O Galguinho italiano, também conhecido como Pequeno Lebrel italiano ou simplesmente Galgo italiano é um cãozinho que foi criado para servir como pet de colo. No entanto, a raça acabou desenvolvendo bastante velocidade e instinto de perseguição.
Em comparação às raças de cães com quem tem parentesco — de forma geral, o grupo dos Galgos —, esse animalzinho tem porte pequeno. No entanto, sua inteligência é um grande destaque. Quer saber mais sobre o peludo? Então, não deixe de saber mais sobre o peludo a seguir!
Por mais que esse pet seja bem rápido, ele não é do tipo que precisa de atividades físicas constantes. Por isso, o Galguinho italiano é considerado um bom cachorro para apartamento. De forma geral, eles se adaptam muito bem a ambientes fechados e não gostam do frio.
Isso não quer dizer que não seja necessário nenhum tipo de exercício. Para atender às necessidades dele, brincadeiras e caminhadas diárias já são suficientes. Com essas práticas, você evita que o animalzinho desenvolva problemas relacionados ao estresse ou à ansiedade.
O Galguinho italiano é um cachorro elegante, além de ser um grande companheiro para a família. Sua aparência peculiar, somada à sua personalidade exclusiva, fazem dele um excelente pet. A seguir, confira mais curiosidades interessantes sobre a raça.
O Galguinho italiano conquistou o amor de diversas realezas europeias. Esteve presente em cortes na Inglaterra, Dinamarca, Prússia e Rússia. Ademais, há uma história que conta que um rei africano trocou 200 vacas por apenas um cão da raça. Definitivamente, um cãozinho digno de reis e rainhas!
É bem comum se deparar com esse cachorro de corrida italiano em pinturas renascentistas. Grandes pintores, como Giotto Carpaccio, David Bosch e Memling, foram autores de obras em que o cãozinho era o centro das atenções.
Mesmo quando está na companhia do tutor, descansando ou recebendo carinho, o pet está atento. O Galgo italiano gosta de perseguir qualquer coisa que se mova. É preciso tomar cuidado, inclusive, com carros, pois são as presas favoritas da raça. Isso se deve aos instintos de caça que desenvolveu ao longo dos anos.
A raça está presente no mundo há mais de 2 mil anos. Alguns registros apontam para as primeiras aparições do pet no Antigo Egito, Grécia e Turquia. No início do século 5, depois de se disseminar pelo sul da Europa, o Galgo chegou à Itália, se consolidando no país por meio dos nobres.
Como sua origem é muito antiga e não há tantos registros de seus ancestrais, acredita-se que o cão descende de cachorros do Egito. Trata-se de pequenos lebréis que existiam na corte dos antigos faraós.
A raça de cachorro italiano começou a chegar em outros territórios por volta de 1600. No final do século 19, os Estados Unidos começaram a receber os primeiros Galguinhos italianos. Inclusive, foram os criadores americanos que conseguiram manter a raça ativa após a 2º Guerra Mundial.
O AKC (American Kennel Club) registrou a raça como membro do grupo “Toys”, em 1886. Já o UKC (United Kennel Club) reconheceu o Galgo italiano oficialmente no ano de 1948.
O cãozinho é de porte pequeno, sendo o menor dos galgos, com cerca de 38 centímetros de altura. Sua estrutura corporal mostra como ele é veloz, pois tem curvas que facilitam a corrida. O pet pode chegar correr 40 km/h. As patinhas são magras, mas musculosas.
A cabeça é longa e estreita, afinando até chegar na ponta, onde está o nariz de tamanho padrão. Os olhinhos são separados e arredondados, geralmente em cores escuras. As orelhas são pequenas com as pontas caídas e dobradas quase para trás. Vale dizer ainda que o pelo do Galguinho italiano tem cores variadas!
Conheça rações para Galguinho ItalianoPara que seu animalzinho de estimação esteja sempre feliz e saudável, é importante oferecer uma ração de qualidade. Aqui, na Petz, você encontra opções para todos os portes, raças e idades de cachorro. Não deixe de conferir nosso catálogo completo.
Acessar Pet ShopPara cuidar dos pelos e pele do seu companheiro, é importante implementar uma rotina de higiene pessoal no dia a dia do pet. Com banhos esporádicos, você evita dermatites, nós na pelagem e outros problemas. Sendo assim, adquira já um shampoo adequado aqui, na Petz!
Acessar Pet ShopPulgas e carrapatos são problemas constantes na vida dos cachorros. Por isso, é importante ter produtos para combater esses visitantes indesejados dentro de casa. Adquira na Petz os melhores antipulgas e carrapatos para pets!
