O cimarrón uruguayo é a única raça uruguaia reconhecida. Com muita bravura, esse é um cão que protege a casa, cuida das funções de trabalho e ainda consegue brincar com a família.
Não é tão comum encontrarmos cães de origem latino-americana, e com essa não é diferente. Além do país de origem, a raça pode ser encontrada no Sul do Brasil e, aos poucos, está chegando à Europa. Confira nosso guia para conhecer mais sobre o cachorro cimarron uruguaio.
Considerada de grande porte, a raça de cachorro cimarron uruguaio precisa de bastante espaço para viver. Uma casa com quintal já é suficiente para o peludo se exercitar e gastar as energias que tem.
A necessidade de atividade física dele é moderada a intensa, então, ao adotá-lo, adapte a rotina para isso. Separe algumas horas do dia para o cão fazer caminhadas e corridas. Além disso, deixá-lo solto em casa é a melhor opção para não deixá-lo entediado.
O cimarron uruguaio é um cachorro que impressiona pelo temperamento dócil. À primeira vista, o cão grande e de caça pode parecer bravo. Porém, doçura não falta a ele. Vamos conhecer mais algumas curiosidades sobre o peludo!
A prática de cortar um pedacinho das orelhas dos cães da raça era muito comum no Uruguai. Isso era feito para que o pet ficasse com uma expressão mais atenta, mas foi proibido com o início da exportação do cimarrón uruguayo para países europeus, devido às regras antimutilação.
É isso mesmo! É muito comum que o cimarrón saiba diferenciar quem é uma visita da família e quem não é convidado ou bem-vindo. Quando é uma pessoa querida, o cão pode observá-la por cinco minutos e depois vai fazer amizade. Caso não seja, ele vai ativar o modo de cachorro de guarda!
Quando a economia de criação de gados começou a dominar o país, o governo local chegou a pedir aos habitantes para acabarem com a raça. Isso porque o cimarrón atacava os bois e, como eram muitos cachorros, era difícil de controlar. Foi aí que os tutores perceberam que o pet poderia servir para o pastoreio dos animais.
De origem exata incerta, sabe-se que essa raça surgiu no Uruguai no tempo da colonização de espanhóis e portugueses. Foram esses povos que trouxeram os cães que cruzaram e resultaram no cimarrón uruguayo.
Muitos tipos de cães surgiram desses cruzamentos, porém somente alguns sobreviveram e se perpetuaram, como o cimarrón uruguayo. Resistiram os mais fortes e adaptados ao local em meio aos desafios de sobrevivência.
Somente no século passado e no início deste, o cão começou a sair do país de origem. Atualmente, ele pode ser encontrado na Europa e nos países vizinhos ao Uruguai. O Brasil é um deles, tendo a presença do cão principalmente na região Sul.
O cimarrón uruguayo é considerado a única raça nativa do país. Ele foi reconhecido pelo United Kennel Club em 2006. A Fédération Cynologique Internationale concedeu o reconhecimento oficial em 2017.
Ao olhar para o cão uruguaio, você vai se deparar com um cachorro robusto, forte e compacto. Os músculos são bem distribuídos por todo o corpo dele, o que aumenta a aparência de força. Ele tem um peito profundo e largo, com costelas levemente arqueadas.
Na cabeça, estão os maxilares fortes e imponentes, mas que não fazem mal a ninguém. O focinho é preto e largo, os olhos têm tamanho médio, assim como as orelhas, triangulares e levemente caídas nas laterais. .
Conheça rações para Cimarrón UruguayoA fama do Uruguai de oferecer bons churrascos não cabe ao cãozinho. Ele precisa comer exclusivamente rações, principalmente aquelas que atendam às necessidades nutricionais dele, de acordo com o peso e o porte. Na Petz, você encontra várias opções. Confira!
Acessar Pet ShopMantenha seu cãozinho limpo e cheiroso com shampoo e condicionador apropriado para ele. Encontre, no catálogo da Petz, diversas opções de produtos para a higiene do seu peludo e aproveite!
Acessar Pet ShopComo ele adora estar em contato com a natureza, as pulgas podem se aproveitar desses momentos e incomodarem o seu cão. Para agir rápido contra elas, escolha um antipulgas de qualidade com a ajuda do veterinário!
Acessar Pet ShopBrincar é uma das características presentes no cimarrón uruguayo. Nessas horas, você pode presenteá-lo com bolinhas, frisbees, cordas e muito mais. Ele vai se divertir e adorar as opções da Petz!
Acessar Pet ShopAté mesmo os cães de guarda precisam descansar! Por isso, pensando no bem-estar e no conforto do seu cão uruguaio, escolha casinha, caminha, cobertores, etc. Tudo o que ele precisa para relaxar você encontra aqui!
