Conhecido por seu latido característico e energia inesgotável, o Pinscher é considerado um excelente guardião. Quer conhecer mais sobre essa raça? Então, confira 10 curiosidades que a Petz separou a seguir!
1
O temperamento do Pinscher pode mudar de acordo com a socialização e o treinamento que ele recebe desde filhote. Ele costuma latir para estranhos em momentos que considera de risco, mas tende a ser superamoroso.
Características físicas
2
A raça é conhecida por seu tamanho pequeno e pelagem lisa, curta, brilhante e densa. O focinho é preto e pontudo, e ele pode chegar a ter de 25 até 30 cm na fase adulta.
3
Por ser superenergético, o Pinscher pode ter bastante interação com o seu tutor. Porém, quando não é correspondido, fica irritado e triste. Normalmente, não se dá bem com outras espécies de animais, como os gatos, por exemplo.
Socialização
4
Assim como acontece com outras raças, o Pinscher pode não ser tão amigável com crianças ou estranhos no primeiro contato. Fazer diferentes brincadeiras com o pet é uma boa forma de deixá-lo mais sociável.
5
Como é muito agitado, o Pinscher tende a ser uma raça muito saudável. Porém, pode ter alguns problemas de saúde, sendo a mais comum a luxação patelar, que é quando a paleta não está alinhada e o animalzinho tem dificuldade de caminhar.
Inteligência aguçada
6
Outra curiosidade dessa raça é que ela é muito inteligente e aprende rapidamente se recebe o treinamento certo. Adora brinquedos interativos e desafios mentais.
7
O Pinscher também é conhecido por desenvolver fortes laços com seus tutores. Ele gosta de fazer companhia e estar perto dos seus amigos, sendo sempre muito leal.
Pelagem fácil de cuidar
8
Por ter uma pelagem lisa e curta, é superfácil mantê-la limpa, não exigindo muitos cuidados e escovação. Porém, para evitar a queda pela casa, o ideal é que o pelo do bichinho seja escovado uma vez ao dia.
9
Considerada uma raça que vive muito, ela tem uma expectativa de vida que varia entre 12 e 15 anos. Lembrando que para cuidar da forma certa da saúde do pet é importante o acompanhamento de um médico-veterinário.
Adaptação a ambientes urbanos
10
Devido ao seu tamanho e necessidade de exercícios moderados, o Pinscher se adapta bem a ambientes urbanos. Dessa forma, é um ótimo companheiro para se ter em apartamento.