Acessar Pet ShopO Galgo italiano é um cãozinho que adora passar tempo com sua família. Por isso, é importante variar a diversão do pet com brinquedos estimulantes e interativos, como bolinhas, cordas e discos. Confira as opções disponíveis na Petz!
Acessar Pet ShopO Galguinho italiano é um cachorro que gosta de passar bastante tempo ao lado de seus tutores. Por isso, é importante que ele tenha um cantinho só dele. Sendo assim, não deixe de garantir uma caminha confortável e apropriada para o porte do bichinho!
Acessar Pet ShopMuito sensível, o Galgo italiano tem temperamento bastante afetuoso e apegado a sua família. Esse afeto é tão grande que ele pode ser carente às vezes. Em geral, costuma escolher um membro favorito em casa. Quando não recebe a atenção que deseja, pode ter comportamento tímido ou hiperativo.
A maior marca em sua personalidade é ser um ótimo cão de companhia. Na mesma medida em que gosta de receber atenção, ele também gosta de se mostrar presente. Assim, espere que o pequeno suba no seu colo em vários momentos do dia.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
A maior exigência na convivência com esse cão italiano é a atenção. De resto, ele não costuma dar muito trabalho. O pet não se dá bem sozinho, por isso, não é indicado para tutores que passam muito tempo fora de casa.
Além disso, vale dizer que o animalzinho não se adapta com facilidade a ambientes frios. Devido à sua pelagem curtinha, o Galgo italiano não gosta de baixas temperaturas. Assim, em dias frios, é indicado colocar uma roupinha aconchegante no seu mascote.
O Galguinho italiano tem tendência a ser tímido. Sendo assim, exercícios de socialização são muito importantes para o desenvolvimento da raça. Ele gosta de criança, no entanto, não se dá bem se elas forem indisciplinadas e atrapalharem a brincadeira.
Com estranhos, o cãozinho pode ter atitude desconfiada, principalmente por ter ciúmes do tutor. Já com outros pets, como gatos, o peludo tem um comportamento amigável.
A pelagem do cachorro é curta e brilhante. Apesar de não dar muito trabalho, ela cai consideravelmente. Sendo assim, uma escovação semanal já é suficiente para a remoção dos fios mortos do corpo.
Como o pelo é curto, ele não costuma dar muito trabalho ou apresentar mau cheiro constantemente. Por isso, os banhos podem ser dados ocasionalmente (uma vez por mês, por exemplo). Assim, o cãozinho se mantém limpo e saudável!
Por ser magrinho, esse cão é um pouco mais frágil em relação à saúde. Está propenso a ter hipotireoidismo, alopecia, fraturas e luxações. É importante manter uma rotina de consultas para fazer todos os exames periódicos no pet!
O Galgo italiano tem hábitos alimentares similares a outras raças de cachorros. No entanto, é sempre importante conversar com um veterinário para definir uma dieta balanceada para seu bichinho. Lembre-se de que o peludo precisa de rações específicas para cada fase da vida.
Além disso, é importante que o alimento escolhido seja premium ou superpremium. Não se esqueça de disponibilizar água limpa e fresca 24h por dia para a hidratação do seu pet.
Para assegurar a saúde e o bem-estar do seu peludinho, é fundamental que ele tenha uma rotina de consultas com o veterinário. Para facilitar a adaptação dele, é importante levá-lo desde filhote.
Assim, fica mais fácil lidar com o peso, com a saúde e com todas as outras questões relacionadas ao seu mascote. Além disso, o veterinário é o único que pode aplicar vacinas e vermífugos importantes para seu bichinho de estimação.
O filhote de Galguinho italiano tem muita energia e disposição. Por isso, nessa fase, é importante ficar de olho no pet a maior parte do tempo. Conforme vai crescendo, ele acaba se adaptando ao estilo de vida de seus tutores.
Quando filhote, o cãozinho é bastante curioso, gosta de conhecer tudo ao seu redor e explorar o que pode. Por isso, é importante dedicar muita paciência e carinho durante os primeiros dias de vida da bolinha de pelos.
Essa raça é bastante inteligente, mas pode ser um desafio para quem for treiná-la. No entanto, nada que um pulso firme não resolva. Para não ter problemas, o melhor é transformar os treinos em brincadeiras. Evite o adestramento doméstico, pois o cãozinho pode ficar descontente.
As sessões de treinos precisam ser curtas e objetivas, assim, o cão não se cansa com facilidade. Estimule o cachorro com reforços positivos, como elogios e petiscos. Mesmo sendo firme em alguns momentos, não puna o peludo! Isso acaba prejudicando o aprendizado.
Agora que sabe tudo sobre o Galguinho italiano, que tal se preparar para a chegada do peludo na sua casa? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra todos os artigos necessários para oferecer o máximo de conforto ao seu bichinho. Portanto, não deixe de conferir nosso catálogo completo.