A otite canina é um problema bem comum e pode ter diversas causas, como fungos, ácaros e bactérias. Por isso, muitos tutores recorrem a veterinários para tratar esse tipo de enfermidade. Assim, o profissional pode dizer qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro.
Antes de iniciar o tratamento do seu amigo de quatro patas, é necessário identificar o agente patológico responsável pelo problema, o que só pode ser feito por um especialista em saúde canina. O veterinário não só informará qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro, mas também ensinará a administrá-lo.
No entanto, se você percebeu seu cachorro com dor de ouvido, pode ser que já esteja pensando no medicamento que será indicado pelo veterinário. Para tranquilizá-lo, vamos falar um pouco mais sobre as principais soluções para otite canina.
Na Medicina, palavras com a terminação “ite” são usadas para designar inflamações. Elas podem ser desencadeadas por diferentes micro-organismos, os quais demandam tratamentos distintos. Assim, para tratar ouvido de cachorro inflamado, é necessário reconhecer o tipo de otite que atingiu o pet.
A Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, ressalta a importância de conhecer a causa do problema antes de iniciar o tratamento: “o ideal é realizar um exame para avaliar o tipo de patógeno que está causando a infecção. Assim, conseguimos prescrever o melhor medicamento para tratar o pet”.
Independentemente da causa, alguns sintomas são bastante característicos da otite (dor de ouvido em cães). Trata-se de uma doença relativamente fácil de ser identificada. Os principais sinais são:
Assim que você se deparar com esses sintomas, consulte o veterinário quanto antes. Dessa forma, o profissional poderá dizer qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro e iniciar o tratamento o mais rápido possível, evitando que o quadro se agrave.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que não existe um único remédio para dor de ouvido em cachorro. Há vários fármacos indicados para o tratamento de otites. Assim, a escolha dependerá do patógeno responsável pelo caso específico do seu pet.
“Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico. Ou seja, aqueles pingados diretamente no ouvido do pet. Eles servem para diminuir a população de fungos, ácaros e bactérias, respectivamente”, diz a Dra. Juliana.
Algumas pomadas otológicas de uso veterinário, como Aurivet Vetnil, Otomax, Cipro-otic e Oto Sana Mundo Animal, disponíveis na Petz, têm ação tanto fúngica quanto bactericida.
“Dependendo da característica e da gravidade da infecção, pode ser necessário utilizar outros tipos de fármacos, como antibióticos e antialérgicos de uso oral”, diz a veterinária.
Por isso, a resposta para a pergunta “qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro?” pode variar. O ideal é sempre consultar o veterinário do seu bichinho antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
Segundo a Dra. Juliana, diversos medicamentos humanos podem ser administrados aos cães, já que eles têm o mesmo princípio ativo de certos fármacos veterinários. No entanto, a especialista ressalta que isso só deve ser feito sob prescrição de um especialista.
A posologia do medicamento pode variar de acordo com a raça, a idade e o porte do seu mascote. “Apenas o médico-veterinário pode prescrever o melhor tratamento com segurança”, ressalta a Dra. Juliana. Por isso, nada de sair oferecendo remédios da sua caixinha de primeiros socorros para o peludo.
É importante frisar que o uso inadequado de medicamentos de qualquer tipo pode ser tão prejudicial para a saúde de seu amigo quanto a própria doença. Ele pode levar a alergias, intoxicação, entre outras complicações graves.
De acordo com a Dra. Juliana, outro risco de medicar seu bichinho por conta própria é que o pet pode desenvolver uma certa “resistência” ao tratamento. “Aquela dor de ouvido em cachorro que talvez tivesse grandes sucesso de tratamento pode virar um problema complicado”, diz a veterinária.
Sabendo como o tratamento para otite canina funciona, vale dizer que todas as instruções para aplicação de medicamentos devem ser indicadas pelo veterinário. Por isso, não hesite em tirar todas as dúvidas que tiver durante a consulta com um especialista. Só assim, você garante um tratamento seguro e eficiente ao pet.
Como dito, remédios para otite costumam ser de uso tópico (em gotas). Assim, depois de consultar a dosagem com um profissional, pingue a medicação diretamente no ouvido do peludo. “Feito isso, massageie a orelha do pet para o produto penetrar no canal auditivo longo que o cão tem”, orienta a Dra. Juliana.
Por fim, fuja de remédios caseiros e outras “receitas mágicas” encontradas na internet. Além de não terem eficácia comprovada, algumas substâncias podem piorar o quadro.
Lembre-se: depois que o veterinário do seu mascote indicar qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro, encontre o produto na Petz. Em nossa loja virtual, você conta com uma grande variedade de medicamentos. Por isso, não deixe de conferir todas as opções disponíveis!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…