Crianças e bichinhos costumam ter lindas relações e criar laços para a vida toda. No entanto, é preciso ter preparo para que o convívio deles seja saudável.
Por isso, a Petz separou algumas dicas para ajudar responsáveis e tutores a evitarem problemas ao criar crianças e pets no mesmo espaço. Veja a seguir!
1
Antes da criança ou do pet chegarem, acostume-os com as regras que serão impostas. Quais espaços serão proibidos, quais horários devem ser cumpridos, etc.
2
Tanto cães quanto gatos podem ser treinados para responder a comandos. Procure adestrá-los para ajudar no controle das ações deles, quando necessário.
3
Um problema comum ao ter pets e crianças em casa é o ciúmes. Contra isso, aumente a quantidade de atenção que você dá a ambos quando eles estão juntos.
4
Especialmente no início do convívio, conte com a ajuda de pediatras, adestradores e veterinários para guiar os próximos passos em relação ao dia a dia dos pets e crianças.
5
Por mais que o convívio seja importante, tempo longe também é. Estabeleça momentos que tanto a criança quanto o cão ou gato possam ficar sem a companhia do outro.
6
Nunca deixe os bichinhos com a criança sem supervisão, pois são nesses momentos que acidentes podem acontecer. Sempre esteja junto deles.
7
Antes que as crianças e os pets se conheçam, certifique-se de que eles têm as vacinas necessárias. Também faça o acompanhamento constante da saúde de ambos com profissionais.
8
Para evitar riscos, lembre-se de dar banhos constantes nos pets, e não deixe que crianças ou bebês coloquem partes do corpo do bichinho na boca.
9
Por fim, lembre-se que a socialização é um processo. O convívio entre crianças e animais é muito enriquecedor. Se tiver alguma dificuldade, conte com a ajuda de profissionais.