Os bichanos são ótimos companheiros para a rotina. Mas quem tem um gatinho em casa sabe que eles gostam bastante de afiar as suas unhas. Muitas vezes nos objetos do lar.
O gato arranha os móveis por muitos motivos. É uma forma de marcação de território, mas também ajuda a gastar as unhas que estão compridas, a alongar e até mesmo a diminuir o sentimento de ansiedade.
Arranhar os móveis é uma forma de expressão dos bichanos e, por isso, muitos tutores se perguntam: como evitar que os gatinhos arranhem os móveis? Veja algumas dicas com o blog da Petz!
O primeiro segredo para proteger seus objetos é espalhar pela casa várias opções de arranhador para gatos. Existem modelos verticais, horizontais e até mesmo aqueles que podem ser fixados nos próprios móveis. Os brinquedos devem estar firmes e em lugares de fácil acesso.
1
Os odores influenciam muito no comportamento dos bichinhos. Por isso, espalhe feromônios nos brinquedos e use água morna e sabão para limpar áreas já arranhadas e tirar os cheiros que podem estimular o gato.
2
Sabia que existem produtos voltados justamente para evitar que os bichanos danifiquem os objetos do lar? Eles devem ser borrifados nas áreas de maior interesse ou onde o tutor quer evitar que a atenção dos gatos seja desperta.
3
Muitas vezes, o ato de arranhar é um sinal de algum fator emocional para o bichano. Por isso, fique sempre atento se ele não está fazendo isso para chamar a atenção ou porque está estressado com algo.
4