Se a família está aumentando, você precisa preparar o seu pet para a chegada do novo membro. Um bebezinho muda a rotina da casa e isso também impacta o bem-estar dos animais.
A boa notícia é que você pode treiná-los para conviver com o neném desde o momento em que souber da chegada do bebê. Confira alguns passos essenciais e dicas de convivência.
Os comandos básicos permitem a interação segura entre o cachorro e o bebê recém-nascido. Ensine-o a sentar, esperar e parar, por exemplo. Sempre ofereça petiscos como recompensa.
1
Use uma boneca para simular a presença do neném na casa. Faça movimentos de ninar e amamentar para que o pet veja e se familiarize com eles. Também o exponha a acessórios, cheiros e sons de bebês.
2
Essa etapa é muito importante, principalmente se o seu animalzinho não estiver acostumado com crianças. Conviver com elas vai ajudar a reduzir o medo e a ansiedade quando o bebê chegar.
3
Caso você decida restringir o acesso do pet a algum cômodo – como o quarto do bebê –, faça essa preparação antes da chegada dele para não causar uma mudança abrupta.
4
No momento da apresentação, o animalzinho deve estar na guia ou atrás do cercadinho. Deixe que ele cheire o bebê e use os comandos para acalmá-lo, caso necessário. Sempre recompense os bons comportamentos.
5
Com a chegada do bebê, os animais podem se sentir abandonados. Tente envolver outros membros da família nas brincadeiras com o pet e, se possível, incluí-lo nos momentos com o neném.
6
Essa adaptação pode parecer difícil, mas podemos garantir: o combo criança e cachorro dá supercerto! Se você começar a preparar o animalzinho com antecedência, certamente terá um melhor aumigo para o seu bebê!
Que tal conferir todos os detalhes sobre cada um desses passos? O Dr. Pet, especialista em comportamento animal, te ensina!