Saúde e Cuidados

Tosa de Poodle: quando e como fazer

Cães de pelos longos e encaracolados precisam de muitos cuidados para que a pelagem não forme nós e cause incômodos. Para isso, a tosa de Poodle é muito importante, dado que previne diversas doenças e evita que o pet sinta a necessidade de ficar sempre se coçando.

Você ainda não sabe qual é a importância da tosa higiênica em Poodle e quer conhecer mais sobre o assunto? Então, continue lendo, pois preparamos um conteúdo com dicas, passo a passo e informações sobre a limpeza desses queridos animais. 

Por que é importante tosar cães de pelos longos?

Além de prevenir a aglomeração de fungos e sujeiras, a tosa em Poodle é necessária para que o pelo cresça saudável, sem causar desconforto ao pet. Quando ela não é feita regularmente, podem surgir algumas doenças causadas por bactérias.

Se o pelo do Poodle está muito longo, ele passa a se coçar, o que pode formar feridas na pele e causar maiores danos à saúde do amigo de quatro patas. Portanto, se você deseja manter o cachorro confortável e longe de doenças, não deixe de tosá-lo. 

Quais são os tipos de tosa para Poodle?

O tipo de pelagem do Poodle é excelente para fazer diversos tipos de cortes. Devido à criatividade dos profissionais, sempre há novidades no ramo. Portanto, se você tem um cachorrinho desses, é interessante estar por dentro dos tipos de tosa para Poodle.

Tosa Bebê

Este nome deve-se à aparência de filhote que o cachorro adquire após o corte. O processo é feito com o uso de tesoura, que deixa o pelo do tamanho semelhante ao de um cachorrinho que está iniciando a vida. A tosa Bebê evita nós e exige escovação frequente.

Tosa Verão

Este tipo é ideal para períodos de clima quente, como o verão. Nele, o cachorro tem o pelo completamente tosado por meio de máquina, evitando que ele sofra com as temperaturas mais altas. O Poodle tosado ficará muito mais tranquilo.

Tosa Pompom ou Leão

Este tipo é muito utilizado em animais que participam de exposições e desfiles, pois deixa pompons nas patas, na calda e no topete, enquanto as orelhas ficam com os pelos compridos e caídos. O corte deixa o animal muito elegante.

Corte Kennel

Este corte é clássico, feito na tesoura, deixando os pelos mais curtos que a tosa Bebê. O rosto, as patas e a base da cauda são bem aparados, enquanto os pelos do topete, das orelhas e da ponta do rabo ficam mais compridos.

Tosa Japonesa

Os cortes de Poodle originados no Japão são os mais exóticos possíveis. No fim, o objetivo é sempre uma tosa de Poodle com cara de ursinho, deixando os pelos bem fofinhos.

Independentemente do tipo de tosa que você escolher para o seu cão, priorize sempre a saúde do animal. O profissional vai saber orientá-lo durante a  escolha para que o tipo selecionado abarque a beleza e a necessidade do seu bichinho. Não esqueça da manutenção em casa, principalmente após a tosa de Poodle com pelo liso.

Com que frequência devo levar o Poodle para tosar?

A tosa de Poodle varia de acordo com as características da raça. Nesse caso, é necessário repetir o processo, no mínimo, uma vez ao mês. Aliás, a quantidade de tosas pode diminuir, caso você penteie e desembarace o pelo do amigão, pelo menos, três vezes por semana. 

Posso tosar Poodle em casa? Como fazer?

A tosa caseira não é recomendada. Isso porque os pelos da raça são bastante complexos. Assim, é necessário um conhecimento mínimo para fazer o corte. Caso contrário, é possível que você machuque o amigo de quatro patas e o deixe com pelos tortos. 

Porém, se você quer economizar, para aprender como fazer a tosa em casa, é preciso comprar uma tesoura e uma máquina de qualidade. A seguir, leve o animal para brincar e deixe-o o mais cansado possível. Assim, as chances dele se debater ou ficar agitado, fazendo você errar o corte, são menores. 

Além disso, a tosa de Poodle precisa de bastante atenção. Portanto, vá a um lugar calmo e bem iluminado. Evite cortar partes do corpo de maiores riscos, como orelhas, mamilos e focinho. 

Como escolher o local para a tosa?

Ao escolher um estabelecimento para tosar um Poodle, verifique se ele atende a questões simples, como: é limpo? Permite que você visualize o cãozinho sendo tosado? Recebe boas opiniões de clientes?

Assim, você evita possíveis maus tratos e escolhe um local onde trabalham profissionais competentes. Aliás, verifique se o cãozinho está se adaptando bem ao pet shop. Do contrário, procure outro, no qual ele se sinta o mais confortável possível.

Agora que sabe tudo sobre a tosa de Poodle, confira outros conteúdos sobre cuidados de saúde e bem-estar animal no blog da Petz. Há centenas de artigos que auxiliam nos cuidados com pets dessa e de outras raças!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

14 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago