De origem escocesa, o West Highland White Terrier encanta com sua energia, que deixa qualquer ambiente mais alegre. Mesmo sendo um cãozinho mais independente, ele adora quando o tutor demonstra afeto. E quem não gosta de receber carinho, não é mesmo?
O Westie, como também é conhecido — principalmente pelos amantes da raça —, tem as características clássicas de um terrier: independente, esperto e com uma pitada de teimosia. Porém, isso não exclui o lado divertido e afetuoso que só o West White Terrier tem!
O West Terrier é um cão que adora brincar e se divertir, por isso, precisa gastar todas as energias que tem (e são muitas!). A raça adora cavar, pular, correr e caçar, então passeios e brincadeiras são atividades ideais para colocar o cachorro para se exercitar.
Apesar de ser um cão muito enérgico, com alta necessidade de se exercitar, ele é muito adaptável a qualquer ambiente. Nesse sentido, o cachorro pode viver em um apartamento, casa com ou sem quintal e fazendas. Se morar em um local menor, o tutor deve separar um tempo para realizar os exercícios diários.
Há muitos anos essa bola de pelos branca tem encantado os tutores com seu comportamento contente e cheio de energia. Além disso, o espírito livre, independente, que ao mesmo tempo demonstra afeto por quem ama, conquista todos que estão ao redor do cãozinho.
Uma das características mais marcantes do cão Westie Terrier é a caça. Durante a atividade, a pelagem branca era fundamental para que o tutor pudesse diferenciá-lo das raposas que ele caçava.
O cachorro West é uma das raças mais queridas entre as celebridades. Algumas das personalidades famosas que já tiveram ou ainda são tutores desses cãezinhos são: Robert Pattinson, Al Pacino, Alfred Hitchcock e Rob Schneider.
Por falar em celebridades, a raça West Highland White Terrier já atuou em alguns filmes. Em 2005, um cão Westie foi o ator principal do filme The Adventures of Greyfriars Bobby. Aqui no Brasil, a raça também esteve presente no longa As aventuras de Gui & Estopa.
O Westie é um cão de origem escocesa criado para caçar roedores nos depósitos de grãos. Os primeiros cachorros da raça datam de meados de 1700, quando surgiram os pequenos exterminadores de ratos e raposas que transmitiam doenças à população.
Acredita-se que o Cairn Terrier, o Scottish Terrier e o Dandie Dinmont são todos da mesma linhagem que o Westie. Não se sabe ao certo quais são as raças que deram origem a todos eles. A única informação comprovada pela AKC (American Kennel Club) é que descende de cães-da-terra, uma gama de terriers escoceses.
A raça Westie teve vários nomes antes de chegar ao atual. Em 1800, quando o cão foi reconhecido pelo Coronel Poltalloch, o cachorro teve o nome da autoridade. Depois de um tempo, o cãozinho foi chamado de Roseneath, em homenagem à fazenda do coronel. Somente em 1909 chegou-se à nomeação usada até hoje!
O registro no American Kennel Club veio no ano de 1908, tornando-se a 61ª raça registrada.
O cão West Highland White Terrier não é grande, chegando a ter em média 25 a 27 centímetros de altura. O padrão da raça descrito na CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) descreve-o como um cachorro com membros musculosos, para combinar a força com suas ações.
A cabecinha do cão é redonda e proporcional ao tamanho do corpo. Os olhos são de dimensões médias, na cor castanha e bem separados. As orelhas são pequenas e eretas, uma distante da outra e com a ponta pontiaguda. Essa parte da cabeça do Westie tem pelos lisos e curtos.
Conheça rações para West Highland White TerrierCom toda certeza, a alimentação correta faz muita diferença no bem-estar do seu peludo. Deixe a Petz ajudar você nessa missão com nossas ótimas opções de rações para cão West Highland White Terrier. Converse com o veterinário e encontre a comidinha ideal para o seu bichinho de estimação.
Acessar Pet ShopO seu bichinho de estimação merece sempre cuidados especiais. Então, que tal escolher shampoos, condicionadores, perfumes e muito mais para ele com muita qualidade? Aqui, em nosso catálogo, você pode escolher os produtos ideais para seu Westie ficar bem limpinho!
Acessar Pet ShopProteja seu peludo da infestação de parasitas. Afinal, além de ser um incômodo para o pet, esses bichinhos indesejados ainda podem causar doenças. Por isso, peça a orientação de um veterinário e encontre o antipulgas recomendado aqui, na Petz!
Acessar Pet ShopPara gastar todas as energias que tem, nada melhor do que presentear o seu West Highland White Terrier com brinquedos fantásticos. Você pode dar a ele bolinhas, pelúcias, mordedores e muito mais!
Acessar Pet ShopDepois de brincar bastante durante um dia cheio de aventuras e diversão, seu cachorro precisa descansar. Ofereça a ele um local perfeito para o relaxamento, com as opções de camas e casinhas da Petz!
