O Brasil é um país tropical. Apesar da sua imensa expansão, em quase todo o seu território, o calor e as altas temperaturas predominam. Essa, talvez, seja a explicação da pouca popularidade do Husky Siberiano por aqui, um cãozinho com origem no extremo nordeste da Ásia e que adora temperaturas negativas.
Criados para o trabalho, esses cachorros têm toda a aparência dos lobos selvagens, mas engana-se quem pensa que eles são agressivos. Extremamente amigáveis, os Huskys são fáceis de lidar e adoram companhia — do tutor, ou de outros cãezinhos.
Os Huskys não são do tipo preguiçosos. A condição física é uma das virtudes desses pets. Portanto, não imagine que o cachorro ficará no seu colo por horas e horas, o negócio desta raça é praticar exercícios físicos.
Para não cansar durante as suas atividades, o Husky Siberiano consegue controlar o seu metabolismo. Ele poupa as suas reservas de gordura e, assim, não fica fatigado e concentra sua atenção no trabalho.
Amante de temperaturas negativas, o Husky Siberiano possui uma dupla pelagem que as protege do frio. O cachorro Husky consegue sobreviver em temperaturas de até -30Cº, algo inimaginável para nós.
A comparação do Husky Siberiano com lobos se estendem além da aparência. Especialistas afirmam que o uivo desses cachorros podem ser ouvidos em até 16 quilômetros de distância.
A cidade Nome, no Alasca, sofria, em 1925, com uma epidemia de difteria. Com condições climáticas precárias, o medicamento — que estava há mais de 600 km da região — não conseguia ser enviado por avião e demoraria semanas para chegar. Equipes de trenós com Huskys realizaram a viagem em um tempo menor e levaram o remédio. Balto, um dos cães que liderava a tropa, tem uma estátua em sua homenagem no Central Park, Nova York, por conta do ato heróico.
Os Huskys são presença certa nas telinhas. Sempre em produções com neve, os principais filmes estrelados por cachorros dessa raça, são: Resgate Abaixo de Zero, Neve pra Cachorro, Snow Buddies - Uma Aventura no Gelo e Balto - Sua História Tornou-se Uma Lenda, que conta a história do cãozinho mencionado anteriormente.
Como o próprio nome anuncia, o Husky Siberiano possui origem na Sibéria, Rússia, durante a pré-história. A tribo nômade conhecida como Chukchi, foi responsável pela criação dos primeiros cachorros dessa raça, que na época já eram usados para o trabalho puxando trenós e também para a caça.
Já em 1909, os Huskys desembarcaram no Canadá para disputar corridas de trenó. No Alasca, essas corridas eram comuns e se assemelhavam às corridas de cavalos. Os percursos chegavam até 600 km e os animais da raça sempre se destacavam.
No início nos anos 90, os Huskys eram conhecidos por apenas duas funções: corredores em competições de trenós ou como trabalhadores. Porém, após o episódio da epidemia de difteria citado anteriormente, a raça começou a ser vista também como um cãozinho de companhia e estimação, principalmente na América do Norte.
Assim, em 1930, a raça foi reconhecida oficialmente pela American Kennel Club (AKC) e começou a se tornar pet de estimação de diversas famílias pelo mundo. No entanto, até hoje, regiões mais geladas, como o Ártico, continuam concentrando o maior número de Huskys Siberianos do mundo.
De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Husky Siberiano faz parte do Grupo 5, da família Spitz. As raças mais próximas ao Husky, são: Akita, Shiba Inu, Samoieda, Malamute do Alasca, Spitz Finlandês, entre outros.
Essas raças têm em comum diversas características dos Huskys. Além disso, há semelhanças na fisionomia e em características dos Huskys com lobos selvagens que viviam no Ártico.
Ignorem o olhar sério e com aspecto de bravo do Husky Siberiano. Por trás da fisionomia deles, os cãezinhos são amigáveis, brincalhões e totalmente família. Com o porte robusto, os pets possuem o rosto arredondado e as orelhas eretas, curtas e pontudas. Os olhos podem ser azuis, castanhos ou um de cada cor (heterocromia).
