textura é sedosa e macia, com uma pequena juba no pescoço.
Cuidar da pelagem da raça não é uma tarefa difícil, mas exige dedicação. Para evitar nós e emaranhados, basta penteá-la com uma escova de metal cerca de duas vezes por semana. Durante a primavera, a queda de fios pode ficar acentuada. Nesse período, é melhor escová-lo diariamente para remover pelos mortos.
A higiene do gato da Birmânia é comum a de outras raças. Banhos esporádicos já são suficientes para ele. Caso você prefira, leve-o a um pet shop, como as unidades da Petz, para a limpeza ser feita por profissionais de confiança.
Seu gatinho vai ficar mais limpo do jeito certo. Lembre-se que esse é um gato independente que, quando saudável, consegue se higienizar sozinho. Por isso, não exagere nos banhos e certifique-se, ao lado de profissionais, da frequência necessária.
As unhas do seu gatinho devem estar sempre aparadas no tamanho ideal para ele. Se estiverem muito grandes, o felino pode ficar incomodado ou arranhar móveis e objetos. Um arranhador pode ser um ótimo presente para ele desgastar as pequenas garras.
A escovação dos dentinhos do seu felino deve ser feita regularmente, na melhor frequência para ele. Converse com o veterinário para receber indicações dos produtos adequados e da maneira correta de escovar os dentes do peludo.
Como mencionamos anteriormente, um dos maiores riscos à saúde de felinos dessa raça é a obesidade. Por isso, é muito importante ficar atento aos exercícios diários dele, bem como à alimentação.
Além dessa, não há preocupações necessariamente exclusivas da raça. Um ponto a observar durante o tempo é a saúde renal do felino, especialmente conforme ele vai ficando mais velho. Outras condições comuns em gatos também podem acometer o peludo.
O gato Birmanês não tem exigências quanto à alimentação. Só é preciso preparar uma dieta balanceada para ele não ficar com sobrepeso. Consulte um médico-veterinário para receber recomendações quanto à melhor ração para seu peludinho e à quantidade de refeições ao longo do dia.
Prepare um cantinho confortável para o pet se alimentar, principalmente longe do local em que ele faz as necessidades. Aproveite para disponibilizar água fresca e limpa a todo tempo para o gatinho. A hidratação é fundamental.
Manter uma rotina de consultas com o veterinário é fundamental para o bem-estar do amigo de quatro patas. Por isso, tenha um profissional de confiança, que possa indicar a dieta do seu peludo, fazer exames de rotina e cuidar da saúde dele.
Além disso, mantenha a caderneta de vacinação do seu gato sempre em dia. Vacinar o seu Birmanês é sinônimo de proteger o bichinho e toda a família humana de diversas doenças contagiosas. Afinal, algumas delas podem ser passadas para os humanos.
Receber um gato Birmanês filhote em casa é um momento muito especial. A família contará com um novo membro, que precisa se sentir acolhido para ficar confortável e se acostumar com o ambiente.
Por isso, separe um cantinho para ele em casa e adapte a rotina de todos. Isso porque o gatinho exige atenção e cuidados, principalmente no início. Também é importante incluir as visitas ao veterinário nessa fase da vida do filhote. Assim, ele se adapta a tudo mais facilmente!
A raça é bastante tranquila na maior parte do tempo. Ela gosta de brincadeiras leves em momentos especiais com a família. Não há nenhuma recomendação específica para adestrá-la: basta incluir atividades que não requerem muito esforço para o gato.
O gato Birmanês costuma ter um membro favorito na família. É interessante que essa pessoa participe dos treinamentos para o gato ter um desempenho ainda melhor, especialmente para truques mais complicados.
Um gato Birmanês é muito fofinho, com pelagem exuberante, não é mesmo? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, temos vários itens para você cuidar dele e presenteá-lo bastante. Aproveite e confira opções para diversas raças, disponíveis por preços imperdíveis!