Com muita inteligência e curiosidade, o Griffon de Bruxelas é um cão que está sempre em alerta. Mesmo não sendo um cachorro de grande porte, sabe impor seu respeito e adora cuidar da casa e proteger seus tutores.
De origem belga, o cãozinho também é conhecido como Griffon Belga, Griffon de Bruxelas, Pequeno Brabação e Grifo da Bélgica. Esse pet é um excelente cão para tutores que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, já que são menores e se adaptam melhor aos ambientes limitados.
Mesmo sendo uma ótima raça para morar em lugares pequenos, o cão Griffon de Bruxelas precisa de exercícios diários para gastar suas energias. Caminhadas regulares já são de grande ajuda para o desenvolvimento e cuidado com o corpo do Grifo Belga.
Mas é importante se atentar ao clima, pois o Griffon é um cão braquicefálico, o que exige maiores cuidados na hora de longas caminhadas. Ele não pode respirar ar frio em excesso, e sol demais pode causar exaustão no cachorro. É ideal evitar a exposição contínua do pet ao sol para que ele não superaqueça ou tenha insolação.
Pequenos e espertos, a raça de cachorro Griffon de Bruxelas antigamente era treinada para cuidar de carruagens e proteger estábulos contra infestações de ratos. Sim, isso mesmo! Apesar de seu tamanho, esses cãezinhos tem aptidão para guarda e caça de pequenos animais. Aproveite para conferir mais fatos curiosos sobre esses cães!
Seguindo o tema sobre as carruagens, além de serem excelentes guardas, os Griffons de Bruxelas tinham outra função. Em alguns países, como a França, eles dividiam as cocheiras com os cavalos, pois conseguiam acalmar os equinos.
A raça Griffon de Bruxelas se tornou febre durante o final dos anos 90 devido à aparição de um cão da raça no filme Melhor é Impossível, de Jack Nicholson. Desde então os pets viraram o xodó de diversos tutores!
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Griffon de Bruxelas quase foi extinto, pois, nesse período, muitos cães da raça foram mortos em meio aos conflitos. Isso só não aconteceu porque os criadores da raça conseguiram preservar alguns exemplares, ajudando a espécie se propagar.
De origem belga, o Grifo já aparecia em telas de pintores famosos no século 11. O Griffon Belga, como conhecemos atualmente, surgiu a partir da mistura de várias raças. Demorou um pouco, mas, com o passar do tempo, ele ganhou grande popularidade como animal de estimação na Bélgica.
O ancestral mais conhecido do Griffon de Bruxelas é um cão chamado Smousje. Esse cãozinho era encontrado apenas na região da Bruxelas, na Bélgica. Mas outras raças também ajudaram na formação do Grifo Belga, são elas: Pug, Toy Spaniel Inglês e Affenpinscher.
Os cães da raça Griffon de Bruxelas foram reconhecidos pelo American Kennel Club em 1910, depois de chegarem à América e se tornarem populares na região. Inclusive, em 1898, eles haviam sido admitidos no English Stud Book. A partir disso, clubes da raça começaram a se formar.
A migração dos cães Griffons de Bruxelas aconteceu, principalmente, por causa da rainha Marie Henriette, que era apaixonada pela raça. Com o “impulso real”, os cães se tornaram conhecidos pelo mundo e foram levados para outros países da Europa e América.
Os Griffons de Bruxelas, como dito anteriormente, são cães de pequeno porte, em geral, têm cerca de 28 cm de altura. O peso desses pets varia entre 4 a 6 kg, sendo os machos maiores e mais pesados que as fêmeas.
Esses cãezinhos são do tipo braquiocefálico, ou seja, têm o focinho achatado. Os olhinhos são bem separados e grandes, com expressão marcante. Já as orelhas são pequenas e bem posicionadas na parte de cima da cabeça. O peito e o corpo são bem largos com a cauda localizada na altura do dorso e bem alta.
Conheça rações para Griffon de BruxelasA alimentação faz toda a diferença na vida dos cachorros, por isso, é importante oferecer rações que atendam às necessidades nutricionais deles. Encontre na Petz várias opções de comida para seu cão Griffon de Bruxelas. Lembre-se de consultar o veterinário para que ele indique a melhor dieta para seu amigão de quatro patas!
Acessar Pet ShopOs banhos são muito importantes para manter o bem-estar do cãozinho. É fundamental utilizar produtos que sejam adequados ao tipo de pelo do Griffon de Bruxelas. Por isso, aqui na Petz, temos todas as opções para que você possa escolher a melhor para seu companheiro!
Acessar Pet ShopComo todos os animais de estimação, os cães Griffon de Bruxelas também estão propensos a adquirir pulgas, mesmo os que vivem em apartamentos. Deixe seu peludo livre desse terrível incômodo com os melhores antipulgas que você encontra na Petz.
Acessar Pet ShopPara brincar com seu cãozinho de forma mais divertida aproveite para conhecer os brinquedos disponíveis na Petz. Com os mordedores, bichos de pelúcia, bolinhas e muito mais, os momentos com seu amigão serão ainda mais especiais.
Acessar Pet ShopApesar de sempre estarem atentos aos movimentos em seu lar, os Griffons de Bruxelas também precisam descansar. Proporcione a eles um lugar aconchegante para tirar uma soneca com as opções de camas e acessórios disponíveis na Petz.
Acessar Pet ShopA personalidade forte e o comportamento do Griffon de Bruxelas pode o tornar até um pouco teimoso. Por isso, os tutores precisam ter paciência para lidar com o temperamento do bichinho. Além disso, esse pet também é muito inteligente o que facilitará em atividades de adestramento.
