Os pets gostam tanto de estar com os tutores que podem sofrer de ansiedade pela ausência deles. É hora de saber como identificar e tratar esse problema!
O transtorno de ansiedade de separação acontece quando o cachorro está longe do tutor e se sente só, triste e desamparado.
O cachorro com ansiedade demonstra sinais até mesmo quando o tutor está por perto, como: uivar, arranhar as portas e o chão, lamber excessivamente as patas, respirar ofegantemente e destruir objetos.
O cachorro com ansiedade de separação precisa de atenção e cuidado redobrado, principalmente quando se machuca sozinho. Acompanhe as precauções nos próximos stories!
Se o pet já tem ansiedade de separação, é preciso manter acompanhamento médico e seguir o tratamento corretamente. Muitas vezes, a terapia medicamentosa entra em ação para melhorar o humor do cachorro e acalmá-lo.
1
Para distrair o pet, enriqueça o ambiente com brinquedos interativos. Na hora da refeição, opte por um comedouro em formato de brinquedo recheável, que desacelera o ritmo da alimentação.
2
Os passeios são essenciais para gastar as energias do pet, deixando-o mais calmo na sua ausência. Leve-o para andar antes do período em que você ficar fora e após retornar.
3
Ainda que a felicidade esteja transbordando, evite fazer festa ao sair e chegar em casa. Isso aumenta a agitação e a expectativa do cachorro em ver o tutor.
4