O Border Terrier é um dos cães mais antigos da Grã-Bretanha. Inteligente e explorador, esse pet surpreende pela determinação. Sempre muito bem-humorado, o peludo conquista fãs com facilidade.
Mesmo que tenha sido criado como cão de caça, ele se tornou um ótimo mascote ao longo do tempo. Por isso, é muito provável que você se apaixone por esse bichinho. A seguir, confira mais informações sobre a raça!
O Border Terrier é um cachorro de pequeno porte, mas bastante ativo. Os instintos de caçador fazem o bichinho ser bem enérgico. Por isso, ele aprecia correr e praticar atividades ao ar livre, se dando muito bem em casas com quintais amplos.
Entretanto, o cachorro Border Terrier também pode se adaptar à vida em apartamentos, desde que o tutor o leve para passear ou brincar no parque com certa frequência. Quanto mais fisicamente estimulado for, mais contente e livre de estresse o bichinho fica.
A personalidade do Border Terrier faz dele um cachorro divertido e superesperto, com amor de sobra para oferecer. Para descobrir mais sobre essa raça britânica de cachorro, continue a leitura deste texto. Temos certeza de que você ainda vai se surpreender bastante com o pet!
Antigamente, a raça era criada como medida preventiva contra raposas. Assim, o animal era um cão de caça. Por isso, o peludo era estimulado a encontrar o próprio alimento sozinho, uma vez que os criadores não davam comida para esse tipo de cachorro.
Essa pode ser uma das raças mais velhas da família dos Terrier da Grã-Bretanha. Isso porque o pet aparece em muitas pinturas e outras obras de arte que retratam grandes caçadas dos séculos XVIII e XIX. Os registros mais antigos datam do ano de 1754.
O nome desse pet diz muito sobre ele: em inglês, “border” significa “fronteira”. Portanto, Border Terrier pode ser traduzido para “Terrier da fronteira”, e o nome do bichinho não poderia ser outro. Afinal, esse cachorro surgiu em uma região localizada na divisa entre a Inglaterra e a Escócia.
Esse cachorro inglês surgiu no século XVIII, na Grã-Bretanha, mais especificamente em uma região denominada Cheviot Hills (fronteira entre Escócia e Inglaterra). Trata-se de uma área rural, onde os fazendeiros sofriam bastante com ataques de raposas. Sendo assim, ele era criado para caçar esses animais.
Os antepassados dessa raça de Terrier eram conhecidos como Reedwater Terrier, Ullswater Terrier e Coquetdale Terrier. Todos os nomes fazem referência às regiões rurais onde os animais eram criados. Fisicamente, o Border Terrier de hoje não mudou muito em relação aos ancestrais.
Durante muito tempo, o Border Terrier só tinha popularidade na terra natal, a Grã-Bretanha. Ao ser exposto em feiras na região de Northumberland, na Inglaterra, o pet começou a chamar a atenção da burguesia. Depois disso, ele passou a ser reconhecido em outros países.
O British Kennel Club registrou o pet em 1920. Entretanto, a FCI (Federação Cinológica Internacional) reconheceu o Border Terrier com raça oficial apenas em 26/06/1963.
Esse cachorro é pequeno, mas tem musculatura forte e pode ser bem rápido. Afinal, ele era utilizado na caça e precisava acompanhar o ritmo de cavalos. As pernas são uma das características que diferencia a raça dos parentes, já que são mais longas do que o usual.
Além disso, o pet tem uma “cabeça de lontra”. Assim, ele possui um crânio amplo com bastante distanciamento entre os olhos e as orelhas. Esse é um cachorro de pelo curto, duro e áspero. Normalmente, as cores da pelagem são: vermelho, cinzento, castanho e trigo.
Conheça rações para Border TerrierUma alimentação equilibrada faz toda a diferença no dia a dia do seu amigo de quatro patas. Por isso, é importante adquirir uma ração com os nutrientes que atendem às necessidades do pet. Para isso, considere o porte, a frequência de atividades físicas, a idade e as condições especiais do bichinho.
Acessar Pet ShopUm banho bem tomado pede um shampoo apropriado para o tipo de pelagem do seu cãozinho. Aqui, na Petz, temos um catálogo extenso de produtos para os cuidados com o pelo do seu pequeno. Aproveite sua visita para conferir todas as nossas opções!
Acessar Pet ShopPulgas e carrapatos podem ser problemas constantes na vida do seu animal de estimação. Por isso, é importante se antecipar e prevenir a proliferação desses visitantes indesejados com antipulgas de qualidade. Encontre a opção certa para seu bichinho aqui, na Petz!
Acessar Pet ShopA raça é bem ativa e gosta de praticar atividades ao ar livre. Assim, para estimular o pet e variar a diversão, é importante ter um bom estoque de brinquedos de cachorro. Bolinhas, discos, cordas e outros itens são muito bem-vindos na rotina do animalzinho!
