O fofo Keeshond é um dos cães do tipo Spitz que tem tamanho médio e que parece ser ainda maior por conta de sua pelagem exuberante. Inclusive, os pelos de sua face têm alguns traços que dão a impressão de que o cachorro está usando óculos. Isso mesmo, um doguinho com esse acessório! Essa é uma das marcas da raça.
A raça Keeshond tem origem holandesa e, antigamente, era um ótimo cão de guarda de barcaças. Apesar dessa função do passado, hoje o cachorro é um excelente bichinho de estimação, principalmente por ser tranquilo, brincalhão e fácil de treinar.
As necessidades diárias de exercício do cão Keeshond não são muito exigentes. Uma caminhada por dia já é o suficiente para deixar o cachorro bastante exercitado. No mais, ele irá procurar realizar as próprias atividades em casa, caso esteja entediado.
A adaptação da raça em ambientes diversos é bastante fácil, isso porque o Keeshond já foi um cão de fazendas e de barcaças. Ou seja, já viveu em lugares com muito ou pouco espaço para correr. Porém, é preciso estar atento ao clima, já que, por causa da pelagem densa, ele não fica bem em locais muito quentes e úmidos.
O cachorro Keeshond tem uma característica marcante: o afeto que dá aos tutores. É muito fácil deixá-lo feliz, basta estar na companhia de quem gosta e ele aproveitará bastante o momento. Quem tem um cão desses em casa terá sorrisos a todo tempo, pois essa raça vive sorrindo facilmente.
Como dito anteriormente, uma das marcas clássicas da raça são os óculos. A impressão de que o cachorro está usando os acessórios é causada por duas sombras em seu rosto. É uma simples e delicada linha mais escura no canto dos olhos que dá esse toque um pouco engraçado ao bichinho.
A história da nomeação e popularidade do cão no seu local de origem tem a ver com eventos políticos no país. Durante o século 18, a Holanda foi dividida entre dois partidos, um deles chamado de Patriotas. O líder dos Patriotas, Kees de Gyselaer, era tutor de um cão que chamou de Keeshond, por causa de seu próprio nome.
Devido a esses fatos históricos em que o Keeshond esteve presente, ele tinha um papel importante na meio político. Por diversas vezes, fotos e desenhos animados sobre o conflito entre partidos continham a imagem de um cachorro dessa raça.
O cão de origem holandesa tem muitas histórias e lendas acerca do surgimento da raça, mas nenhuma é precisa quanto ao ano do seu surgimento. Todas elas relatam que o Keeshond sempre esteve dentro de barcaças, sendo um cachorro de companhia e guarda, além de evitar os roedores
Assim como a origem do Keeshond, seus ancestrais são incertos. O que está relatado nos clubes da raça é que os cães Samoyeds, Huskies, Elkhound, Lulu da Pomerânia e Wolfspitz estão em sua linhagem. Inclusive, esse último é o mesmo ancestral do Spitz, por isso são considerados da mesma família de cães.
O Keeshond ficou popular na Holanda durante o século 18, quando foi exibido pela primeira vez. Depois, por volta de 1905, a raça foi levada para a Inglaterra e só em 1928 chegou aos Estados Unidos
O reconhecimento da raça pelo American Kennel Club (AKC) aconteceu dois anos após a sua chegada na América do Norte, em 1930. Já pelo United Kennel Club (UKS) o Keeshond foi reconhecido em 1936. Na Fédération Cynologique Internationale (FCI), o cão ainda é considerado um Wolfspitz.
O Keeshond tem características que o tornam inconfundível. Uma delas é a sua densa pelagem, que chama a atenção de quem o vê. Principalmente na região do pescoço, os pelos formam uma juba incrível. Seu corpo, de tamanho médio, é bem equilibrado, com todas as medidas proporcionais. .
A cabeça do Keeshond tem tamanho proporcional ao corpo e lembra uma raposa por causa de seu formato de cunha. Os olhos, sempre alertas, estão a uma distância média um do outro. Neles, há uma borda preta, que remete ao formato de óculos. As orelhas são pequenas e quase se perdem em meio à pelagem espessa.
Conheça rações para KeeshondUma alimentação completa e balanceada é muito importante para o desenvolvimento do Keeshond. Por isso, é fundamental escolher uma ração adequada para ele. Peça a ajuda de um especialista e encontre o produto indicado aqui, na Petz.
Acessar Pet ShopUma pelagem tão bonita como a do Keeshond merece cuidados especiais. Para cuidar dos pelos com a máxima excelência, conheça os produtos de higiene disponíveis na Petz. Aqui, você encontra shampoos, condicionadores, hidratantes e muito mais para seu cão!
Acessar Pet ShopCom tanto pelo, pode ficar ainda mais fácil do seu Keeshond acabar contraindo pulgas e carrapatos. Mas fique calmo, porque essa situação tem solução com os antipulgas e remédios para parasitas que você encontra aqui, na Petz. Peça a indicação do médico-veterinário para escolher o produto certo!
Acessar Pet ShopDivertido por natureza, o Keeshond adora brincar bastante e gastar as energias. Para isso, você pode presenteá-lo com brinquedos fantásticos, como bolinhas, mordedores e pelúcias. Aproveite e confira as opções da Petz!
Acessar Pet ShopPara relaxar não há nada melhor do que um lugar especial, não é mesmo? Então, prepare um cantinho muito aconchegante para seu Keeshond com os produtos da Petz. Garanta para ele uma caminha ou casinha e deixe seu cachorro aproveitar uma soneca!
