O Bichon Havanês é a única raça de cachorro com origem cubana! Eles são muito companheiros com seus tutores e não oferecem perigo nem a outros animais e tampouco para estranhos. Adoram brincar e são bem descontraídos, por isso as crianças se dão muito bem com esses cães.
O cão Bichon Havanês é muito inteligente, o que torna mais fácil o adestramento e adaptação com outros pets. Além disso, é um cachorro alerta, que mesmo com seu pequeno tamanho tentará defender seus tutores como puder. Apesar de não ser barulhento, quando achar que algo ou alguém oferece perigo, vai latir.
O cachorro Bichon Havanês é pequeno e robusto. Ele é bastante adaptável e não tem um lugar de preferência para viver. Em grandes quintais, vai brincar e correr bastante. Contudo, por ser pequeno, também se dá bem em apartamentos e locais apertados.
O Havanês não precisa de uma rotina de exercícios rígida. Em qualquer fase da vida em que esteja, uma caminhada ou brincadeiras com os tutores já serão suficientes para ele.
Uma das maiores curiosidades da raça de cachorro Bichon Havanês é a singularidade em ser a única de origem cubana. Por essa razão, ela é muito importante no país e, atualmente, tem se tornado ainda mais popular em outros territórios também.
O Bichon Havanês foi o cão mascote da aristocracia cubana por muitos anos. Isso só acabou no início do século XX, quando as raças de cachorros no país passaram a ser baseadas em padrões norte-americanos.
Após o Bichon Havanês ter sido padronizado nos Estados Unidos, a raça acabou se tornando uma das mais procuradas no país. Inclusive, já entrou para o top 30 de cachorros mais requisitados no território norte-americano.
O cão oficial da ilha cubana pode estar se tornando cada vez mais popular em outros lugares. Entretanto, em seu local de origem, há poucos cachorros da raça, por causa de contrabando e acontecimentos políticos. O pet corre sério risco de extinção em Cuba.
A história do Bichon Havanês mostra que raças parecidas com essa saíram precocemente da Espanha, chegando à Cuba. Isso aconteceu por volta de 1500, quando era comum que os cachorros fossem moedas de troca. Com a mistura dessas raças Bichons semelhantes, deu-se origem ao Havanês.
Os cães que chegaram a Cuba e participaram da origem do Havanês foram os Tenerifes. Porém, em sua linhagem também estão o Bichon Frise e o Maltês. E como sabemos, a raça cubana faz parte da família dos Bichon.
Quando muitos cubanos fugiram da revolução de Fidel Castro, eles acabaram levando os Bichons Havaneses junto. Foi assim que a raça chegou aos Estados Unidos e se consolidou no país. Só a partir de então foi possível preservar esses cães sem o risco de extinção.
Esses cães levaram algum tempo para serem reconhecidos pelos clubes de raças. Por isso, apenas no ano de 1996, o Bichon Havanês foi admitido pelo American Kennel Club.
Apesar do tamanho de suas perninhas curtas, o Bichon Havanês tem uma movimentação bem livre. A altura geral dele não passa de 29 cm, ou seja, são cães pequenos. O corpinho costuma ser mais comprido do que largo, dando a impressão de ser um cachorro longo.
As orelhas são caídas na altura da bochecha e as pontas têm uma ligeira curvatura. Os olhos são bastante arredondados e dão uma expressão amável ao Bichon Havanês. A cauda geralmente fica virada para o corpo, é coberta por pelos e se confunde com o resto do dorso.
Conheça rações para Bichon HavanêsPreocupar-se com a alimentação é uma atitude fundamental dos tutores. Pensando nisso, escolher rações de qualidade para os cães contribui para o bem-estar dos pets. Aproveite, então, a variedade de comidinhas disponíveis aqui, na Petz, e deixe seu cachorro Bichon Havanês bem nutrido.
Acessar Pet ShopA hora do banho pode ser ainda mais especial com os produtos que você encontra aqui, na Petz. São shampoos, condicionadores, itens para banho a seco e muito mais. Tudo para deixar seu peludo Bichon Havanês limpo e bem cheiroso.
Acessar Pet ShopCuidar para que seu cachorro não tenha pulgas e carrapatos vai deixá-lo mais saudável e feliz. Isso porque esses bichinhos indesejáveis podem fazer muito mal ao pet. Por isso, dê uma olhada nos antipulgas na Petz e garanta o produto ideal para seu Bichon Havanês.
Acessar Pet ShopFalar em Bichon Havanês é falar em brincadeiras. Afinal, esses cães adoram se divertir. Melhor ainda se tiver bolinhas, pelúcias e muitos outros brinquedos para ele aproveitar. Confira a variedade de artigos na Petz e dê de presente para seu amigão!
Acessar Pet ShopDepois de um dia longo de brincadeiras com os tutores, o Bichon Havanês vai precisar de um local para descansar. Que tal preparar um espaço bem aconchegante para ele com caminha e acessórios? Com os itens disponíveis na Petz, você vai deixar seu cão mais confortável!
Acessar Pet ShopO Bichon Havanês tem personalidade fácil de lidar: não é nada bravo, adora brincar e é muito inteligente. Em especial, com seus tutores ele é muito afetuoso, demonstrando isso sempre que pode. Por ser tão ligado aos seus familiares, não fica bem sozinho e precisa de atenção.
