O gato Angorá, em geral, é muito inteligente e conquista seu tutor com muita doçura e tranquilidade. Os felinos dessa raça têm muita energia e disposição para brincar, por isso adoram crianças. Ademais, eles são extremamente adaptáveis ao ambiente em que estão inseridos.
Essa raça é uma das mais antigas do mundo, por isso é considerada um verdadeiro tesouro. O Angorá, apesar de ser dócil, tem a personalidade forte, e, geralmente, escolherá a pessoa que será seu tutor em seu lar. Uma vez escolhida, ele ficará totalmente apegado a ela, necessitando de muita atenção.
O gato Angorá é considerado de médio porte, com corpo comprido e estrutura óssea fina. Apesar disso, não parece muito magro, e sim musculoso, tudo isso sob a sua a pelagem. Esse felino ama brincar e correr, por isso os tutores devem proporcionar frequentemente essas atividades a ele.
Os Angorás brancos podem nascer surdos, não é uma regra, mas é muito comum entre eles. Geralmente, esses gatinhos terão os olhos azuis. No caso de olhos de cores diferentes, o gatinho poderá não ter a audição de apenas um ouvido.
3 a 7,2kg
12 a
18 ANOS
ALTO
Muito fiéis aos seus tutores, os gatos Angorás adoram conversar e se mantêm muito atentos durante as discussões. Para estarem felizes, eles precisam estar colaborando ou mesmo participando dos acontecimentos do seu ambiente. Agitados por natureza, podem abrir e subir em portas e armários com facilidade.
O Angorá gato é considerado o primeiro felino de pelo longo existente. Por muito tempo foi criado apenas em zoológicos na Turquia, o que possibilitou a preservação da raça. Isso aconteceu por ele ter sido praticamente esquecido devido ao surgimento dos gatos Persas.
É muito comum que o gato Angorá tenha olhos de cores diferentes. Geralmente, isso acontece com os felinos de pelagem branca, que acabam nascendo com um olho verde e o outro, azul. Isso pode ser resultado de misturas de genes.
Um Angorá muito conhecido, especialmente entre as crianças, é o lindo gatinho branco da Magali da série de quadrinhos Turma da Mônica. Muito travesso e carinhoso, o bichano pensa que é o dono da casa, característica marcante da raça.
O Angorá surgiu na Turquia, porém, os historiadores não sabem ao certo como a raça se originou. Uma possibilidade é ter nascido do cruzamento entre um gato selvagem africano e o gato Pallas.
Após ser um pouco esquecido, o gato Angorá voltou a ser preservado e cuidado em 1900, ainda na Turquia. Em 1962, o primeiro casal da raça foi levado para a América, pela esposa de um general. Com isso, os felinos voltaram a se procriar e a serem valorizados como uma raça importante.
Com a chegada do casal de gatos à América, o interesse pela raça foi retomado. E assim, em 1970, os felinos Angorás foram registrados pela Cat Fanciers Association, ganhando reconhecimento total em 1972.
Até o ano de 1978 somente o gato Angorá branco era registrado. Atualmente, os registros norte-americanos recebem todos os tipos de felino dessa raça, inclusive de outras cores.
Um dos traços mais marcantes do gato Angorá é o tamanho de sua cabeça, bem pequena e em formato triangular. Os pelos longos são frutos de mutações recessivas que ocorreram há muitos séculos e foram perpetuadas ao longo do tempo.
Seus olhos são bem grandes e atentos. As orelhinhas são dispostas de forma ereta, bem grandes também. A cauda traz uma impressão de ser ainda mais graciosa por ser longa, em formato de penacho.
Para cuidar do desenvolvimento e bem-estar do seu gatinho, é fundamental escolher a ração ideal para ele. Com a orientação de um especialista, escolha o alimento que proporcionará mais vitaminas e nutrientes para seu mascote. Encontre no catálogo da Petz todos os tipos de ração para gatos.
Quando olhamos a beleza dos pelos do gato Angorá, sabemos que eles exigem muito cuidado e atenção, principalmente na hora da higiene. Por isso, escolha os melhores produtos para cuidar da limpeza do seu felino com toda a qualidade que ele merece.
Depois de um longo dia de brincadeiras e diversão, o Angorá precisa de um lugar agradável para poder descansar. Encontre na Petz as melhores camas, cobertores e todos os tipos de acessórios para proporcionar um ambiente confortável para seu felino.
Os gatos estão propensos a adquirirem pulgas, principalmente por brincarem ao ar livre constantemente. Para prevenir a infestação desse incômodo, a Petz tem uma vasta linha de opções de antipulgas para todos os tipos de felinos. Siga sempre as recomendações de um especialista para usar esses produtos.