Acessar Pet ShopA personalidade do Westie é clássica de um terrier, como já dito anteriormente. Ele tende a ser independente e determinado, mas é um dos cães mais afetuosos desse grupo, já que gosta de demonstrar carinho e brincar com o tutor. No entanto, o doguinho não gosta de ficar muito tempo no colo, preferindo ficar solto no chão.
É um cão muito curioso e investigativo, e qualquer barulho dentro de casa é capaz de chamar a atenção dele. Não se assuste com os latidos que o cachorro pode dar a qualquer momento sem motivo aparente.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
A convivência com o cachorro West Highland White Terrier costuma ser fácil, sendo os principais cuidados com a escavação e com a teimosia. Caso more em um espaço com quintal, ele poderá cavar todo o local e não gostar de ser repreendido. Por isso, os tutores precisam ser firmes ao educá-lo.
Se na sua casa há crianças, não se preocupe, pois o West Highland é bastante amigável, inclusive com os adultos. A única preocupação é com outros pets de espécies diferentes, como pássaros e coelhos. Os instintos naturais do Westie podem fazê-lo confundir esses bichinhos com presas.
Para evitar os problemas de socialização, é preciso educá-lo e socializá-lo desde filhote a conviver com outros cães e animais de estimação. Em geral, gosta das crianças, como dito anteriormente, mas não custa nada acostumá-lo a viver juntos. A amizade entre eles será incrível!
Com estranhos, o Westie não tem problemas, sendo até amigável demais, diferente dos outros cães terriers. Não pense que ele possa ser um cão de guarda, pois essa função não está em seu interior.
A pelagem branca do Westie é inconfundível. Ela é dupla, curta e áspera, o que impede o acúmulo de sujeiras. A parte externa precisa ser escovada diariamente, enquanto a interna não cresce. Após o crescimento das duas — por volta do primeiro ano de idade — a escovação pode ser feita semanalmente.
Os pelos do West Terrier branco precisam ser cortados ou removidos com as mãos dos tutores para tirar os fios mortos.
Apesar de ter o pelo bastante branquinho, não é difícil manter a cor da pelagem. Você pode usar produtos especiais no seu Westie, disponíveis na Petz, para manter o pelo branco. Os banhos podem ser dados mensalmente, pois se o seu Westie tiver um casco mais duro, muita limpeza pode prejudicá-lo.
O corte da unha precisa estar em dia, ou seja, o tutor deve ficar atento ao crescimento delas para que o manejo seja feito na época certa. Caso não saiba como realizar essa tarefa, os centros da Petz podem ajudar!
Os dentes do seu pet podem ser escovados semanal ou diariamente, então peça a ajuda do veterinário para definir a frequência. Além disso, deve-se usar produtos especiais para cães, assim você evita doenças bucais no Westie.
O West Highland tem uma vida saudável, no entanto, é preciso estar atento quanto ao aparecimento de doenças específicas. Algumas delas são oftalmológicas, dermatológicas, neurológicas e ortopédicas. Os exames feitos regularmente ajudam a diagnosticar logo no início.
O West Highland White Terrier precisa de uma alimentação de qualidade que seja completa e balanceada. Ofereça a ele rações bem preparadas, com todos os nutrientes que precisa nas fases da vida.
A raça tem predisposição à obesidade, por isso, é preciso preparar uma dieta cautelosa para o seu pet caso ele esteja acima do peso. Os petiscos só devem ser dados com a autorização do veterinário. Por fim, fique atento para que ele não consuma sobras.
As visitas regulares ao veterinário fazem toda a diferença na vida do seu cachorrinho. É no consultório que ele pode fazer exames, ajudar a evitar os parasitas e recomendar dietas e tratamentos adequados.
Além disso tudo, é com o acompanhamento regular que seu pet fica com as vacinas em dia. Vacinar seu amigão peludo é benéfico para ele e também para todos, afinal, muitas doenças podem ser evitadas.
Receber um filhote West Highland White Terrier requer uma preparação do ambiente e da rotina de todos. É preciso adaptar o espaço para que o cãozinho fique confortável no novo lar e cresça sempre feliz.
Os treinamentos podem ser iniciados após o West Highland White Terrier filhote ter 8 semanas de vida. Assim, ele aprenderá a socializar, será educado para fazer as necessidades no local certo e também aprender a latir menos e não cavar o quintal.
O treinamento pode começar o mais cedo possível, com atividades que despertem a criatividade e que sejam reforçadas com elogios. Essa raça é bastante inteligente e responde bem aos estímulos. Para que não seja teimoso durante o treino, o tutor precisa ser firme.
Algumas atividades podem botar em prática a energia e agilidade do Westie e obter melhores resultados. Agility, flyball e treino de obediência são ótimas opções para treinar o seu cãozinho da raça.
Encontre vários produtos divertidos para o seu West Highland White Terrier aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Aproveite nossas condições imperdíveis para garantir tudo que seu peludo precisa no dia a dia. Com tanto produto de qualidade, seu amiguinho fica bem cuidado!