Os humanos têm o péssimo hábito de “julgar um livro pela capa”, por isso, é comum nos depararmos com cães pequenos e associá-los a um perfil dócil e tranquilo. O inverso também ocorre, e acabamos assumindo que grandões como o Deerhound são bravos e exímios cães de guarda.
Na verdade, essa concepção sobre o peludo está bem equivocada. Afinal, esse pet nada mais é do que um grande e fiel companheiro, muito dócil e amoroso. Assim, basta passar alguns minutos com o pet para se apaixonar por ele. A seguir, você confere outras informações sobre o bichinho!
O Deerhound, também conhecido como Deerhound escocês, é um peludo que, em tempos antigos, era criado como cão de caça. Por isso, o pet tem predisposição a correr e realizar outras atividades físicas em áreas amplas, ao ar livre. Essa é a forma preferida dele de gastar energia.
Entretanto, ele também aprecia momentos tranquilos de relaxamento. Lembre-se de se assegurar que ele pratique exercícios diários para evitar problemas comportamentais relacionados a estresse e ansiedade.
O Deerhound é um cachorro veloz e curioso, que tem um tamanho diretamente proporcional ao nível de carinho e atenção que oferece aos tutores. Assim, é extremamente fácil virar um admirador desse pet. A seguir, confira algumas curiosidades sobre a raça e se apaixone ainda mais pelo peludo!
O próprio nome do pet já diz muito sobre a origem do Deerhound. Isso porque, em inglês, “deer” significa cervo, e “hound” é utilizado para designar um cachorro de caça. Portanto, esse bichinho nada mais é do que um caçador de cervos — mais especificamente os grandes e imponentes cervos vermelhos.
O romancista, dramaturgo, poeta e historiador escocês Sir Walter Scott foi tutor de um Deerhound chamado Maida. Aparentemente, o pet inspirava bastante o autor, uma vez que ele descreveu o animal como “a criatura mais perfeita do Céu”.
O cachorro Deerhound teve os dias contatos há alguns anos porque se viu à beira da extinção após o colapso de 1745, na Escócia, após a Batalha de Culloden. Em 1820, porém, Archibald e Duncan McNeill restauraram o padrão da raça com um sistema de criação eficiente.
O início da história do Deerhound, também conhecido como Lébrel escocês, pode ser um tanto quanto nebuloso. Contudo, sabe-se que o peludo surgiu na Grã-Bretanha, há muitos anos, e foi utilizado por clãs escoceses como cão de caça. Após algum tempo, o pet passou a ser criado por membros da nobreza e da alta sociedade.
Não se sabe ao certo quais cães deram origem ao Deerhound. Entretanto, o peludo possui certas similaridades com Greyhounds que habitaram a região da Grã-Bretanha, como o Scotch Greyhound e o Rough Greyhound. Esses cães podem ter relação com a origem do Deerhound.
Evidências apontam que o Deerhound chegou à Escócia com comerciantes fenícios há muitos anos. Portanto, acredita-se que o pet estava na região antes mesmo do surgimento dos escoceses, tendo se popularizado pela Grã-Bretanha anos mais tarde. A raça chegou à América do Norte em 1800.
O American Kennel Club (AKC) registrou o primeiro exemplar da raça em 1886. O nome do pet em questão era Bonnie Robin. Já a Federação Cinológica Internacional (FCI) reconheceu o cãozinho apenas no ano de 1955.
O Deerhound é um cachorro de raça de grande porte. As características físicas beneficiavam o peludo durante atividades de caça, já que, apesar de alto e resistente, ele é magro e tem patas compridas. Assim, pode ser considerado um cãozinho bem rápido e ágil.
Além disso, ele é um cachorro com pelo grosso, curto, áspero e desgrenhado. Os tons de cor mais comuns para a pelagem do Deerhound são cinza-claro, cinza-escuro, cinza-azulado, tigrado, amarelo e fulvo-avermelhado com manchas pretas.
Conheça rações para DeerhoundA base da alimentação de qualquer animalzinho de estimação deve ser uma ração adequada para o porte, a idade e as condições físicas gerais do pet. Consulte as opções disponíveis em nosso catálogo!
Acessar Pet ShopAssim como nós, os cães precisam ser higienizados com produtos específicos. Afinal, você não vai querer dar banho em um cãozinho de pelo curto com um shampoo desenvolvido para animais com pelagem longa, certo? Portanto, garanta o produtinho ideal para seu amigo aqui, na Petz!
Acessar Pet ShopInfelizmente, pulgas e carrapatos são problemas constantes na vida dos nossos cães. Por mais que cuidemos da higiene dos pets, esses bichinhos vivem aparecendo para perturbá-los. Assim, é importante adquirir um antipulgas de qualidade.
Acessar Pet ShopO Deerhound adora brincar com os tutores. Para tornar esses momentos ainda mais divertidos, é importante contar com bolinhas e outros acessórios estimulantes. Na Petz, não faltam opções divertidas para seu bichinho de estimação. Por isso, aproveite a visita e garanta alguns brinquedos para o pet.