Acessar Pet ShopO cimarron uruguaio tem temperamento bastante tranquilo. Ao contrário da aparência, ele não é um cão bravo ou violento: é dócil e amoroso com os tutores. Na hora das brincadeiras, ele parece mais uma criança que um pet.
Apesar disso, a face de caçador e pastor não fica de lado. Mesmo brincando, ele está alerta ao que está acontecendo por perto. Afinal, não dá para apagar os instintos de guarda. Porém, não há nenhum comportamento que traga problemas à família.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Como dito até aqui, não há problemas na convivência com esse cão. Ele precisa que o espaço de exercícios seja respeitado, ou seja, necessita de uma grande área para as atividades.
No mais, trate ele com o carinho que exige em momentos específicos e não terá um cão carente. Prepare o ambiente com todos os objetos para o peludo, como comedouro, bebedouro e tapete para xixi. Ele retribuirá todo o amor com muitas lambidas em você!
Socializar o seu peludo é importante, como todas as raças. Porém, o cimarrón já se dá bem por natureza com crianças e outros cães. Só é preciso supervisionar qualquer tipo de brincadeira, em especial com bebês, para não correr o risco de se machucarem.
Com os estranhos, é preciso ter um pouco de paciência. Ele jamais será agressivo, mas vai observar a visita por alguns minutos antes de fazer amizades. Por isso, procure acostumá-lo desde cedo com estranhos.
O pelo do cimarrón é bem curto e liso, com um discreto subpelo. Há cores variadas e sempre rajadas (com listras ou manchas). Para manter a pelagem em bom estado, uma escovação semanal é suficiente para remover fios mortos que caíram.
Dê banhos quinzenais no seu peludo, com produtos indicados para ele. A região dos ouvidos e dos olhos devem ser inspecionadas semanalmente para que não acumule sujeiras e bactérias.
Cortar as unhas do peludo é um dos cuidados mais importantes para manter o bem-estar dele. Quando ficam muito grandes, elas podem incomodar o pet e machucar os tutores. Por isso, corte-as sempre que for necessário.
Para manter a higiene bucal do seu cimarron em dia, use escovas e cremes dentais apropriados para ele. Peça a orientação do veterinário sobre a frequência da escovação e o jeito certo de fazê-la.
A raça não tem predisposição a doenças genéticas. No entanto, por ser de grande porte, é preciso tomar cuidado com a displasia. Os exames no pet podem começar a partir dos dois meses de vida!
Alimentar esse cão não é difícil: com a ajuda do veterinário, a dieta será preparada da melhor forma para ele. É indicado dar apenas ração de qualidade ao peludo, adequadas à idade em que está. Os petiscos podem ser oferecidos esporadicamente, desde que o profissional autorize.
Como esse é um cachorro grande, é bacana preparar o local do comedouro e bebedouro em uma altura agradável para ele. Isso significa que é melhor evitar deixar os potinhos diretamente no chão. Dessa forma, será mais fácil para ele se alimentar.
Durante toda a vida do seu amigo de quatro patas, o veterinário deve fazer parte da rotina dele. As consultas com o especialista ajudam a evitar doenças ou tratá-las quando aparecerem. Além disso, a dieta pode ser preparada de acordo com as características do pet.
A vermifugação e a vacinação devem ser iniciadas quanto antes, assim que o veterinário autorizar. Desse modo, seu cãozinho fica livre de parasitas e protegido de várias doenças perigosas.
O cimarron uruguaio filhote é como todas as raças grandes: precisa de espaço e adaptação. Um ponto positivo do cãozinho é que ele se adapta rapidamente. Então, com um pouco de mudanças na rotina da família e preparação na casa, ele vai se sentir bem rapidinho.
Separe um cantinho para ele, com cama, comedouro, bebedouro e acessórios. O filhote cimarron uruguaio adora brinquedos e se diverte com sua família. Todo o carinho que recebe, ele vai retribuir por toda a vida!
A inteligência e os instintos de caça e proteção facilitam o treino desse pet. É preciso preparar atividades que o interessem e tenham a ver com a personalidade dele. Caso ele seja teimoso, tenha paciência e pulso firme com o peludo.
O cimarron vai gostar de treinos que tenham aspectos da caça e do pastoreio, pois vai colocar os instintos em prática. Ofereça petiscos como prêmio depois das atividades, sempre com a supervisão do veterinário.
Um cão de origem uruguaia não é fácil de ver por aí, mas, se você é tutor de um cimarrón uruguayo, não precisa se preocupar em encontrar os produtos para ele. Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, temos tudo que seu cãozinho precisa. Confira as opções e aproveite!