Acessar Pet ShopO Keeshond é um cão extremamente dócil e muito amigável. Por causa de todas essas características, ele é um ótimo bichinho de estimação. O mais importante para ele é estar próximo à sua família, sendo incluído em todas as atividades possíveis.
Ele não é um cachorro agressivo e muito menos tímido. Seus latidos não são para assustar, muito pelo contrário. O Keeshond late para se comunicar com os tutores e demonstrar ainda mais felicidade. Quem tem um cão dessa raça em casa sabe que não falta alegria!
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
A convivência com o Keeshond costuma ser bastante tranquila por todas as suas características de cão amigável. Além disso, o tutor não precisa se preocupar em treinar arduamente o cãozinho, pois essa raça aprende tudo com muita facilidade.
A única exigência que o Keeshond fará aos tutores é ter sempre uma companhia por perto. Ele gosta de se sentir acolhido, e com a família próxima, é como se estivesse protegido e protegendo quem ama.
Mesmo com todos os traços amigáveis que o Keeshond possui, a socialização sempre é bem-vinda. Um pouco de interação, desde filhote, com outros pets e também com crianças, fará dele um amigo incrível.
Em relação a pessoas estranhas, não há com o que se preocupar. Apesar de latir um pouco quando encontra alguém novo, logo o Keeshond se acostuma e faz amizade. Lembrando que a raça jamais apresenta um comportamento agressivo com qualquer pessoa.
Quem vê os pelos do Keeshond imagina que eles sejam muito trabalhosos. No entanto, não é bem assim. A pelagem é dupla, com um subpelo macio e a parte externa grossa, longa e cheia.
Para cuidar de tudo isso, uma escovação semanal, com um pouco de água e uma escova de alfinete deixará a pelagem bem cuidada. Ademais, esse processo ajuda a evitar a queda dos pelos, já que os fios mortos serão removidos ao serem escovados. Por fim, a tosa pode ser feita em algumas regiões do corpo.
Os banhos frequentes não são uma exigência para a raça desde que os cuidados com os pelos sejam feitos sempre que necessário. Se isso for cumprido, o intervalo da limpeza geral pode ser de seis a oito semanas. Isso porque o Keeshond não exala odores de sua pelagem se ela estiver bem limpinha.
O corte das unhas do Keeshond deve ser respeitado como em qualquer outra raça. Ou seja, o tutor deve estar atento ao crescimento delas para cortar quando for necessário. Em geral, esse corte pode ser feito a cada duas semanas, para que o cão fique confortável.
Escovar os dentes do seu peludo é uma atitude que proporciona muitos benefícios a ele. Para isso, peça a indicação a um veterinário de um creme dental feito para bichinhos de estimação. Assim, você evita diversas doenças na boca e nos dentinhos do seu amigo de quatro patas!
Para garantir bem-estar e saúde ao seu Keeshond, faça exames no cão desde filhote. Isso porque as principais doenças que acometem a raça — displasia, luxação patelar e problemas genéticos — podem ser detectadas já na primeira fase da vida dos pets
Na hora de definir a refeição do seu peludinho, peça a ajuda de um especialista. O Keeshond costuma gostar de vários tipos de ração indicados para o seu porte. No entanto, o auxílio do veterinário para uma dieta adequada pode potencializar o ganho de vitaminas e nutrientes na alimentação do cachorro.
Converse sempre com o especialista a respeito do que o seu pet pode comer. Os cães de origem norte-holandesa gostam de peixes, mas só dê ao seu Keeshond se o veterinário autorizar. A mesma recomendação vale para os petiscos, pois se forem oferecidos em grandes quantidades, podem prejudicar as calorias diárias do cão.
Nunca é demais levar o seu peludo ao veterinário, melhor ainda quando esse cuidado é feito desde cedo. Assim, seu pet fica acostumado a visitar o profissional e não vai ficar incomodado ao realizar as consultas.
Além disso, um bom especialista vai ajudar no crescimento forte e saudável do seu bichinho de estimação. Isso será feito por meio de dietas adequadas, exames periódicos e tratamentos corretos para qualquer tipo de doença que seu pet tenha ao longo da vida.
Um filhote de Keeshond requer os mesmos cuidados que os cãezinhos de outras raças nessa fase da vida. Então, se esse será o seu primeiro bichinho de estimação, prepare o lar e a rotina para tomar conta dele com todos os cuidados que precisa.
O Keeshond filhote vai querer ter toda a atenção de seus tutores para que se sinta acolhido e amado. No começo, é importante disponibilizar bastante tempo da rotina para brincar com ele. Afinal, ter um cãozinho dessa raça é saber que terá um verdadeiro companheiro brincalhão!
Como dito anteriormente, o Keeshond é extremamente fácil de ser treinado. Isso acontece por causa de seu temperamento amigável e dócil, e também por sua grande inteligência. Outro fator que também contribui para o resultado positivo no treino é a motivação em agradar o tutor a todo tempo.
Pensando em todas essas características da raça, os treinos em que ele mais se destaca envolvem obediência, agilidade e proteção. Inclua atividades desde cedo na rotina dele, para que aprenda rápido tudo o que você deseja. Por fim, mas não menos importante, não se esqueça das aulas de socialização!
Depois de conhecer um cãozinho tão bondoso e alegre, você não vai se preocupar em encontrar tudo o que ele precisa. Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, temos uma variedade incrível de produtos para o Keeshond, aliado a preços e condições arrasadoras para a compra. Confira!