Acessar Pet ShopPor mais que seja ativo e goste de praticar atividades ao ar livre, o Deerhound não recusa um bom cochilo ao lado dos tutores. Sendo assim, assegure-se de que ele tenha uma caminha adequada para tirar longas sonecas pertinho de você.
Acessar Pet ShopO Deerhound é um cachorro dócil, inteligente e apegado aos tutores, por isso, é considerado um ótimo companheiro. Além disso, o bichinho está sempre disposto a agradar e participar de atividades familiares.
Sempre elegante e relativamente comportado, esse cachorro também adora praticar atividades físicas ao ar livre. Por isso, ele se dá muito bem com tutores que gostam de esportes e de se movimentar.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Ao conviver com um Deerhound, você percebe que o bichinho gosta mesmo de estar ao lado de quem ama. Então, espere ter companhia nas mais variadas atividades do seu cotidiano. O pet faz questão de acompanhar as caminhadas no parque e até mesmo o preparo de alguma refeição.
Se você vive em apartamento, saiba que será necessário elaborar uma rotina de exercícios ao ar livre para o peludo gastar energia. Entretanto, após uma caminhada ou uma sessão de brincadeiras no parque, o pet fica pronto para voltar para casa e descansar bastante.
No geral, essa raça se dá muito bem com estranhos. Portanto, espere que o peludo receba as visitas com muito entusiasmo. Além disso, ele gosta bastante da companhia de crianças.
Outro detalhe sobre o Deerhound é que ele se adapta facilmente ao convívio com outros cães. No entanto, é interessante socializar o cãozinho desde cedo com animais menores, como gatos.
Cuidar dos pelos ásperos e curtos do Deerhound é muito simples. Basta escová-los uma vez por semana, com um pente ou uma rasqueadeira apropriados para a pelagem do bichinho (cerdas duras).
Banhos diários podem prejudicar o bem-estar do seu animalzinho de estimação. Por isso, recomenda-se fazer a higienização completa a cada 15 ou 30 dias, dependendo da rotina do peludo. Porém, atente-se às orelhas do cãozinho, que devem estar sempre limpas para evitar problemas de saúde.
É muito importante contar com a ajuda de um profissional para aparar as unhas do pet. Afinal, trata-se de um procedimento delicado que, se realizado sem preparo, pode comprometer o bem-estar do animal. Entretanto, saiba que é fundamental cuidar das patinhas do peludo para evitar rachaduras e infecções.
Os dentes do seu Deerhound devem ser escovados diariamente, sempre com escova e pasta adequadas para cães. Isso evita o acúmulo de tártaro e outros problemas causados pela falta de higiene bucal.
Em geral, o Deerhound não costuma apresentar muitos problemas de saúde ao longo da vida. Algumas enfermidades que podem acometer o pet são cardiomiopatia dilatada, hipotireoidismo, osteossarcoma, sensibilidade à medicamentos e torção gástrica.
Uma alimentação balanceada é um dos pilares fundamentais de uma vida longa e saudável. Por isso, é importante oferecer rações de qualidade ao seu mascote. Assim, dê preferência a alimentos Premium ou Superpremium que atendam às demandas nutricionais do bichinho.
Petiscos podem ser implementados na alimentação, desde que sejam oferecidos nos intervalos entre as refeições e de forma controlada. Lembre-se de que nem todas as guloseimas apreciadas por humanos podem ser consumidas por pets. Opte por alimentos saudáveis, como frutas e verduras liberadas pelo veterinário.
A melhor forma de descobrir se há algo errado com a saúde do seu cachorro é levando-o ao veterinário periodicamente. O especialista realiza check-ups gerais de rotina e pode identificar qualquer tipo de disfunção com facilidade. Assim, o tratamento adequado se inicia o mais rapidamente possível.
Além disso, você pode tirar todas as dúvidas sobre os cuidados com o bichinho com um profissional de confiança. Isso sem contar que vacinas e certos vermífugos só devem ser aplicados por um veterinário qualificado.
Filhotes de cachorro precisam de atenção constante porque estão se acostumando com o mundo à sua volta. Por isso, seja o mais paciente e carinhoso possível com as bolinhas de pelo. Só assim elas aprendem a diferenciar o certo do errado.
Além disso, é importante preparar o ambiente para a chegada dos pequenos. Adquira antecipadamente todos os itens necessários para os cuidados com os cãezinhos e torne sua casa o lugar mais seguro possível. Por fim, não se esqueça de levá-los ao veterinário para tomarem as primeiras doses de vacinas.
Adestrar um Deerhound pode não ser tão simples quanto esperado. Apesar de muito inteligente e esforçado, pode ser preciso pulso firme para ensinar o bichinho. Lembre-se de que a melhor maneira de treinar seu cachorro é usar técnicas de adestramento positivo.
Em geral, o Deerhound não é conhecido pela capacidade de realizar truques e seguir comandos. Por isso, ele não costuma se dar muito bem em competições de obediência e agilidade. Entretanto, com bastante paciência e os incentivos certos, o peludo pode aprender coisas novas e ser bem-comportado.
Agora que você já sabe como cuidar de um Deerhound, que tal dar uma olhada nas opções disponíveis no catálogo do Pet Shop on-line da Petz? Temos certeza de que nossos preços e condições especiais vão surpreender!