Saúde e Cuidados

Quanto tempo dura a gestação da cadela?

Saber da chegada de novos filhotinhos é uma notícia superespecial para o tutor e a pet. Ao mesmo tempo, algumas dúvidas começam a surgir. Entre elas, quanto tempo dura a gestação da cadela e quais cuidados são necessários ao longo desse processo.

O ideal é castrar os animais para evitar a reprodução indesejada. Porém, se você quer a cria, o mais importante é conhecer as particularidades desse período tão delicado e assegurar a saúde tanto da futura mamãe quanto dos bebês.

Afinal, a gravidez canina é um momento lindo e maravilhoso, já que novas vidas estão sendo criadas e, logo mais, viverá entre o tutor. Assim, todo cuidado é pouco.

Para te ajudar a entender melhor como deixar a cadela grávida confortável durante os meses de gestação, preparamos o conteúdo abaixo. Dê uma olhada!

Gestação canina: sintomas e duração

Enquanto a gestação humana dura longos 9 meses, a gestação de uma cadela é bem mais rápida: em média, dura 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias), independentemente da raça ou do porte do cão.

Uma das formas de como saber se a cadela está grávida é prestando atenção nos hábitos do animal. A fêmea prenha costuma apresentar redução de apetite, inchaço das mamas e mudanças de comportamento.

Como esses são sinais bem gerais e difíceis de serem notados, se você observar algo incomum no seu animal, o ideal é levá-lo a um médico-veterinário. Assim, é possível descartar outras alterações, como gravidez psicológica, tumores de mama e infecção do útero.

Agora, se estiver em dúvida sobre a gestação de cadela, podemos te ajudar! Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu e pode ter ocorrido a fecundação. 

Dessa forma, a partir da terceira semana de gestação, você poderá pedir ao veterinário uma ultrassonografia de abdômen. Assim, terá certeza que a sua companheira peluda está carregando alguns filhotinhos no ventre.

Cuidados durante a gestação da cadela

Para a cadela ter uma gestação tranquila, é preciso estar com a saúde em dia. Por isso, um dos primeiros cuidados da gestação de cachorro é a realização de uma consulta com um médico-veterinário.

Na clínica veterinária, o profissional irá fazer um exame físico, checar vacinas e vermifugação, além de pedir exames de sangue, caso haja necessidade. Assim, o check-up estará completo, certificando a saúde do seu animalzinho e dos filhotes.

É muito importante o acompanhamento da gestação canina a cada semana, com passagens pelo veterinário. Assim, é possível cuidar de quaisquer problemas que possam surgir.

“O pré-natal inclui um exame ultrassonográfico (com 21 dias), que avalia a viabilidade dos fetos, e radiografia (com 47 dias de gestação), que permite saber quantos filhotes há e em que posição estão”, explica a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz.

O estado de saúde da gestante deve ser monitorado durante as consultas. Os exames podem levar o médico-veterinário a recomendar uma cesariana, caso os bebês não estejam posicionados ou se houver indícios de sofrimento fetal.

Atenção à alimentação

Para contribuir para a boa saúde da fêmea e dos filhotes, ofereça à gestante somente alimentos de boa qualidade, como ração super premium, que garante maior absorção de nutrientes. 

Porém, lembre-se de que a troca da ração deve ser feita com orientação profissional e de maneira gradual para evitar problemas gastrointestinais. Assim, todos saem ganhando, já que a sua companheira do reino animal terá um upgrade na alimentação, não é mesmo?

Atenção ao consumo de água da sua cadela! O mais aconselhável é manter a sua cachorrinha bem hidratada, deixando a água fresca e limpa sempre à disposição.

Higiene e bem-estar

Conforme a gestação avança, é provável que a cadela se sinta mais cansada. Por isso, embora os passeios sejam recomendados, devem ser mais curtos e lentos, sempre com oferta de água durante o percurso.

A higiene também é muito importante durante a gestação. Assim, banhos também são fundamentais, mas devem ser dados com cuidado e, principalmente, sem estresse.

Aliás, tentar evitar situações de tensão é muito importante para a segurança da gestação, principalmente nas últimas semanas. Isso porque tudo o que a cadela passar pode afetar os filhotinhos.

De acordo com a Dra. Karina, o melhor é já deixar à disposição da fêmea uma cama bem confortável, em um ambiente limpo, tranquilo e aquecido. Assim, você garante um local adequado para ela se concentrar no parto, quando chegar a hora.

Está preparado para a chegada dos filhotinhos? Não perca os demais conteúdos incríveis que a Petz produziu sobre cadelinhas de estimação e amiguinhos que estão por vir!


Além de saber quanto tempo dura a gestação da cadela, é preciso mantê-la bem confortável. Para isso, conte com os nossos produtos. No site da Petz, você encontra tudo o que é preciso para cuidar da sua mascote e das novas vidas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

15 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago