vermifugacao de filhotes cachorro
Se quiser garantir que seu bichinho de quatro patas cresça com saúde, é preciso ficar atento também a alguns perigos. Por isso, além da vacinação, é fundamental dar início à vermifugação de filhotes o quanto antes.
Lembre-se de que logo no começo da vida, os pets ainda não estão com o organismo e com o sistema imunológico completamente desenvolvidos. Saiba mais sobre esse quando vermifugar filhotes!
De maneira geral, a infestação por vermes depende do contato com o parasita. Por isso, quando o assunto são filhotes, é natural pensar que eles estão livres do problema.
Afinal, se eles mal saem de casa, é improvável que haja contaminação. Mas é aí que você se engana!
Muitas vezes, os filhotes são contaminados na própria gestação ou durante a fase de amamentação. Além disso, o sistema imunológico pouco desenvolvido faz com que eles fiquem ainda mais propensos aos parasitas, o que pode colocar em risco o crescimento deles.
“A vermifugação é primordial para um bom desenvolvimento nessa fase. Se uma verminose atrapalhar, por exemplo, a absorção de nutrientes, o pet pode ter algumas dificuldades de desenvolvimento a longo prazo”, explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Felipe Gabriel.
Mesmo que se siga a tabela de vermifugação de filhotes, administrar a primeira dose de vermífugo é uma dúvida bastante comum entre os tutores.
Mas saiba que, muitas vezes, ela é dada antes mesmo de o filhote ir para a sua casa, já que o ideal é administrá-la quando o pet tem por volta de 15 dias de vida.
“Ao adotar um pet devemos procurar saber a data de nascimento dele com a maior precisão possível, para que possamos realizar a vermifugação no período correto”, diz o Dr. Felipe.
Nesse sentido, completa o veterinário, após a primeira dose aos 15 dias de vida, um reforço deve ser feito quando o pet completar um mês.
Passado esse período, o especialista recomenda que uma nova dose do medicamento para vermifugar cachorro e gato seja feita mensalmente, até que o pet complete seis meses.
Depois disso, o intervalo entre uma vermifugação e outra vai depender do estilo de vida do cachorro, variando de 3 a 6 meses, de acordo com fatores como acesso à rua, contato com outros cães, etc.
Outra dúvida bastante frequente a respeito do uso de vermifugação de gatos e cachorros filhotes, é se eles previnem ou se servem apenas como tratamento.
De acordo com o Dr. Felipe, as duas opções estão corretas. “Os vermífugos são uma medida utilizada no tratamento, eliminando os vermes já presentes, e também de prevenção”, esclarece.
O veterinário lembra também que “tratamentos precoces reduzem a gravidade das doenças e podem salvar a vida do seu cão”. Não descuide!
Sobre os tipos de remédio de verme para cachorro filhote, os mais comuns são em forma de comprimido. Porém, é possível encontrar vermífugos do tipo suspensão oral (administrados com a ajuda de uma seringa) e até em pasta.
Seja como for, é fundamental seguir as indicações de espécie, de porte e, principalmente, as orientações do veterinário.
“Somente ele, após avaliar o pet, levando em conta exame físico, idade, peso, espécie e estilo de vida, poderá decidir o melhor protocolo para proteger completamente o seu cachorro de problemas com vermes”, diz o Dr. Felipe.
Segundo o veterinário, algumas raças podem ter restrições a certos tipos de antiparasitário.
Agora que você já sabe a importância da vermifugação de filhotes e de pets adultos, não tem mais desculpa. Procure a clínica da Petz mais próxima de você e agende já uma consulta!
A tartaruga é um réptil que desperta curiosidade. Com o corpo envolto por um casco…
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…