A convivência pacífica entre os pets pode ser um desafio para os tutores. As espécies têm diferentes comportamentos e hábitos que, às vezes, podem gerar conflitos.
Uma rotina harmônica é essencial para os pets. Para trabalhar a convivência entre cães e aves, algumas ações podem ajudar. Veja cinco dicas do Dr. Pet a seguir!
A segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Nas interações, mantenha o pássaro na gaiola e, se possível, evite que o cachorro chegue muito perto do viveiro, pois isso pode gerar estresses desnecessários.
1
Acostumar o cãozinho à ave é um processo que leva tempo e deve ser feito com calma. Ao apresentar os dois, use estímulos positivos (como sons de pássaros) e recompense bons comportamentos.
2
Uma dica muito interessante é acostumar o cão ao cheiro da ave. Para isso, passe um paninho no pássaro e coloque-o próximo à comida do cachorro. Assim, a convivência ficará muito mais tranquila.
3
O treinamento dos cachorros se torna um ótimo aliado nesse momento de interação. Comandos básicos como “fica”, “vem” ou “não” ajudam você a ter mais controle da situação.
4
Usar brinquedos parecidos com os pássaros é uma ótima maneira de acostumar os cachorros às aves. Sempre que os cães interagirem com o item, ofereça petiscos para estimulá-los. Assim, eles associam os amigos de penas a algo positivo.
5