A pelagem do gato Azul Russo é o que mais chama a atenção no felino à primeira vista. Com um tom de azul prateado cintilante, ele encanta os olhos de quem o vê. Seu nome não é à toa, ele vem de regiões russas muito frias e, por isso, tem uma dupla camada de pelos, feita para aguentar baixas temperaturas.
No comportamento, os tutores terão um bichano muito amoroso e sensível, que em alguns momentos pode ser até tímido. O gato Azul Russo é um verdadeiro companheiro de quem ama e, com muita tranquilidade e lealdade, conquista a todos rapidamente.
A raça de gato Azul Russo é considerada de médio porte, com um corpo de ossatura fina, sendo ágil e musculoso na medida certa. Suas pernas são longas, dando a ele um movimento gracioso.
Ele é ideal para viver dentro do lar, pois é muito tranquilo e não fica atrás de estripulias no dia a dia. Sua maior vontade é ficar próximo à família. Pequenas atividades, como jogos de busca e escalada, já são suficientes para que ele se exercite diariamente.
3,5 a 5,5kg
10 a
20 anos
alto
O gato Azul Russo tem um comportamento muito tranquilo, inclusive não é destrutivo quando se sente entediado. Você poderá encontrá-lo brincando sozinho e ele não estará triste com isso, pelo contrário. A independência também está presente em seus instintos.
Um gato da raça Azul Russo atuou no filme Garfield, no papel de Arlene. Outros felinos da raça apareceram nos longas Cats & Dogs 1 e 2 e nos quadrinhos Two Lumps, nos personagens Catherine, Eben e Snooch.
Muitas pessoas que têm alergia aos gatinhos ficam tristes, pois não podem conviver com um bichano. Nesses casos, o melhor é procurar raças que sejam favoráveis para os alérgicos. O Azul Russo pode ser uma boa opção, porque ele não solta muitos pelos e produz baixos níveis de alérgeno.
O felino Azul Russo era conhecido como “gato Arcanjo” por conta do seu local de origem, chamado de Ilhas Arcanjo. Na época, ele participava de competições com outros bichanos que tinham os pelos azulados.
Como dito anteriormente, o Azul Russo surgiu em uma região de temperaturas negativas, na Rússia. Não se sabe ao certo quais felinos participaram de sua criação, mas historiadores acreditam que os gatos dos czares russos estejam presentes em sua linhagem.
Em meados de 1860, navios saíram da Rússia levando o gato Azul Russo com destino à Inglaterra e ao Norte da Europa. A primeira aparição da raça foi em 1875, no Crystal Palace de Londres. Os bichanos chegaram aos Estados Unidos em 1900.
Assim como outras raças, a Azul Russo quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial, mas os criadores decidiram usar outros felinos para recriar o bichano novamente. Na Inglaterra foi usado o British Shorthair na miscigenação; na Escandinávia, os Azuis da Finlândia e Siameses foram cruzados para os resultados.
O Gato Azul Russo ganhou reconhecimento no ano de 1912 pelo Conselho de Governadores do Cat Fancy. A TICA (The International Cat Association) reconheceu a raça para competições em 1979. No entanto, a popularidade do felino só começou a subir a partir da década de 60.
Seu corpinho de tamanho médio é gracioso e aparenta ser maior por causa de sua pelagem. Ele adora ficar parado sentado para mostrar como suas pernas são longas e dão imponência ao felino. Elas também proporcionam mais velocidade à corrida. As patinhas são arredondadas, em formato de almofada rosadas.
A cabeça tem a forma de cunha, com um tamanho proporcional ao corpo. Os olhos são grandes e redondos, afastados um do outro. As orelhas são pontudas e bem posicionadas ligeiramente para o lado da cabeça.
Para alimentar seu gatinho com as melhores rações é muito simples. Basta conferir todas as opções de alimentos disponíveis aqui, na Petz. Temos um catálogo recheado e muito bem preparado para atender a todos os felinos!
Uma pelagem bonita e cheirosa é resultado de cuidados especiais. O uso do shampoo e condicionador adequado faz toda a diferença no pelo do seu amigão. Não perca a variedade de produtos disponíveis aqui na Petz para a higiene do seu gato!
Os momentos de descanso precisam ser bastante valorizados, pois o gatinho merece esse conforto! Pensando nisso, você pode garantir camas e outros acessórios para seu peludinho aqui, na Petz. Confira!