Os Angorás adoram brinquedos, por isso é muito fácil agradá-los. Adquira produtos divertidos, como poleiros e árvores para gatos na Petz e garanta a maior diversão durante as brincadeiras.
Apesar de ser muito dócil e apegado ao seu tutor, o gato Angorá pode ficar chateado com mudanças no ambiente em que vive. É muito ágil, esperto e inteligente. Com essa agitação toda, adora subir em portas, entrar em armários e se esconder dos tutores.
O bichano adora correr e brincar, e gosta de muita atenção. Na mesma medida que gosta de receber, adora dar carinho também. É muito exigente de afeto e gosta de estar no controle de tudo o que o cerca. Por isso, se torna o animal “alfa” da casa. E, por fim, não gosta de ficar sozinho.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Por ser um gato de pelos longos, os cuidados com o Angorá demandam bastante atenção. A pelagem deve ser escovada semanalmente para remover pelos soltos e manter o brilho geral. Devido à raça não ter subpelagem, é mais fácil de cuidar, pois não há a formação de nós.
Durante o verão os pelos ficam mais curtos do que no inverno. Por isso, é importante ter atenção com a sazonalidade da queda da pelagem. Quando é o período de troca, é necessário penteá-los diariamente.
Os cuidados com o gato Angorá e sua higiene não são complicados. Principalmente por essa raça adorar e se atrair pela água, um diferencial entre outros tipos de felinos.
A frequência de banho pode ser de uma vez por mês, isso para o gato Angorá preto, cinza ou de outra cor escura. Para os brancos, o banho pode ser mais de uma vez para manter a cor. É preciso atentar-se aos pelos da face, região anal e patas, pois estes são os lugares que mais sujam.
Como dito anteriormente, o gato Angorá branco de olhos azuis ou de cores diferentes, geralmente, é surdo. Se for o caso do seu pet, alguns cuidados são necessários, principalmente o acompanhamento com veterinário. Isso não afeta a qualidade de vida do bichano.
Alguns gatos dessa raça apresentam problemas no trato urinário, como xixi com sangue ou mau cheiro. Se o pet apresentar qualquer sintoma, o especialista deve ser procurado. Além dessas doenças, problemas cardiológicos e neuromuscular podem surgir, por isso exames períodos devem ser feitos.
Cuidar das unhas também faz parte do cuidado com a saúde do Angorá. Elas devem ser cortadas a cada 15 dias para ficarem em um tamanho adequado ao animal. Assim, ele não vai machucar a si ou as pessoas, nem destruir objetos com suas garras afiadas.
É importante oferecer aos gatos alimentos que supram todas as suas necessidades nutricionais. A quantidade de ração diária vai variar de acordo com a idade e o peso do animal de estimação. Desse motivo vem a importância de sempre fazer o acompanhamento com um veterinário que indicará a porção ideal para ele.
Além da comida de qualidade, é importante sempre deixar água limpa e fresca disponível para seu bichano. Assim, muitas doenças, principalmente renais, são evitadas com a hidratação diária.
Como todos os animais de estimação, o gato Angorá precisa de acompanhamento periódico com o veterinário. Dessa forma, fica mais fácil cuidar da saúde do seu pet e garantir o bem-estar e a qualidade de vida dele.
Outra importante medida é manter a carteirinha de vacinação sempre atualizada. Assim, você garante que seu mascote estará protegido contra as principais doenças que afetam os bichinhos. Os cuidados devem ser mantidos em todas as fases da vida do seu gatinho.
A chegada de um filhote de gato Angorá deve ser bem preparada. A rotina e o ambiente devem estar esperando a chegada do felino. O gatinho precisa se sentir seguro e acolhido, principalmente o dessa raça que demanda tanta atenção.
Até os 12 meses eles ainda são filhotes, e devem consumir apenas alimentos para essa faixa etária. A partir de 1 ano, se tornam adultos e os cuidados são diferentes.
Apesar de ser uma raça dócil e brincalhona, o gato Angorá é muito inteligente, por isso, pode ser um pouco teimoso no adestramento. Com paciência e tempo ele vai aprender tudo o que o seu tutor quer ensinar.
Os gatos Angorás adoram brincadeiras, são atléticos e adoram subir em tudo. Brinquedos são ótimos para a diversão, e, se alguma criança estiver no ambiente, é ainda melhor. Faça atividades nas quais eles sejam o centro das atenções para que se envolvam inteiramente.
Agora que você conheceu as principais informações sobre o gato Angorá, que tal conferir em nosso catálogo os melhores produtos para felinos? No Pet Shop on-line da Petz você encontra tudo o que precisa para cuidar e brincar com seu mascote. Aproveite as condições especiais e adquira só qualidade!