A paleta de cores dos pelos é a mais variada: vai do preto ao branco puro. Por ser uma raça específica para a vida na neve, as patas possuem pelos entre os dedos para proteger a sola. A cauda se mantém em pé quando o cão está atento e abaixa quando ele está em descanso ou em trabalho.
Conheça rações para Husky SiberianoQuando vamos escolher a ração dos nossos pets, nos deparamos com diversas opções, dos mais variados sabores e formatos, mas como saber qual é a melhor para o meu cãozinho? Aqui, na Petz, contamos com parceiros que oferecem os melhores alimentos com alta qualidade nutricional, garantindo o melhor para o seu Husky.
Acessar Pet ShopCuidar dos pelos do seu cãozinho é uma tarefa que exige escovação periódica e higienização com produtos como shampoos e condicionadores. Ao escolher o do seu pet, opte por produtos específicos para cachorros, pois eles contam com o pH adequado para o animal.
Acessar Pet ShopVer nossos cãezinhos irritados com a infestação de parasitas é o que nós tutores menos queremos. Para mantê-los protegidos, é importante optar por medicamentos com alta eficiência. Após realizar a consulta com o seu médico-veterinário, venha conferir as opções de antipulgas e carrapatos aqui na Petz.
Acessar Pet ShopPor mais que sejam cães de trabalho, no fundo, os Huskys também adoram brincar com seus tutores. Aqui na Petz você encontra as melhores opções de brinquedos para que a diversão com o seu amigão seja garantida.
Acessar Pet ShopPor mais que sejam muito ativos, os Huskys são animais que necessitam de descanso para recuperar a energia. Nesse momento, nada melhor do que contar com uma caminha confortável, concorda? Confira as melhores opções aqui!
Acessar Pet ShopExtremamente brincalhões, os Huskys adoram ter alguém por perto para brincar com eles. Amigáveis, eles não medem carinho para pessoas ou outros cachorros. Por isso, um dos principais pontos da personalidade deles é o apego à família.
Atléticos, eles adoram gastar toda a energia que possuem. Isso faz com que os tutores tenham cuidado para que o pet não “fuja” buscando espaço para correr e se divertir. Outro ponto forte da personalidade desses pets é a sua independência, demandando pouca atenção do tutor no quesito cuidados.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Se não é muito comum ver muitos Huskys por aí, mais raro ainda será conhecer tutores dessa raça que moram em apartamento. Isso porque, esse pet precisa de espaço para conseguir fazer suas atividades físicas diárias. Portanto, se está pensando em contar com esse cãozinho, tenha, no mínimo, um bom quintal para ele.
Para uma boa convivência com o Husky Siberiano, é necessário entender as necessidades do seu pet. Cachorros dessa raça não gostam de solidão, apesar de se mostraram independentes na hora de executar tarefas. Fazer parte das famílias é algo que eles estão acostumados desde o início da raça. Dito isso, faça com que o seu animal se sinta parte da família e evite deixá-lo sozinho.
Apesar de ser uma raça de cachorro que pode ser muito independente, o Husky, como já dissemos, também adora companhia. Para o tutor, a socialização do pet fica muito mais fácil, já que esses animais — acostumados a conviver em rebanho — se dão bem com adultos, crianças e outros cachorros.
No entanto, por ter origem de caçadores, os Huskys adoram caçar gatos e pássaros. Então, caso tenha felinos em casa, e queira um cãozinho da raça, procure educar o seu pet para que ele consiga se socializar tranquilamente com os bichanos.
A escovação dos pelos do Husky Siberiano exige um trabalho específico durante a troca de pelos, exigindo do tutor a escovação diária. Esse cuidado evitará possíveis problemas de pele no seu companheiro e irá auxiliar na troca das pelagens.
No restante do tempo, a escovação poderá ser feita duas vezes por semana ou até uma vez. Para realizar a escovação dos pelos do seu animal, escolha uma escova específica para o tipo de pelo dele — geralmente macio, de tamanho médio e reto.
