7 curiosidades do simpático axolote

Conheça as principais curiosidades sobre esse animalzinho conhecido pelos sorrisos e outros hábitos!

O axolote é um bichinho curioso e que conquista todos com o “sorriso” que carrega. Veja algumas curiosidades sobre ele a seguir e apaixone-se!

Anfíbio

1

Muitos pensam que o axolote faz parte da lista de espécies de peixe. No entanto, na verdade, esse bichinho é um anfíbio, mais especificamente, uma salamandra!

Deus asteca

2

O nome da salamandra axolote é derivado do deus asteca Xolotl, que representava o fogo e a iluminação. Assim como surgiu a civilização, o bichinho tem origem no que, hoje, é o México.

Neotenia

3

É normal que axolotes passem a vida toda com certas características da fase de larva, como as brânquias externas. Na ciência, isso é chamado de neotenia.

Regeneração

4

Os axolotes são de grande valor científico por conta das capacidades regenerativas que possuem. Eles podem cicatrizar feridas sem deixar marcas e até crescer novos membros após amputação.

Arte

5

Esses bichinhos são tão amados pelo México que já apareceram em peças artísticas do país, como murais de Diego Rivera e poemas de Octavio Paz.

Extinção

6

A espécie corre grande risco de extinção. Estima-se que existam menos de mil axolotes selvagens no mundo, encontrados apenas no lago Xochimilco, no México.

Domesticação

7

Muitos países permitem a criação de axolotes como pets, desde que com os cuidados necessários. No Brasil, ainda não há permissão específica sobre os anfíbios.