Os tutores devem sempre estar atentos ao aparecimento de pulgas no gatinho. Além de causarem incômodo ao pet, elas trazem doenças. É fundamental pedir a ajuda de um veterinário nesses momentos para escolher o antipulgas adequado. Depois é só garantir o produto na Petz!
O gato Azul Russo tem características variadas e uma delas é adorar ter brinquedos para a diversão. Para presenteá-lo, você pode garantir uma das opções da Petz. Elas são desenvolvidas especialmente para a alegria dos felinos e vão aguçar os instintos do seu bichano.
Antes de tudo, esse é um gato extremamente observador. Seu temperamento é dócil e gentil, é simpático e amoroso com seus tutores, e terá um familiar preferido. Mas não pense que ele não tem os momentos de independência. Algumas vezes, vai querer ficar sozinho para realizar suas atividades.
Com os estranhos, ele costuma ser mais tímido e reservado. Idosos e crianças têm um ótimo relacionamento com ele, além dos outros bichinhos de estimação. Quando faz amizade, ninguém segura o Azul Russo. Se estiver afim, vai tagarelar por um bom tempo!
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Sem dúvidas, a pelagem do Azul Russo é bem marcante. Ela tem um tom azulado muito brilhante, que chega a lembrar uma prata. O pelo é curto, cheio e tem uma camada dupla muito macia e sedosa.
Os cuidados com a pelagem não são muitos, a escovação durante duas vezes na semana já é suficiente, sempre no sentido contrário ao crescimento para mantê-lo na forma natural. Dessa forma, a oleosidade é distribuída e os pelos mortos são removidos.
Os banhos podem ter uma rotina mensal, já que os gatos costumam fazer uma autolimpeza sozinhos. Limpe os cantos dos olhos com um pano úmido e esteja atento às sujeiras do ouvido. Nunca use haste de algodão!
A maior exigência de higiene do Azul Russo é com a caixa de areia, ele ficará extremamente incomodado se ela não estiver limpa. Então, sempre que ele utilizar, remova os dejetos.
O crescimento das unhas pode causar desconforto aos pets e ele pode acabar danificando os móveis em casa para arranhar. Por isso, o corte deve ser feito pelo menos a cada duas semanas.
A saúde do gato Azul Russo costuma ser muito boa, por isso, sua expectativa de vida impressiona pela longevidade. Mas mantenha uma rotina de consultas para que um profissional acompanhe o felino.
A raça Azul Russo tem fama de ter um apetite bastante grande. A ajuda de um veterinário para montar a dieta adequada para ele é fundamental. Afinal, o gato não pode comer muito e nem pouco, ele precisa se alimentar com os nutrientes necessários em cada fase da vida.
Mantenha uma tigela com água limpa e fresca sempre à disposição do felino. Os gatos sentem muita sede ao longo do dia e precisam se hidratar. A hidratação aliada a uma boa alimentação garante mais bem-estar.
Para manter a saúde do seu gato bem-cuidada, o acompanhamento com o profissional faz toda a diferença. As consultas de rotina e os exames periódicos são importantes para detectar qualquer alteração rapidamente.
Não se esqueça de manter a carteirinha de vacinação do gato atualizada. Todas as campanhas são importantes e o felino deve participar. Vaciná-lo garante mais segurança para ele e também para a família!
Quando um gato Azul Russo filhote chega ao lar, a família terá muita alegria. Mas lembre-se que é preciso preparar o espaço do bichano e adequar a rotina da casa para que o felino tenha toda a atenção que precisa.
Nessa fase, o Azul Russo filhote adora fazer muitas refeições. O tutor deve estar atento para não dar comida demais para o gatinho. Os petiscos devem ser dados apenas com a recomendação do especialista.
O Azul Russo é muito inteligente, mas precisa de estímulos mentais e físicos para os exercícios. Caso contrário, ele pode não querer praticar ou criar as próprias atividades. Evite também mudanças na rotina de treinos, mantenha um horário regular.
Para estimular seu gato a participar das atividades e aprender o que está sendo ensinado, use brinquedos. As varinhas vão deixar seu felino muito agitado, inclua jogos de caça, pular e escalar.
Com todas as dicas fica mais fácil encontrar os produtos que seu gato Azul Russo precisa, não é mesmo? Agora, confira as opções aqui no Pet Shop on-line da Petz e garanta os presentes para seu peludo. Ele merece tudo o que há de bom!