Acessar Pet ShopNão há lugar melhor para tirar uma boa soneca do que a própria cama, não é verdade? Os pets compartilham desse sentimento! Sendo assim, é importante que o peludo tenha um cantinho especial e confortável para descansar após brincar o dia todo com você.
Acessar Pet ShopO Border Terrier é considerado um cão ativo e aventureiro devido ao instinto de caça herdado do passado. Assim, ele também é bastante determinado e corajoso, sendo um exímio explorador de ambientes externos.
Além disso, ele é um cachorro inteligente e afetuoso, mas não a ponto de ser classificado como carente. Por isso, caso você procure por um companheiro leal, animado e inteligente, considere incluir o Border Terrier em sua vida!
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
A convivência com um cachorro dessa raça pode ser bem agitada. Se você mora em uma casa com jardim, espere alguns buracos cavados na terra. Afinal, o cãozinho era criado para encontrar raposas que viviam em tocas no subsolo. Esse pet também é um grande mordedor. Então, é melhor deixar os chinelos fora de vista!
A princípio, essas características podem assustar um tutor de primeira viagem. Entretanto, com bastante paciência, é possível disciplinar o peludo para isso não afetar a relação de vocês. De resto, ele não demanda cuidados especiais extremamente significativos.
Esse animalzinho não costuma demonstrar comportamento agressivo e se dá bem com estranhos, geralmente. Porém, ele está sempre alerta. Por isso, o pet pode receber visitas com alguns latidos. Além disso, ele é muito amigável com crianças.
Ele também pode aceitar facilmente outros bichinhos de estimação na família, como cães e gatos. Entretanto, devido aos instintos de caçador, é comum ver o pet perseguir animais desconhecidos de pequeno porte, como aves e roedores.
A raça Border Terrier apresenta pelos curtos, ásperos e duros. Assim, nós na pelagem são menos frequentes. Por isso, basta escovar o pet a cada uma ou duas semanas.
Os pelos são bastante impermeáveis. Assim, o bichinho repele sujeira com muita facilidade, dispensando a necessidade de banhos excessivos. Inclusive, caso o pet esteja sujo, é possível resolver o problema com toalhas ou lenços umedecidos próprios para cães.
As unhas do seu animalzinho devem estar sempre limpas e aparadas. Do contrário, elas podem rachar e causar dor. Além disso, o ferimento pode infeccionar e causar complicações mais graves à saúde do pet.
Os dentes devem ser escovados regularmente para evitar o acúmulo de tártaro e outras bactérias. Afinal, a saúde bucal do seu pet é bem delicada. Por isso, assegure-se de realizar a higienização diariamente, se for possível.
Essa é uma raça que não costuma apresentar problemas de saúde muito significativos com frequência. Apenas evite exagerar na comida, pois o bichinho pode ter certa predisposição à obesidade.
Para seu peludo se desenvolver da melhor forma possível, é importante oferecer uma dieta equilibrada. Portanto, opte por uma ração que supra as necessidades nutricionais do seu bichinho. Essa escolha deve ser feita com base na idade e no porte do animal.
Aliás, é importante manter o comedouro do bichinho higienizado, evitando o acúmulo de restos que podem juntar fungos e bactérias. Por fim, deixe água limpa e fresca sempre à disposição do pequeno.
Você deve manter o acompanhamento veterinário do seu pet sempre em dia. A partir de check-ups gerais, o profissional pode identificar qualquer tipo de disfunção no organismo do bichinho e iniciar o tratamento apropriado com antecedência.
Além disso, o veterinário pode aplicar as doses necessárias de vacinas e vermífugos essenciais para o bem-estar do peludo. Isso sem contar as várias instruções que o especialista oferece sobre os cuidados com o pet, como a indicação da ração ideal e outras informações.
Um filhote da raça pode demandar bastante tempo e atenção. Por isso, é importante adequar sua rotina para a chegada do pet. Aliás, você deve preparar a casa com todos os acessórios essenciais para o pequeno, como comedouro, bebedouro, brinquedos e mais.
Um ponto importante é adquirir uma ração adequada para a idade e o porte do peludo. Afinal, o bichinho está em fase de crescimento e precisa de nutrientes específicos para se desenvolver. Por fim, certifique-se de que as vacinas do seu amiguinho sejam aplicadas nas datas corretas.
O Border Terrier é um cachorro com total capacidade de aprender truques e responder aos comandos dos tutores. Porém, caso ele esteja determinado a ignorar o treinamento, pode ser difícil contornar a situação — mas não impossível. Afinal, os pets podem ser bem independentes quando querem.
Treinamentos intensos podem ser mais complicados para a raça. Porém, com muita força de vontade, paciência e reforço positivo, é possível fazer o pet executar algumas ações básicas. Assim, o cãozinho pode ser ensinado a andar na rua com guia e fazer as necessidades no local correto, por exemplo.
Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre o Border Terrier. Se quiser conferir curiosidades sobre outros cãezinhos, consulte os guias de raça disponíveis aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Aproveite sua visita, abasteça o estoque de ração e adquira outros itens essenciais para seu mascote!