O treinamento ajuda a mantê-lo mais quieto, sem causar tanta bagunça e a não ficar tímido. No mais, tentará ser um cão de guarda para seus tutores, sendo prejudicado apenas por seu tamanho pequeno. Em geral, não costuma latir, mas não hesita se achar que seus companheiros estão em perigo.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Para lares em que há crianças, o Bichon Havanês é um ótimo cão. Só não esqueça de dar carinho a ele e deixá-lo participar das brincadeiras. Estar envolvido nas atividades do lar faz o cãozinho ficar ainda mais feliz.
Ele gosta de estar ao ar livre e em ambientes espaçosos, mas não tem problemas em viver em apartamentos, desde que faça caminhadas às vezes. Se os tutores precisam se ausentar com frequência, o Bichon Havanês não ficará feliz. Por isso, é preciso pensar bem se terá bastante disponibilidade para ele antes de adotá-lo.
Como dito anteriormente, o Bichon Havanês tem uma relação muito boa com crianças. Além delas, ele não tem problemas com outros pets, em especial outras raças de cães. Não costuma ser agressivo com estranhos nem late muito.
Mas tudo isso será ainda melhor se ele for socializado e treinado desde filhote. Do contrário, o cão pode ficar bastante tímido com desconhecidos, mimado e intolerante com os tutores.
O pelo do Bichon Havanês é bem longo e liso, com uma camada dupla, formando uma barreira contra o superaquecimento pelo sol. Alguns tutores optam por cortar a pelagem para facilitar os cuidados.
Para quem opta por deixá-los longos, a escovação deve ser feita três vezes por semana para evitar nós. Isso pode ser feito com uma escova macia ou, então, um pente com dentes firmes.
Os banhos devem ser dados com uma frequência quinzenal. Durante esses intervalos, o canto dos olhos e as orelhas devem ser limpos com produtos próprios, como lenços úmidos ou gaze. Nesses locais, é comum o acúmulo de sujeira com mais frequência.
Utilize produtos próprios para o banho em cães com pelagem um pouco maior e que sejam adequados para o Bichon. Assim, você garante que ele fique limpo de forma totalmente segura!
As unhas do Bichon Havanês crescem no tempo comum aos outros cães. É preciso ficar atento para que elas não machuquem o próprio pet, tutores ou danifiquem objetos. Se não souber cortá-las, leve-o ao veterinário.
A raça Bichon Havanês necessita de cuidados mais rígidos com a saúde bucal. A escovação precisa ser feita, pelo menos, uma vez por semana para evitar tártaro e outros problemas, como mau hálito.
O Bichon Havanês tem a saúde geralmente boa, sem enfermidades frequentes. É preciso estar atento a doenças oculares, surdez e problemas de displasia que podem aparecer.
Para identificar problemas de saúde, é importante levar o pet ao veterinário com regularidade. Se o cuidado for implementado quando o cão é filhote, é mais fácil a adaptação às consultas com o especialista.
Os Havaneses não têm uma alimentação específica, é apenas preciso dar rações para cachorro adequadas a idade em que eles estão. Até os 12 meses de vida, os cães são considerados filhotes, por isso precisam consumir alimentos específicos para a fase de crescimento.
É importante consultar o veterinário para saber quais as rações adequadas para o seu cachorro. Além disso, ele indicará a quantidade ideal para o dia a dia, a fim de evitar o sobrepeso.
Fica claro que o veterinário faz toda diferença na vida dos pets, não é mesmo? Por isso, o acompanhamento regular é importante, seja para identificar ou tratar doenças, adequar dietas, etc.
Não esqueça que levar o cachorro para tomar todas as vacinas que precisa é outro cuidado fundamental. Além de proteger o seu peludo, elas evitam doenças em humanos também, como a raiva. Um cão vacinado é segurança para todos!
Ao receber um Bichon Havanês filhote em casa, o ambiente deve estar preparado para ele. Além da alimentação adequada para essa fase da vida, o espaço também deve estar apropriado para recebê-lo.
Prepare um cantinho aconchegante para ele relaxar, ofereça brinquedos para a diversão e tente sempre incluí-lo nas atividades da casa. Rapidamente, ele estará adaptado e confortável com seus tutores.
Treinar o Bichon Havanês não é complicado, já que ele é inteligente e aprende com facilidade. Entretanto, é importante pensar em exercícios que sejam legais e positivos para o cão. Além disso, nesses treinamentos, aproveite e inclua a socialização com lugares, pessoas e outros pets.
Faça exercícios com brincadeiras que envolvam pets e tutores. Seja gentil e paciente com ele. Mesmo sendo inteligente, é normal ter alguma dificuldade. Não o repreenda, pois essa raça é bastante sentimental e pode abandonar os treinos se ficar triste.
Com todas essas informações, vai ficar mais fácil cuidar do seu Bichon Havanês. Por isso, não perca tempo e garanta tudo o que ele precisa no Pet Shop on-line da Petz. Aqui, você encontra muitos produtos, praticidade e ótimas condições para a compra. Aproveite!