O Buldogue Serrano é um cão de origem brasileira, nascido no Sul do país para realizar trabalhos pesados, como lidar com gado. Sua força é tamanha, que ele é capaz de derrubar um boi facilmente. Bom, isso era o que diziam os primeiros criadores da raça.
Ele também é um excelente cão de companhia, pronto para enfrentar qualquer tipo de desafio. Seu parente mais próximo é o Buldogue Campeiro, que foi criado para praticamente as mesmas funções. A diferença entre eles é que o Serrano é mais leve, enquanto o outro cão é mais pesado.
O Buldogue Serrano é, por natureza, um cão que pratica exercícios desde o seu surgimento. Por isso, ele necessita de uma rotina adequada de atividades que consigam suprir a sua necessidade física.
O ideal é criá-lo em um lugar bem amplo, para que ele tenha bastante espaço para poder se exercitar. Além disso, é um cão de guarda rural de grande porte, então naturalmente precisa de um espaço grande para viver.
Saber a história das raças de cachorro brasileiras é um pouco mais complicado, pois muitas delas não têm registros oficiais fora do país. Mas aqui, conosco, você consegue descobrir coisas interessantes e fatos históricos sobre o Buldogue Serrano. Confira!
Por ter sido criado para lidar com gado e animais grandes, como porcos, o Buldogue Serrano foi muito usado para levar bois para o abatedouro. Algum tempo depois, essa prática foi considerada ilegal pela Vigilância Sanitária, assim os cães perderam essa função aos poucos.
Com essas mudanças que foram propostas ao trabalho que a raça exercia, ela quase entrou em extinção na década de 1970. Ralf Schein Bender, cinófilo, foi o responsável por começar um trabalho de resgate do Buldogue Serrano e Campeiro.
Mesmo sendo um cão de origem brasileira, é raro encontrá-lo em regiões além do Sul do país. Quando o cachorro era bastante usado na movimentação de gados, ele era muito comum também no Mato Grosso do Sul.
A história do Buldogue Serrano se mistura com a do Campeiro. Acredita-se que eles surgiram com a vinda de imigrantes da Europa no século 19. Alemães, poloneses e italianos contribuíram trazendo suas raças nacionais e misturando-as aqui no Brasil.
As raças trazidas pelos europeus e que podem ter participado da criação do Buldogue Serrano eram: Bullenbeisser, Buldogue Maltês e o antigo Buldogue Inglês. O Buldogue Espanhol e Alamo também podem ter participado da formação do cão, pois viviam na América Espanhola na época e atravessavam a fronteira facilmente.
Não se sabe ao certo quando os cães começaram a migrar para outros países, mas é muito comum encontrar a raça na Argentina e no Uruguai.
Em 2001, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) registrou a raça Buldogue Campeiro. Mas como ele e o Serrano sempre foram distintos por causa do peso, foi solicitado o reconhecimento também do mais leve. Isso aconteceu em 2009, quando finalmente aconteceu o registro do cachorro.
O Buldogue Serrano tem características propícias para os trabalhos que realizava com gados. Ele tem um porte grande e musculoso, com tudo bem distribuído no corpo. São os músculos que dão ao cão a aparência de ter bastante agilidade — e ele tem!
Sua cabeça é larga e proporcional ao corpo. Já os olhos são ovais e pequenos, assim como as orelhas, que têm um tamanho reduzido e são pendentes. Nas bochechas, há um arco que deixa o focinho e a boca bem definidos.
Conheça rações para Buldogue SerranoO seu Buldogue Serrano é um cão grande, com uma rotina de exercícios que precisa ser cumprida. Pensando nisso, a alimentação dele deve ser preparada para atender a todos esses requisitos. Aqui na Petz, você encontrará rações que serão ótimas para seu peludo!
Acessar Pet ShopEscolha para seu amigo de quatro patas os melhores shampoos e condicionadores. Na Petz, você encontra também perfumes e hidratantes para manter seu cão limpinho e bem cuidado. Confira!
Acessar Pet ShopUm cão pode pegar pulgas em qualquer momento da vida, principalmente o Buldogue Serrano, que adora brincar e correr em locais abertos. Por isso, caso esses bichinhos indesejáveis apareçam no pet, procure um veterinário e adquira o antipulgas indicado aqui na Petz!
Acessar Pet ShopPresentear o seu cachorro é um momento muito especial. Você pode fazer isso dando a ele um brinquedo novo para a diversão. Na Petz, temos mordedores, cordas, bolinhas, frisbee e muitas outras opções. Escolha!
Acessar Pet ShopTodo guerreiro merece descansar também. Afinal, ele precisa recuperar as energias para o dia seguinte. Escolha cama, casinha e cobertores para o seu Buldogue Serrano! As opções da Petz vão deixá-lo muito bem instalado para relaxar.
