O Cão de Água Português foi criado para integrar tripulações de barcos pesqueiros no país de origem. Ao longo dos anos, ele participou de muitas expedições pelo oceano. Além de ajudar no ofício, o peludo era uma grande companhia para os pescadores.
Hoje, esta raça de cachorro português está extremamente ligada à água. O pet adora se molhar quando tem oportunidade. No mais, ele é calmo, tranquilo, obediente e muito inteligente, aprendendo truques com facilidade. A seguir, você confere mais informações sobre esse peludo!
Por ser bastante vigoroso e atlético, esse cachorro precisa se exercitar diariamente. Sendo assim, procure sair para passear com o peludo todos os dias. Caminhadas de 30 minutos a 1 hora são suficientes para suprir as necessidades do bichinho.
Mesmo necessitando dessa rotina de atividades, o pet vive bem em apartamentos. Porém, é importante que os exercícios sejam praticados e estimulados, evitando que o Cão de Água Português sofra com estresse ou outros distúrbios neurológicos.
O nome do Cão de Água Português já diz muito sobre ele. Esse cãozinho tem uma forte ligação com pescadores e pesca, de maneira geral. No entanto, esse é apenas um fato sobre o peludo. Quer conferir mais curiosidades? Então, não deixe de ler os tópicos a seguir!
Você sabia que, durante seu mandato, Barack Obama recebeu um Cão de Água Português na Casa Branca? O peludo tornou-se o pet oficial da família Obama e recebeu bastante atenção quando foi morar com eles.
Registros históricos apontam que o Cão de Água Português já vivia entre humanos em tempos anteriores a Cristo. Segundo as escrituras, quando um cão da raça era morto, quem o matou sofreria punições divinas severas.
Na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, inaugurou-se um novo estádio para o Giants. Lá, quem cumpria a função de recuperar as bolas que caíam na água eram os Cães De Água Portugueses, conhecidos como barks.
No passado, esse cão português era usado nos litorais de Portugal pelos pescadores da região. Ele integrava as tripulações e ajudava a capturar peixes. Por isso, hoje, a raça é conhecida por gostar muito de água.
No início do século XX, as habilidades aquáticas do pet perderam espaço devido ao avanço das tecnologias. Foi graças a um fã da raça que ela não sumiu de vez: criou-se um grupo destinado ao Cão de Água Português para preservá-lo. Hoje, a maior parte dos animais está concentrada no Algarve, em Portugal.
Esse cachorro chegou aos Estados Unidos e à Inglaterra algumas décadas depois da criação dos grupos em Portugal. Em 1971, a primeira ninhada de Cães de Água Portugueses nasceu em solo americano.
Em 1983, o Cão de Água Português foi reconhecido pelo American Kennel Club. Na Inglaterra, o padrão oficial da raça foi registrado em 1987, pelo United Kennel Club.
Esse é um cachorro de porte médio, sendo um pouco mais comprido que alto. O corpo é desenvolvido para aguentar algumas horas na água. Além disso, as patinhas dianteiras parecem ser mais grossas que as traseiras por conta da pelagem diferenciada.
A cabecinha fica perdida entre tantos fios espalhados pelo corpo, enquanto o crânio é redondo, com o focinho projetado para frente. Já os olhos têm tamanhos médios e estão posicionados bem no centro da cabeça. As orelhas são levemente viradas para trás.
Conheça rações para Cão de água portuguêsA alimentação de um cachorro é muito importante em todas as fases da vida do peludo. Afinal, só comendo corretamente, o pet pode se desenvolver. Pensando nesse fator, confira as opções de rações disponíveis na Petz e ofereça a melhor para seu bichinho!
Acessar Pet ShopPara cuidar da higiene do seu peludo, adquira shampoos e condicionadores adequados para a pele e a pelagem do animalzinho. Confira todas as opções disponíveis aqui, na loja on-line da Petz!
Acessar Pet ShopPulgas e carrapatos são problemas constantes na vida de cachorros. No entanto, prevenir esse tipo de contratempo é muito fácil. Basta adquirir um antipulgas de qualidade em pet shops, como a Petz!
Acessar Pet ShopPara estimular a prática de atividades físicas, é importante variar o estoque de brinquedos do seu companheiro. Bolinhas, cordas e discos podem ser utilizados para proporcionar momentos de diversão entre você e o bichinho. Garanta o favorito do seu pet aqui!
Acessar Pet ShopAlém de ser um exímio nadador, esse cãozinho gosta de passar bastante tempo ao lado dos tutores. Por isso, é importante garantir uma caminha confortável para o peludo. Assim, ele terá um cantinho especial para chamar de “seu”.