O cãozinho costuma ser bastante ativo e companheiro, por isso, é ideal para quem quer um cão que se adapta a pequenos lugares. Mas, atente-se ao tom de voz no momento das broncas, afinal esse pequeno não recebe bem advertências ríspidas e pode reagir mal.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Morar com um Griffon de Bruxelas é saber que seu cachorro vai precisar de interação o tempo todo. Não é bom deixá-lo sozinho, pois ele não gosta. Além disso, outros cães desconhecidos ou bichos, como aves e roedores, devem ser mantidos longe dos pets dessa raça.
Ele não gosta de se sentir sozinho, e, quando está brincando com seus tutores, proporciona muita diversão. Porém, não é uma boa escolha deixar um Griffon de Bruxelas com crianças e/ou estranhos, pois ele pode assumir uma postura tímida e até mesmo defensiva.
Caso se sintam ameaçados por cães ou pessoas desconhecidas, eles vão latir bastante, por isso a importância do treinamento. Para eles, tamanho não é documento, com isso, vão enfrentar outros cachorros mesmo se forem o dobro de seu tamanho.
A postura que o cão dessa raça adota é de um vigilante, porém seu tamanho não ajuda tanto em seu objetivo. Além disso, é normal que os Griffons de Bruxelas estranhem desconhecidos no começo, pois leva um tempo para que eles se adaptem e os aceitem.
Existem dois tipos de pelos dos Griffons de Bruxelas: longo e curto. O pelo longo tende a ser mais áspero e não cai tanto, e deve ser escovado pelo menos duas vezes na semana, com escova de cerdas naturais e um pente de metal médio para remover os fios mortos.
Já os pelos curtos são lisos, mais brilhantes e necessitam de uma escovação rápida e menos frequente. Esse tipo de pelo tende a cair perto da primavera. Uma escova comum ajuda a remover os pelos mortos, junto a um banho para tirar o cheiro típico de cachorro.
A frequência de banho vai depender bastante do tipo de pelo do Griffon de Bruxelas. Se ele tiver os pelos curtos e lisos, é necessário dar mais banhos em seu cão, devido ao odor característico que ele pode apresentar.
Os pelos longos e ásperos não proporcionam tantos odores, então exigem uma frequência menor de banhos. Mas é importante manter uma rotina de higienização e levar seu pet pelo menos duas vezes ao ano a um local especializado para cuidar dos pelos.
As unhas do Griffon de Bruxelas devem ser aparadas regularmente, como as de todos os cães. Se estiverem fazendo barulho quando eles andam pelo apartamento, é porque está na hora de aparar!
As unhas grandes podem trazer problemas ao cão para caminhar e correr, além de machucarem as patas, elas também podem arranhar os tutores e até mesmo os objetos da casa.
Os dentes precisam ser cuidados sempre, assim como nós humanos cuidamos dos nossos. Mau hálito, doenças na gengiva, tártaro e bactérias podem ser prevenidos e combatidos com a escovação diária e bem feita.
O cuidado com a saúde do Griffon de Bruxelas é recomendado, sobretudo, para prevenção e detecção de doenças no início. Devido ao fato desses cães serem braquicefálicos, os principais problemas que podem acometê-los são no sistema respiratório.
Por isso, tome os devidos cuidados nos momentos de lazer com o pet e evite a exposição dele em horários de sol e calor intenso. Além disso, verifique as orelhinhas, focinho, boca, dentes e regularmente, dessa forma você evita o surgimento de quaisquer doenças nessas áreas mais delicadas.
Os cães Griffons de Bruxelas não exigem uma alimentação muito específica, pelo contrário, se adaptam facilmente a vários tipos de alimentos. Mas é importante definir, junto ao veterinário, o alimento ideal e a quantidade exata de ração, pois esses cães têm tendência ao sobrepeso.
O acompanhamento com um especialista faz toda a diferença para o desenvolvimento saudável e forte do seu animal de estimação. Isso ajuda na alimentação, saúde e no bem-estar geral do cãozinho.
É fundamental seguir as orientações passadas pelo médico-veterinário, pois indicará o que é melhor para a fase da vida do seu Griffon de Bruxelas. Por isso, leve seu bichinho de estimação regularmente às consultas!
A chegada de um filhote de Griffon de Bruxelas em um lar é um momento especial que requer a adaptação de todos. Com isso, deixe a rotina e o espaço prontos para receber o cãozinho na casa. Lembre-se de que essa fase do cão exige cuidados e atenção redobrados dos tutores.
Verifique sempre a carteirinha de vacinação do seu filhote para não se esquecer de levá-lo para tomar todas as vacinas necessárias. Ademais, acostume-o desde cedo às idas ao veterinário, para que o Griffon de Bruxelas não estranhe o contato em áreas como orelhas, boca, focinho, etc.
Os cães Griffon de Bruxelas devem ser treinados desde filhotes, pois já nessa idade, eles têm uma capacidade incrível para aprender. Assim, eles se tornarão bem educados e menos teimosos ao longo da vida.
Por terem uma forte ligação com seus tutores, atividades que proporcionam momentos juntos serão benéficas e mais eficazes. É preciso ter paciência, principalmente para ensinar coisas domésticas. Lembrando que, ao utilizar os exercícios corretos, com brinquedos interativos, isso vai acontecer gradualmente.
Agora que você já sabe tudo sobre o Griffon de Bruxelas, fica mais fácil escolher o que ele precisa, não é? Então, aproveite as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz e garanta os melhores produtos para seu peludinho. Confira!