Como já dissemos, Huskys estão entre os cachorros mais independentes do mundo. E outra característica desses pets é a limpeza. Eles dificilmente ficam com forte odor e preferem se limpar sozinhos — dispensando banhos convencionais.
Porém, caso o seu companheiro se suje em alguma aventura com poças de lama, entre outras brincadeiras, o banho será a solução. Nesse momento, certifique-se de utilizar produtos específicos para cachorros. Aqui, na Petz, você encontra os melhores itens de higiene animal com preços imperdíveis.
Problemas como o tártaro atinge quase todas as raças. Por conta disso, é fundamental que o tutor se preocupe com a saúde bucal do seu animal e escove os dentes periodicamente. O mesmo vale para as unhas, que quando muito grandes, necessitam de cortes para evitar que o pet se machuque
Como já falamos, os Huskys adoram o frio e suportam a temperaturas de até -30Cº, portanto, não é preciso se preocupar com roupinhas ou lençóis nos dias mais frios. A pelagem do animal protegerá ele completamente.
Assim como nós, nossos cãezinhos estão vulneráveis a diversos problemas de saúde durante a vida. Sejam eles problemas de fácil tratamento, como o combate a parasitas, ou mais complexos, como doenças crônicas.
Quando falamos dos Huskys Siberianos, eles são pets extremamente saudáveis. A principal recomendação médica é realizar diariamente as atividades físicas que o cãozinho exige, assim, ele se manterá saudável e terá uma vida mais longa.
Apesar de ser bem independente, cabe a nós, tutores, escolher e alimentar nossos pets com alimentos de alta qualidade nutricional. Por isso, ao escolher a ração do seu Husky, opte por opções que estejam alinhadas com a raça, porte e idade do seu cãozinho.
Já na hora de oferecer os petiscos – principal aliado quando queremos mimar nossos pets ou nos momentos de adestração – é importante não exagerar na quantidade. Converse com um médico-veterinário e veja com ele as porções ideais de ração e a quantidade adequada de petiscos diários.
Não é só com a alimentação que precisamos das indicações de um médico-veterinário. Esses profissionais são capazes de diagnosticar problemas em nossos pets que muitas vezes nós, tutores e tutoras, não percebemos.
Portanto, é fundamental que o seu companheiro tenha um profissional de sua confiança para cuidar da saúde. Além disso, não se preocupe em levar o pet apenas quando ele apresentar algum mal-estar. Consultas realizadas periodicamentes contribuem para o bem-estar do seu Husky Siberiano.
A sua cadela está prenha ou está pensando em adotar um filhote de Husky Siberiano? Alguns cuidados são importantes para que a adaptação do pet no ambiente seja feita de forma adequada e segura.
Portanto, lembre-se de realizar todas as vacinas do cãozinho e escolha alimentos específicos para a idade dele. Além disso, procure iniciar a educação do seu Husky desde novinho, para que ele cresça e tenha uma socialização cada vez maior.
Os cães da raça são dóceis, extrovertidos, apegados aos tutores e apaixonados por trabalho. Por isso, adestrar seu Husky não será tão complicado caso você tenha paciência. No ranking de inteligência canina, desenvolvido pelo norte-americano, Dr. Stanley Coren, e juristas especialistas em adestramento, a raça Husky Siberiano ocupa o 45º lugar entre 79 raças.
Para tornar o adestramento mais fácil, os tutores dos cãezinhos da raça podem utilizar truques para facilitar o trabalho. Porém, caso encontre dificuldade, procure um especialista em adestramento para realizar o processo. Durante os ensinamentos do profissional, é importante estar presente para que os pets criem laços com o tutor e obedeçam os comandos em outros momentos.
Agora que você já sabe tudo sobre Husky Siberiano, chegou a hora de preparar o ambiente para a chegada do seu cãozinho. Ou, se você já tem um pet em casa, adquirir todos os itens essenciais para manter seu bem-estar.
Produtos específicos de cachorro para a higiene, brinquedos, rações, petiscos, casinhas e outros acessórios você encontra aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Confira e aproveite os melhores preços do mercado!