Dar remédio para gato pode ser um desafio. Afinal, os bichanos normalmente resistem a tomar medicamentos.
É sempre importante lembrar que o veterinário pode ajudar nesse momento. Porém, para facilitar a tarefa, aqui vai um passo a passo para dar remédio para o felino em casa com tranquilidade.
Como dar remédio para gato? Comece preparando o medicamento com antecedência. Agite, se for necessário, e coloque a quantidade certa na seringa ou no conta-gotas.
1
Leve o bichano para um lugar tranquilo e tente controlar o nervosismo na voz para não afetá-lo. Em seguida, pegue a seringa ou o conta-gotas com uma das mãos.
2
Segure a cabeça do felino, sem apertar, com a outra mão e coloque a seringa ou conta-gotas atrás do canino dele. Depois, vá soltando o medicamento em pequenas quantidades. Feche a boca do gato e mantenha-a assim, cuidando para deixar a cabecinha na posição normal.
3
Faça a limpeza dos resíduos de remédio com um pano úmido. Em seguida, ofereça um petisco que o pet adora. Por fim, higienize a seringa ou o conta-gotas e guarde o medicamento conforme as instruções do fabricante.
4
Alguns cuidados podem facilitar na hora de dar o remédio ao bichano. Cortar as unhas anteriormente e enrolar o pet em um pano na hora de dar o remédio são alguns deles.
Os remédios manipulados também são boas opções, já que é possível escolher o sabor e personalizar para evitar desperdícios. Porém, é sempre importante checar com o veterinário se essa é uma boa alternativa para o seu bichano.
É normal o gatinho babar, espumar ou balançar a cabeça após tomar o remédio. Cabe a você ficar atento aos comportamentos dele e consultar o veterinário caso note algo errado.