Acessar Pet ShopApesar do seu tamanho e de sua cara de bravo, o Buldogue Serrano tem comportamento muito tranquilo. Ele é extremamente meigo e chega a ser bastante dócil, principalmente com seus tutores.
O cão é bastante corajoso e atento ao que está acontecendo. Quando ele se sentir ameaçado ou for desafiado, não vai fugir do desafio. Mesmo assim, basta seu tutor falar uma vez e ele obedece rapidamente, pois é bastante submisso a quem ama.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Com esse companheiro de quatro patas em casa, alegria e cumplicidade não vão faltar. Ele é leal e não vai querer causar confusões desnecessárias no lar. Basta impor limites ao cão desde filhote, e a obediência estará presente sempre.
Como dito anteriormente, ele só será um pouco agressivo caso seja provocado. No mais, não há com o que se preocupar na convivência com ele dentro de casa. Costuma ser bem tranquilo.
É importante incluir os treinos de socialização na rotina do Buldogue Serrano desde filhote. Por mais que ele seja tranquilo com a família, acostumá-lo com outros pets, principalmente, é fundamental.
Essa raça não tem problemas com crianças, o único cuidado a ser tomado é com o tamanho do cão, que pode machucá-las. Por isso, as interações devem ser supervisionadas. Com estranhos, o pet se comporta muito bem, depois da fase de se conhecerem, ele se torna amigável.
Os pelos do Buldogue Serrano são bem curtinhos, com uma textura lisa, que não é macia, nem áspera em excesso. Para cuidar deles é bem simples, basta uma escovação semanal para remoção dos fios mortos.
O banho pode ser dado mensalmente para que o cão fique totalmente limpo. Mas essa não é uma raça que exige muitas limpezas. Fique atento às sujeiras nos olhos e orelhas. Além disso, limpe sempre com um pano úmido qualquer tipo de secreção.
Aparar as unhas do peludo regularmente é muito importante para o bem-estar dele. Caso fiquem grandes, elas podem causar dor e desconforto ao pet. Além disso, ele pode acabar danificando os móveis ao arranhá-las.
Escove os dentes do seu peludo regularmente, para manter a higiene bucal dele. É dessa forma que você evita o tártaro, os problemas na gengiva ou qualquer outra doença na boca do cãozinho.
Em geral, o Buldogue Serrano costuma ter uma vida saudável. Ainda assim, mantenha as consultas de rotina para fazer exames. É preciso sempre ter atenção às doenças comuns aos cães, como displasia coxofemoral, de cotovelo e problemas na pele.
A alimentação do Buldogue Serrano deve ser feita com rações indicadas para o tamanho, o porte e o peso dele. Além disso, o veterinário deve adequar a dieta à rotina de exercícios do peludo, para que ele tenha todos os nutrientes que precisa.
Escolha rações que correspondam à idade do seu Buldogue. Em cada fase da vida, ele precisa de vitaminas específicas. Não esqueça de deixar água limpa e fresca sempre disponível para o peludo, pois o cão tem que se hidratar muito bem.
Como dito anteriormente, as consultas com o veterinário fazem toda a diferença na vida do seu cachorro. É com a ajuda do profissional que seu cão terá todo o suporte para crescer forte e saudável, com a dieta correta e o cuidado com a saúde.
As vacinas também devem fazer parte da vida do seu Buldogue Serrano. Elas ajudam a evitar doenças no peludo e também na família. Isso porque algumas patologias podem ser transmissíveis para os humanos. Então, mantenha a caderneta de vacinação sempre atualizada.
Quando um Buldogue Serrano filhote chega ao novo lar, ele precisa se sentir confortável e bem recebido. Por isso, é importante adequar a rotina da casa e separar o cantinho especial dele, com todos os acessórios.
Já nessa fase, inclua uma rotina leve de exercícios e socialização. As consultas com o veterinário do filhote de Buldogue Serrano devem se iniciar quanto antes. Assim, ele ficará sempre confortável com o procedimento.
O Buldogue Serrano é um cão muito inteligente, então não há dificuldades para treiná-lo. Imponha limites desde o começo dos treinos e não dê moleza a ele. Ele não tende a ser teimoso, o que facilita na relação com o tutor durante as atividades.
A raça foi criada para tomar conta de animais grandes. Por isso, caso queira, você pode incluir exercícios um pouco mais pesados. Treinos de guarda, caça e corrida podem agradar bastante o peludo.
Agora que você conhece todas as informações sobre a raça brasileira Buldogue Serrano, aproveite o Pet Shop on-line da Petz! Aqui, temos tudo o que seu cãozinho precisa, com muita qualidade. Aproveite nossos preços e adquira já!