Acessar Pet ShopUma característica importante dessa raça é que os cães não têm o mesmo temperamento. Alguns podem ser mais tranquilos, enquanto outros são mais sérios ou mais descontraídos.
Entretanto, de maneira geral, esse costuma ser um cachorro companheiro e pronto para qualquer atividade — desde uma brincadeira até um trabalho. Ele não costuma causar problemas no dia a dia, desde que tenha uma rotina de exercício e receba a devida atenção.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Conviver com o Cão de Água Português pode ser muito satisfatório. Afinal, o bichinho costuma se adaptar a quase qualquer ambiente. Além do mais, ele é um cachorro inteligente, que aprende truques com bastante facilidade. Explore essas características e terá um grande companheiro no seu cotidiano!
No entanto, vale dizer que esse peludo não gosta de ser deixado sozinho. Por isso, é importante dedicar muito tempo ao pet. A simples companhia da família é o bastante para deixar o bichinho menos agitado.
Sem dúvida, esse é um cão sociável, pois ele se dá bem com gatos, cães de outras raças, crianças e estranhos. Contudo, isso não quer dizer que a socialização precoce seja desnecessária.
Mesmo com tendência a ser amigável, é importante que o peludo se acostume com a presença de estranhos e outros animais desde os primeiros meses de vida. Assim, as chances dele desenvolver qualquer tipo de comportamento agressivo são bem menores.
Os pelos do Cão de Água Português variam entre dois tipos: ondulados e cacheados. Juntos, eles não têm nenhum subpelo, formando apenas uma densa camada. Para mantê-los bem cuidados, escove-os de duas a três vezes por semana.
Um banho a cada 15 dias é o suficiente para manter a higiene do seu pet em dia. No entanto, se a rotina do bichinho envolve atividades com água e lama, esta frequência pode aumentar. Por fim, dedique bastante atenção às orelhas do seu amigo para evitar otites e outros problemas.
Quando as unhas do seu cão ficam grandes demais, ele se sente incomodado. Isto também pode causar machucados e dores no pet. Então, apare-as pelo menos uma vez ao mês ou de acordo com a necessidade do peludo.
Que tal incluir a escovação dos dentes na higiene diária do seu cãozinho? Este tipo de hábito é importante para evitar o acúmulo de tártaros e outras bactérias que fazem mal à saúde bucal do peludo.
Em geral, o Cão de Água é saudável, mas fique atento a possíveis doenças comuns, como: displasia, problemas oculares e cardiopatias. No caso de mudanças de hábitos, procure um veterinário imediatamente.
Como dito anteriormente, a alimentação é um dos pilares para a boa saúde e longevidade do seu pet. Sendo assim, é importante oferecer uma ração específica para o porte, a idade e outras particularidades do metabolismo do peludo. Lembre-se de dar preferência para alimentos premium ou super premium.
Além disso, é importante conversar com o veterinário do seu mascote para definir uma dieta balanceada e adequada. O profissional indica quais petiscos podem ser oferecidos ao cachorro e quais devem ser evitados.
Além de ajudar com a dieta do seu cão, o acompanhamento veterinário é importante para cuidar da saúde geral do pet. Com os exames em dia, fica mais fácil identificar qualquer problema de saúde e, se for preciso, iniciar o tratamento adequado.
O especialista também pode aplicar as vacinas necessárias para a prevenção de doenças, como a raiva, por exemplo. Assim, seu peludo estará sempre protegido e pronto para se divertir com você!
Um Cão de Água Português filhote tem muita disposição para brincar e conhecer tudo à volta. Então, com a chegada do pet ao novo lar, não se espante e deixe-o explorar todo o ambiente.
Nessa fase, inicie todos os cuidados de higiene e saúde com o peludo, levando-o ao veterinário para tomar as vacinas necessárias. Também é importante separar acessórios e um cantinho em casa destinado ao novo amigo — sem esquecer de dar muita atenção ao bichinho, é claro!
Uma das vantagens na hora de treinar o seu peludo é que ele aprende tudo muito rápido e é bastante obediente. Então, utilize reforços positivos e ofereça recompensas ao final de cada atividade. Assim, o treinamento será muito mais eficiente e divertido!
Todo tipo de exercício e atividade é válida para essa raça, pois ela adora os treinos (principalmente quando o tutor participa). Se tiver água por perto, melhor ainda. O animalzinho é um grande nadador e pode praticar uma série de exercícios aquáticos.
Sem dúvidas, o Cão de Água Português é um animalzinho encantador! Se estiver pensando em levar um peludo dessa raça para a sua casa, não se esqueça de contar com o Pet Shop on-line da Petz. Por aqui, você encontra todos os artigos necessários para os cuidados com o peludo.